Share

Programação Cultural - Biblioteca Mário de Andrade - Maio/2016

Programação Cultural - Biblioteca Mário de Andrade - maio/2016

Imagem do post

Névoa e o Assobio
Lançamento de livro
Dia: 03, terça-feira, às 19h30
Local: Terraço

A psicanalista Bianca Dias traz à BMA o lançamento de seu livro Névoa e assobio. Partindo da experiência pessoal da perda de seu filho recém-nascido, a autora compõe uma reflexão existencialista corajosa permeada por reflexões sobre assuntos como vida, morte, dor, luto e a “presença” que se torna esse profundo sentimento de ausência. O texto encontra seu complemento na ao mesmo tempo forte e delicada imagética criada pelos desenhos da artista Julia Panadés.

Imagens do Brasil Profundo

Em maio começa a 3ª edição do projeto “Imagens do Brasil Profundo” na Biblioteca Mario de Andrade. Da mesma forma que nas edições anteriores, o projeto pretende revelar formas e expressões culturais escondidas de um país singular, complexo e com alto grau de originalidade. Entre os meses de maio e dezembro, teremos shows, bate-papos musicais, palestras, debates e atividades voltadas especialmente para as crianças, com música, brincadeiras e contação de estórias.
Iniciado em 2014 sob a curadoria do prof. Jair Marcatti, o projeto Imagens do Brasil Profundo surgiu com o objetivo de trazer à tona um país mais interior, abrangendo vários aspectos das diversas culturas regionais do Brasil.

Dia: 4, quarta-feira, às 20h – show de Consuelo de Paula
Local: Auditório

Cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical, Consuelo de Paula tem uma extensa lista de trabalhos em seu currículo, dentre os quais pode-se destacar os discos Samba, Seresta e Baião (1998), Tambor e Flor (2002), Dança das Rosas (2004), o DVD Negra e o livro (em parceria com Lúcia Arrais Morales) A Poesia dos Descuidos, lançados ambos em 2011.

Dia: 22, domingo, às 11h – show infantil “Violinha Contadeira”, com Paulo Freire
Local: Auditório

Violeiro, escritor e exímio contador de causos, o paulistano Paulo Freire aprendeu viola caipira no sertão do Urucuia, noroeste de Minas Gerais. As lições com mestres da região o levaram a aprofundar-se nos costumes e lendas do sertão. Criou e executou várias trilhas sonoras, entre elas a do seriado Grande Sertão: Veredas e trilhas especiais para o Globo Rural, TV Globo, e Viola, Minha Viola, da TV Cultura. Paulo Freire volta novamente à BMA, desta vez para a apresentação do show infantil Violinha Contadeira.

Dia: 25, quarta-feira, às 20h – “Caminhos da Sanfona no Brasil”, bate-papo musical com Thadeu Romano
Local: Auditório

Estudante de música desde os 15 anos, o acordeonista Thadeu Romano criou ao longo dos anos uma carreira eclética, transitando pelos mais diferentes gêneros musicais. Entre os nomes que participaram desse caminho, estão Zizi Possi, Naylor Proveta, Heraldo do Monte, Fernanda Porto, Eduardo Gudin e Naná Vasconcelos.

Equede – A Mão de Todos
Lançamento de livro
Dia 06, sexta-feira, às 19h30
Local: Saguão

Lançado oficialmente no dia 08 de março deste ano no importante Terreiro da Casa Branca, em Salvador, a publicação é um testemunho de Gersonice Azevedo Brandão, nacionalmente conhecida como “Equede Sinha”. O livro mostra a importância, o respeito e o reconhecimento do cargo de equede dentro do candomblé. Fundada oficialmente em 1830 – mas com registros históricos remontando a 1798 – a Casa Branca é considerada o primeiro terreiro de Candomblé de tradição nagô (iorubá) do Brasil, tombado pelo Patrimônio Histórico da União desde 1984.

Cinema Ritrovato
Cinema
Dias: 6, 7, 8 e 13 às 15h
Local: Auditório

O ciclo Il Cinema Ritrovato On Tour, que acontece de 5 a 19 de maio em São Paulo, exibirá, no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, filmes que fizeram parte da programação do Festival Il Cinema Ritrovato. Organizado pela Cineteca di Bologna, o festival acontece há mais de 30 anos, em Bolonha, na Itália.
Esta é a segunda edição em terras brasileiras e, entre os filmes programados, estão obras que foram restauradas graças aos esforços da organização não governamental The Film Foundation, que se dedica à proteção e à preservação da história do cinema por meio, entre outras iniciativas, da restauração de filmes fundamentais da cinematografia de países em desenvolvimento.
Clique aqui e veja a programação completa ou acesse: centrocultural.sp.gov.br

9x Rosa
Exposição e narração de histórias
Dia: 7, sábado, às 14h
Local: Saguão

O projeto “9x” deste ano será dedicado ao escritor mineiro João Guimarães Rosa. A escolha teve como inspiração três efemérides importantes na sua carreira: comemoram-se em 2016 os 70 anos de Sagarana e os 60 anos de Corpo de Baile e de Grande Sertão: Veredas. Iniciado em 2015, o projeto promove o encontro entre nove ilustradores e nove contadores de histórias que trabalharão em duplas em torno de contos do autor, explorando as possibilidades da literatura por meio das relações entre desenho e oralidade. O primeiro encontro de 2016 reunirá a ilustradora Janaína Tokitaka e a contadora Patrícia Ashanti, que farão a apresentação do conto “Nenhum, nenhuma”.

Desenhaço
Dia: 7, sábado, às 15h
Local: Saguão

O “Desenhaço na Mário” é uma série de encontros mensais de criação artística entre o público e artistas convidados que mediarão os trabalhos desenvolvidos pelos participantes em cada atividade. O intuito do projeto é estabelecer um diálogo com práticas de desenho que sensibilizem o olhar para as potencialidades estéticas da Biblioteca.
O mediador do mês de maio será o “belo, recatado e do lar” Luiz Armando Bagolin, professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, IEB/USP, e diretor da Biblioteca Mário de Andrade.
Materiais sugeridos: papel de diversas dimensões, suporte para desenho (prancheta), lápis 6H e 6B, carvão para desenho, pincel de cerda redonda e macia do tamanho de um polegar e recipiente para água.
Não são necessárias inscrições.

O dia decisivo – Ensaio aberto ao público
Teatro
Dia: 9, segunda-feira, às 20h
Dia: 15, sábado, às 18h
Local: Auditório

Após discutirem por uma banalidade, marido e mulher saem de casa para tentar encontrar uma resposta para os seus conflitos. Buscando ajuda com pais de santo, terapeutas, vendedores de amendoim, mendigos e cabeleireiros, tudo o que encontram são ainda mais dúvidas sobre si mesmos.

Ficha técnica:
Texto: Alex Giostri
Direção: Hugo Possolo
Elenco: Ricardo Ciciliano, Carla Pagani
Produtores Executivos: Tom Arruda & Luciano Mattos
Realização: Giostri Produções Artística Ltda.

Salomé – terrível pequena tragédia
Teatro
Dias: 11, quarta-feira, e 12, quinta-feira, às 21h
Local: Auditório

Um dos textos clássicos mais horripilantes da história do teatro, Salomé, de Oscar Wilde, é sempre contemporâneo. Popular como “terrível pequena tragédia”, o drama em um ato acontece numa lúgubre noite na qual uma princesa entediada troca sua famosa “dança dos sete véus” por um presente misterioso.

Ficha técnica:
Texto original: Oscar Wilde
Tradução do texto e direção: Vítor Steinberg
Elenco: Beatriz Morelli, Rodrigo Fidelis, Fred Steffen, Rafaela Wrigg, Felipe Barros, Paulo Goya, Rodrigo Caldeira, Maurício Rafael, Isabela Jordanie
Luz: Renato Banti
Som: Edézio Aragão e Rodrigo Nox
Produção: Berenice Haddad
Kinoatuação: Rafael Avancini
Artes visuais: Bora Lá Estúdio
Fotos: Jonas Tucci

Boca do Céu – Encontro Internacional
de Contadores de Histórias
Encontro literário
Dias: 14 a 21 de maio

Criado pela educadora Regina Machado em 2001, o Boca do Céu é um encontro bienal de contadores de histórias. Em 2016, a BMA sediará parte do evento, que trará a São Paulo participantes nacionais e internacionais para uma semana de oficinas, debates, cortejos, narração de histórias para crianças e adultos, rodas de contadores, espetáculos de narração para escolas, entre outras atividades. Além da BMA, o evento acontece também no Itaú Cultural, no Auditório Ibirapuera e nas Fábricas de Cultura do Governo do Estado.

Veja mais detalhes da programação que acontece na BMA no site www.bma.sp.gov.br.

Programação da Virada Cultural na BMA

21 de maio, sábado

13h - Abertura da Virada Cultural Circuito Geek

Auditório
14h - Desfile Cosplay
15h - Dj Androide 17
(Premiação Cosplay)

Festival Anime Sato
16h - Diabolik Lovers
17h - High School of Death
18h - Devil May Cry

Em todos os horários das 14h às 23h59min áreas temáticas (Stúdio Cosplay, Dance Party, Instituto dos Quadrinhos, Show de hipnose com Rafael Carvalho, Exposição de Animes e Palestra com Fã Clube Star Trek às 16h)

Dia 22 de maio, domingo
Auditório

Festival Sato Kids
A partir das 8 horas da manhã:
*A TURMA DO RONALDINHO
*HELLO KITTY
*DAREAMON
*OM NOM
* TOPO GIGIO

Festival Sato Tokusatsu
11h - ESQUADRÃO RELÂMPAGO CHANGEMAN
12h - COMANDO ESTRELAR FLASHMAN
13h - JASPION
14h - JIRAIYA
15h - PROJETO GEEK BATERA
16h - Garo - O Filme: Red Requiem
18h - Encerramento da Virada Cultural - Circuito Geek

Em todos os horários das 00H às 18h áreas temáticas ( FÃ CLUBE DOS POWER RANGERS, SAGA GAMES, INSTITUTO DOS QUADRINHOS, UBCS UMBRELA, PALESTRA E PARTICIPAÇÃO DO FÃ CLUBE DO CHAVES ÀS 14H)


Bibliotequinha Mário de Andrade

O projeto Bibliotequinha Mário de Andrade tem o objetivo de juntar toda a família numa tarde de domingo para curtir shows, narração de histórias e teatro na BMA.

Dia: 22, domingo, às 14h – Esopo em Dó Maior
Local: Deck

Inspirado no conto “Manuscrito encontrado numa Garrafa”, de Edgar Allan Poe, o trio apresenta um dos primeiros contos desse famoso autor de suspense, aqui inserido dentro do universo do Alfaiate no final do Universo.
Adaptação: Markito Alonso
Composição: Anselmo Mancini e Rafael Amaral.

Dia: 22, domingo, às 15h – Oficina de criação
de marionetes
Local: Deck

Com matérias simples, como bolas de isopor, tecido, cola branca, palitos, fio de nylon e canetinhas, a Companhia Stromboli convida a todos para descobrir o universo das marionetes.

Dia: 22, domingo, às 16h – O Casamento da Baratinha
Local: Deck

A peça conta a história de uma Baratinha que quer casar. A fim de encontrar o marido ideal, ela investiga diversos bichos: o Jacaré, o Sapo, o Carneiro, o Macaco e o Rato, bonecos de fio manipulados por João Grembecki e Paulo Carvalho. A Baratinha tem como conselheira uma Coruja, com quem discute aspectos de sua própria identidade.
Texto: José Rubens Siqueira
Elenco e produção: Companhia Stromboli

XI Prêmio África Brasil – 2016
Premiação
Dia: 23, segunda-feira, às 19h
Local: Auditório

O XI Prêmio África Brasil, evento internacional criado e realizado pelo Centro Cultural Africano, vai premiar personalidades, empresas e governos que se destacam com projetos e ações sociais que contribuíram na inclusão sociocultural e ambiental sustentável dos afro-descendentes. A cerimônia de premiação acontece no “Dia da Luta pela Independência da África”, efeméride criada pela Organização das Nações Unidas, e marca as comemorações da Independência da África.

Ciclo BMA de Música Erudita – Eudóxia de Barros
Show
Dia: 24, terça-feira, às 20h
Local: Auditório

Mais uma vez, a pianista Eudóxia de Barros abre o Ciclo BMA de Música Erudita, desta vez, homenageando o compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011). O repertório contará com composição que integrarão a coleção de CDs com sua obra pianística completa, a ser lançada dentro de um ano pela Edições Paulinas, em celebração aos 90 anos de nascimento do autor. O recital também trará obras de outro grande compositor brasileiro, Ernesto Nazareth (1863-1934).

Áfricas em sintonia: debates contemporâneos
Roda de bate-papo
Dia: 28, sábado, às 11h
Local: Auditório

Criado pelo Núcleo Amanar da Casa das Áfricas, coletivo voltado para a pesquisa, formação e de promoção de atividades culturais e artísticas relacionadas ao continente africano, o projeto tem como objetivo colocar o público interessado no assunto em contato com estudiosos e artistas africanos residentes no Brasil, prioritariamente ligados às universidades e instituições localizadas no estado de São Paulo, contribuindo na disseminação dessa produção cultural. O tema do segundo encontro aqui na BMA será “Do Saara ao Brasil: a ‘guitarra’ como voz nômade”, apresentado por Mahfouz Ag Adnane.

Charlas de Cineclub – La teta asustada
Filme
Dia: 28, sábado, às 15h
Local: Auditório

Charlas de Cineclub é um projeto de extensão da área de Língua Espanhola e suas Literaturas da EFLCH-Unifesp em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade. O projeto consiste na exibição de um filme falado em espanhol seguida de discussão nessa língua conduzida por um(a) professor(a) convidado(a). Em maio, o projeto exibirá na BMA o filme La Teta Asustada (2009; 95 min.), de Claudia Llosa. A apresentação do filme será feita pela professora Silvia Oliveira.

Samba na Varanda – Adriana Moreira e o Cordão
Show
Dia: 28, sábado, às 15h
Local: Terraço

Em maio incia-se o terceira edição do Samba na Varanda. A anfitriã Adriana Moreira, um dos nomes mais importantes do samba paulista da atualidade abre os trabalhos, cantará sambas cujo o tema traz os “Caminhos da resistência”. O repertório apresenta músicas de compositores contemporâneos que falam de cotidiano urbano e exploram a relação com a cidade e suas dores, suas ausências e violências.

BMA Instrumental – Hamilton de Hollanda
Show
Dia: 31, terça-feira, às 20h
Local: Auditório

Bandolinista diversas vezes indicado ao Latin Grammy, Hamilton de Hollanda conseguiu formar ao longo de seus 35 anos de carreira um estilo próprio, criando uma mistura de jazz, samba, rock, pop, lundu e choro que hoje influencia as novas gerações. Produzindo constantemente, Hamilton já soma 28 discos gravados. Em 2016, ele comemora 10 anos de seu premiado Quinteto Brasilianos. Atualmente, se apresenta com o Hamilton de Holanda Trio, formado com Thiago da Serrinha (percussão) e André Vasconcellos (Contrabaixo).

Juventude, Tempo Livre e Direito à Cidade
Curso
Dia: 30, quinta-feira, às 19h
Local: Hemeroteca

Destinado a gestores da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, jovens frequentadores do Parque Ibirapuera e a sociedade civil em geral, o curso será composto por oito aulas de temas diversos e que se estenderão até agosto. A primeira delas acontece este mês na Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade.
Aula 1: Juventude como condição etária e o jovem como sujeito: Direito, Política e Educação.
Vagas: 25
Facilitação: Fernanda Arantes e Silva. Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da USP (instituição pela qual ela também possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação), a educadora foi integrante da equipe da Coordenação de Políticas de Juventude – SMDHC entre 2013 e 2014. Para inscrições e demais informações: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/noticias/?p=215002

Teatro na Mário – Vozes Dissonantes
Teatro
Dia: 30, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

A artista Denise Stoklos abre a programação do Teatro na Mário com a peça Vozes Dissonantes. Através do pensamento de filósofos, estetas, políticos, poetas e figuras famosas de nossa história, como Padre Vieira, José Bonifácio e Milton Santos, o espetáculo propõe uma reflexão sobre os rumos possíveis da nossa sociedade.

Gravura na Ponta da Faca
Exposição
Até dia 30 de julho. Visitação de seg. a sáb. das 9h às 18h
Local: Hemeroteca

Com o propósito de elucidar questões apresentadas pelas gravuras de Cláudio Caropreso e Francisco Maringelli expostas nas galerias da Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, assim como das circunstâncias que possibilitaram a realização dessa mostra, registra-se o diálogo entre os dois artistas. Ao tratar dos motivos, temas, matérias e objetos de seus trabalhos, Maringelli e Caropreso [Chicão e Claudinho] estabelecem uma correspondência artística a fim de buscar pontos de convergência em seus trabalhos. A cidade, tema central no imaginário dos gravadores, surge não apenas como assunto nessa conversa, mas também como espaço privilegiado de exposição, que divulga tanto o texto quanto as imagens extraídas e apropriadas da metrópole.


Acesse: http://www.bma.art.br e http://facebook.com/bibliotecamariodeandrade
para maiores informações sobre a programação cultural da BMA.