Programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade Julho/2014

Leitores e Leituras

roda literária

Dia 2, quarta-feira, das 18h às 19h

Local: Sala de Convivência

Com o objetivo de compartilhar experiências de leitura, a Biblioteca Mário de Andrade promove, na Sala de Convivência da Circulante, encontros de leitores. De modo espontâneo e livre, os participantes têm a oportunidade de relatar impressões e informações de seus próprios textos ou de obras publicadas.

 

Os encontros ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês.

 

Dexistir, de Natame Diniz 

 

lançamento de livro

Dia 3, quinta-feira, das 19h às 22h

Local: Terraço

A jovem escritora Natame Diniz lança na BMA seu livro de estreia Dexistir (Ed. Patuá). Nele, a paulistana vai da prosa à poesia, caminha por assuntos como o corpo e a casa, a natureza e a escrita, e mantém um diálogo sensível com suas vivências. Sobre a obra, a escritora e educadora Ângela Castelo Branco escreve: “É de uma pretensa responsabilidade com o impossível que se trata. Não se pode escrever o afeto, porque a escrita é sempre depois, sempre mais tarde, e, no entanto, se escreve. Não se pode nomear o silêncio de uma mulher escrevendo, mas, no entanto, estamos a lê-la. A escrita é então este espaço da possibilidade na impossibilidade, onde algo pode acontecer. E acontece”.

 

Chorinho no Terraço

show

Dias 5 e 19, sábado, das 15h30 às 17h

Local: Terraço

O Quinteto Pauliceia, composto por Gabriela Machado (flauta transversal), Ildo Silva (cavaquinho), Douglas Alonso (pandeiro) e Fabio Leão (violoncelo, instrumento que dá ao conjunto uma formação bastante original), apresenta-se quinzenalmente no Terraço da Biblioteca Mário de Andrade.

 

Primeiros passes – Documentos para a história do futebol em São Paulo

 

lançamento de livro

Dia 7, segunda-feira, das 19h às 22h

Local: Terraço

 

Com organização de Wilson Gambeta e textos de Hans Nobiling, Luiz Fonseca, Antonio Figueiredo e Mario Cardim, a publicação de estreia do selo – e também primeiro livro da Edições Ludens –, Primeiros passes – Documentos para a história do futebol em São Paulo (1897-1918), reúne, em formato fac-símile, quatro obras históricas, esgotadas há décadas, que, juntas, formam um importante panorama do futebol paulista de meados do século XX.

 

A primeira delas, Primórdios de dados históricos da implantação do futebol em São Paulo, publicada pela primeira vez em 1937, é o relato memorialístico do imigrante alemão Hans Nobiling, um texto curto e esclarecedor sobre os anos iniciais do futebol em São Paulo, até 1900. Ao lado de outros nomes importantes da história do futebol nacional, como Charles Miller, Arthur Ravache e Armando Prado, Nobiling também foi um grande articulador de clubes, times e campeonatos.

 

Workshop e Recital de Violão 
(evento adiado devido ao jogo do Brasil com data a ser definida)

música

Local: Auditório


O programa começa com uma palestra do músico Ricardo Carneiro abordando a história da música folk, suas variedades de estilos, instrumentos e principais nomes. Trechos de canções serão tocados no violão de corda de aço ou mostrados em áudio e vídeo. Após a palestra, serão executadas composições próprias e músicas já conhecidas com arranjo que mistura folk, rock e violão erudito.

Duração

 

Palestra: 2h

Recital: 1h15

 

O Beijo do Homem

 

teatro

Dia 14, segunda-feira, das 19h às 20h30

Local: Auditório

O coletivo Núcleo C.U.L.T. une atores e dramaturgos em pesquisa para o desenvolvimento de novas linguagens teatrais. O texto da peça, indicado ao Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2013 na categoria Dramaturgia, é inédito e tem como inspiração as reflexões dos teóricos Zygmunt Bauman e Roland Barthes, além das obras de Clarice Lispector, Pablo Neruda e Jorge Luis Borges. São tratados temas como perda, amor e desejo.

Ficha técnica


Dramaturgia e direção: Ed Anderson

Elenco: Marcelo Barranco, Marcos Valentim e Valéria Pedrassoli

Cenário e figurino: Wagner de Miranda

Iluminação: Lisa Medeiros e Tatiana Bueno

Censura: 14 anos

 

Clube de Leitura

 

roda literária

Dia 16, quarta-feira, das 19h às 20h

Local: Sala de Convivência

Em parceria com a Companhia das Letras, a Biblioteca Mário de Andrade rea­liza mais um Clube de Leitura. O objetivo é conversar sobre alguma obra literária. Para o mês de julho, selecionamos o livro Desonra, de J. M. Coetzee. Na ocasião, aproveite para retirar o livro Caninos brancos, de Jack London, selecionado para o Clube do mês de agosto.

 

Yufon – Joias

 

exposição

Dia 17, quinta-feira, às 19h (abertura)

De segunda a sexta-feira das 10h às 18h

Local: Salão Expositivo - 3º andar

 

 

 

A artista e consultora de moda Christine Yufon nasceu em Pequim na década de 1920 e se mudou para São Paulo em 1950. Nos anos 1980, suas esculturas em bronze chamaram a atenção de Pietro Maria Bardi, o que lhe abriu as portas do MASP. Em 2009, foi homenageada na São Paulo Fashion Week com um desfile exclusivo de acessórios, o primeiro do gênero na história do evento. Na BMA, estarão expostas esculturas e joias-arte e haverá um desfile abrindo a exposição.

 

Cida Moreira - Circuito São Paulo

 

show

Dia 18, sexta-feira, às 20h

Local: Auditório

 

 

 

O Circuito São Paulo é a nova política de programação cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Seu objetivo é integrar as regiões da cidade por meio de atrações artísticas diversas. A Programação tem curadoria mista. Equipamentos municipais e outros espaços parceiros servirão de palco para esse movimento de expansão cultural. Dentro da programação de julho, a BMA recebe a artista multimídia Cida Moreira, uma das cantoras mais importantes da MPB, para o relançamento do álbum Summertime.

 

BMA Instrumental

 

show

Dia 25, sexta-feira, das 19h às 20h

Local: Auditório

 

 

 

Toda última sexta-feira do mês, a Biblioteca Mário de Andrade traz renomados instrumentistas de MPB a seu Auditório. Para a apresentação de julho, o curador Swami Jr. convidou o grupo 3 na Manga, formado por Mané Silveira (sax), Tiago Costa (piano) e Fernando Demarco (contrabaixo).

 

Samba na Varanda

 

show

Dia 26, sábado, das 14h30 às 17h

Local: Terraço

 

 

 

A cada mês, Adriana Moreira e o Cordão se apresentam no Terraço da BMA, sempre com um repertório diferente. Em julho, o destaque serão sambas de compositores paulistanos como Eduardo Gudin, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini.

 

Ficha técnica

 

Voz: Adriana Moreira

Violão e direção musical: Junior Pita

Cavaquinho: Lucas Arantes

Trombone: Allan Abbadia

Pandeiro: Roberto Amaral

Percussão geral: Rafael Toledo

Cuíca, tamborim e repique: Alfredo Castro

Surdo e atabaques: Raphael Moreira

Técnico de som: Pedro Romão

Curador: Geraldo Campos

Produção: André Albregaard

 

Entrevista com Stela do Patrocínio

 

teatro

Dia 28, segunda-feira, das 19h às 20h30

Local: Auditório

 

 

 

Stela do Patrocínio, nascida em 1941, foi abandonada pela família na colônia psiquiá­trica Juliano Moreira, onde viveu trinta anos, até morrer em 1997. Nos anos 1980, sua fala poética impressionou a artista plástica Neli Gutmacher, que gravou suas falas. Quinze anos depois, o material foi transcrito pela escritora Viviane Mosé no livro Reino dos bichos e dos animais é meu nome. Geor­gette Fadel, que interpreta Stela, ganhou o Prêmio Shell de melhor atriz em 2007.

 

 

 

Ficha técnica

 

Direção: Georgette Fadel e Lincoln Antonio

Música: Lincoln Antonio

Elenco: Georgette Fadel e Juliana Amaral

Piano: Lincoln Antonio

 

Censura: 14 anos

 

Constelações

 

Exposição de gravuras

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Hemeroteca

 

 

 

A artista Heloisa Pires Ferreira registra o ódio e a injustiça na América Latina por meio de gravuras. Numa obra em que sóis, luas, estrelas e mapas de países latino-americanos e estados brasileiros se metamorfoseiam em cores e seres, a artista consegue representar as dimensões estética e moral a um só tempo.

 

Casais artistas – amor, arte e paixão

 

Exposição de livros

De segunda a sexta-feira das 10h às 19h

Local: Sala de Artes Sérgio Milliet

 

 

 

A Sala de Arte reúne obras escritas sobre casais famosos do mundo das artes, seja pelo talento ou pela polêmica. Conheça um pouco mais sobre Yoko Ono e John Lennon, Frida Kahlo e Diego Rivera, Camille Claudel e Rodin, Ray e Charles Eames, Jackson Pollock e Lee Krasner, entre outros.

 

Centenário de nascimento de Lina Bo Bardi

 

Exposição de livros

De segunda a sexta-feira das 10h às 19h

Local: Sala de Artes Sérgio Milliet

 

 

 

Nascida na Itália e naturalizada brasileira, Lina Bo Bardi é reconhecida como arquiteta modernista, sendo dela o projeto do prédio que abriga o Museu de Artes de São Paulo (MASP). Para esta homenagem, foram selecionados livros que abordam suas principais criações e sua trajetória profissional. 

 

Panelinha Literária

 

Exposição de livros

De 9 a 23 de julho

Local: Circulante

 

 

 

Muita bebida, comida e cinco amigos. Com essa combinação surgiu a Panelinha Literária que deu origem à Academia Brasileira de Letras. Há 113 anos, reunia-se pela última vez um grupo gastronômico composto por Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Taunay, José Veríssimo, Arthur Azevedo, Olavo Bilac e Graça Aranha. Conheça um pouco mais sobre esses amigos na Exposição Circulante.

 

Dias sem fim

 

Exposição de livros

De 9 a 23 de julho

Local: Circulante

 

 

 

Saber esperar é uma virtude. Todo mundo já se impacientou contando dias para um aniversário, para uma entrega do correio ou outro evento qualquer. Por mais ansiedade que essas coisas possam causar, garantimos que a espera dessas pessoas foi muito mais angustiante. Descubra algumas histórias de personagens que viveram momentos aparentemente intermináveis.

 

Haverá distribuição de senhas uma hora antes do evento

 

Todas as atividades da Biblioteca são gratuitas.
Entradas estão sujeitas à lotação.
Capacidade:
Auditório - 175 lugares
Sala de convivência - 30 lugares

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Telefone:  11 3775-0002
e-mail: bma@prefeitura.sp.gov.br

Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139
e-mail: hemerotecabma@prefeitura.sp.gov.br

SITE: WWW.BMA.SP.GOV.BRFACEBOOK: HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/BIBLIOTECAMARIODEANDRADE