Semana da língua e cultura russa

(palestras, oficinas e sarau)
Dia 13, das 19h às 20h, Auditório
Dia 14, das 19h às 20h, Auditório
Dias 15 e 16, das 17h às 19h, Sala de Convivência
Dia 17, das 19h às 20h30, Sala de Convivência

A Biblioteca Mário de Andrade e a Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo promovem a Semana da Língua e Cultura Russa, com apoio da Embaixada da Federação da Rússia no Brasil, o Consulado da Federação da Rússia em São Paulo e da organização Rossotrudnichestvo. 
As atividades são uma oportunidade de conhecer melhor o idioma, a cultura e a literatura da Rússia por meio de exibição de filme, encontros, sarau e palestras. 
A vida, a obra e as influências na literatura mundial do escritor russo Anton Tchékhov, considerado um dos maiores contistas de todos os tempos, será  um dos destaques da programação. 


Programação:
Dia 13 – seg - das 19h às 20h - Auditório
Exibição do documentário O que traduz Boris?, de Daniel e Jorge Grinspum 
O documentário O que traduz Boris?, realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e dirigido por Daniel e Jorge Grinspum, transmite de forma referencial os temas e fatos que permearam a história de vida  de Boris Schnaiderman, considerado um dos mais importantes intelectuais brasileiros e responsável por traduções pioneiras de obras de autores como, Maiakóvski, Dostoiévski, Tolstói, Púchkin, Tchékhov. 

Dia 14 – ter - das 19h às 20h - Auditório 
Palestra: Tchekhov
Com a participação de pesquisadoras sobre a produção artística russa, a palestra é baseada na vida e obra de Anton Tchekhov, um dos maiores contistas de todos os tempos, e também sobre as suas influências na literatura mundial.

Palestrantes
Elena Vassina - Doutora e Pós-doutora pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte de Moscou e professora da Universidade de São Paulo. Organizadora, autora e tradutora de livros, como O cadáver vivo, de Lev Tolstoi (Ed. Peixoto Neto, 2007). Idealizadora e curadora de projetos de intercâmbio cultural, entre eles, Espaço Tchekhov 2010, (FUNARTE SP) e O Legado de Lev Tolstoi para o século XXI (CCBB, 2011).

Natalia Y. Petrova - PHD em Filologia e professora do Instituto de Línguas Estrangeiras de Moscou. PHD em Ciência Cognitiva de Estudo Dramático pela Academia Russa de Ciências. Concentra seus estudos no campo da linguística, interpretação e análise do discurso. É autora e coautora de publicações em revistas científicas e livros didáticos para Ensino Médio. 

Dias 15 e 16 – qua/qui - das 17h às 19h - Sala de Convivência
Aula livre de Língua e Cultura Russa 
De um modo descontraído e informal, professores de russo apresentam noções sobre a língua, o alfabeto e a cultura russa.

Coordenação 
Alla Gueorguievna Dib - Professora do Clube de Cultura Russa, tradutora e intérprete russo-português–russo.
Francisco Marcio de Araújo - Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo Instituto Pushkin em Moscou,  é professor da escola de idiomas Yázigi.
Rafael Almir Marcial Tramm – Presidente e coordenador do curso de língua russa da União Cultural pela Amizade dos Povos.

Dia 17 – sex - das 19h às 20h30 - Sala de Convivência
Sarau: Música e Poesia Tradicionais da Rússia
A atividade acontece com a coordenação do maestro Victor E. Selin, músico profissional desde 1965 e regente por mais de 25 anos de diversos corais de música popular e lírica russas em São Paulo. O sarau conta também com a participação especial do Coral Folclórico Grupo Volga.