(especial – Momento Itália/Brasil)
Dias 19, 20 e 21 - terça a quinta-feira, das 19h às 21h
Local: Auditório
Apoio Cultural: Istituto Italiano di Cultura de São Paulo

Por ocasião do “Momento Itália-Brasil 2011- 2012”, neste mês a Biblioteca Mário de Andrade, com o apoio do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo,  promove uma série de atividade sobre o legado e as diferentes facetas criativas do dramaturgo, poeta e romancista siciliano Luigi Pirandello, partindo dos aspectos mais gerais de sua obra para chegar ao teatro.

Para abordar a obra do artista serão realizadas duas palestras e uma leitura dramática com a presença, entre outros, do encenador italiano Roberto Bacci, do ator brasileiro  Cacá Carvalho e da pesquisadora Lucia Wataghin, da Universidade de São Paulo, com a curadoria de Matteo Bonfitto.           
                                                                          
Dia 19 – Repensar Pirandello
A pesquisadora Lucia Wataghin foca sobre os aspectos mais importantes da obra de Pirandello, evidenciando sua complexidade catalisadora de tensões poéticas singulares, tanto em sua produção literária, de um modo geral, como em seus textos teatrais, mais especificamente.

Dia 20 – Leitura dramática: Sonho, ou talvez não
Através da leitura dramática de Sonho, ou Talvez Não, texto de autoria de Pirandello e inédito no Brasil, o público terá a possibilidade de entrar em contato com uma obra singular, que antecipa aspectos relevantes debatidos hoje na filosofia e nas artes, tais como a 'identidade móvel' e o 'deslizamento de sentidos'. A direção é de Matteo Bonfitto.

Dia 21 - A Teatralidade de Pirandello
O encenador italiano Roberto Bacci e o ator brasileiro Cacá Carvalho, responsáveis pela montagem de textos de Pirandello no Brasil discutirão a produção teatral do dramaturgo, à luz dos espetáculos criados pela dupla, em parceria.

Cacá Carvalho - Ator. Inicia sua trajetória artística na década de 1970, em Belém do Pará, no Grupo Experiência. Foi premiado em 1978, por sua atuação em Macunaíma, com direção de Antunes Filho. Na década de 1980 é convidado a integrar a Fundazione Pontedera de Teatro, na Itália, sob a direção artística de Roberto Bacci, que também dirigiu o ator em 2003, no espetáculo “A poltrona escura”, baseado na obra de Pirandello, pelo qual recebeu vários prêmios nacionais.

Lucia Wataghin - Professora de Literatura Italiana da Universidade de São Paulo. É formada em Língua e Literatura Estrangeira Moderna, pela Universidade de Gênova. Possui mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, onde defendeu a tese Giuseppe Ungaretti  e os modernistas brasileiros: encontros e desencontros.

Matteo Bonfitto - Ator, diretor e pesquisador teatral. Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, pelo DAMS da Universidade de Bologna, Itália, pela ECA-USP e pela Royal Holloway University of London. Atuou em vários espetáculos no Brasil e publicou vários artigos sobre o trabalho do ator como, por exemplo, “O ator compositor” (2002), A cinética do invisível (2009), ambos pela Editora Perspectiva. Em 2012, foi convidado a desenvolver pesquisas junto ao The Graduate Center – CUNY, em Nova Iorque. É um dos fundadores do Performa Teatro – Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica (www.performateatro.org).

Roberto Bacci - Encenador. É formado em História do Teatro pela Università di Pisa, onde desenvolveu tese sobre o espetáculo “Min Fars Hus”, dirigido por Eugenio Barba. Na década de 1970 cria e dirige a atual  Fundazione Pontedera de Teatro, na qual promoveu troca de experiências com os principais encenadores contemporâneos do mundo como Jerzy Grotowski, Eugenio Barba, Peter Brook, entre outros. É, também, responsável pela direção da parte teatral do Festival Fabbrica  Europa, em Firenze e das encenações da Compagnia Laboratório di Pontedera.


Pirandello na Biblioteca Mário de Andrade

Várias são as razões que justificam a homenagem feita a Pirandello pela Biblioteca Mario de Andrade, dentre elas a amplitude e ao mesmo tempo a singularidade de sua obra como escritor. De fato, trata-se de um artista único, que absorve e inter-relaciona em suas criações referências significativas provenientes da filosofia e da ciência, como Schopenhauer, Freud e Jung. Além disso, a partir de um exame mais atento, é possível perceber que Pirandello antecipa muito dos aspectos que nortearão os estudos literários na contemporaneidade, dentre eles a intertextualidade e a interdisciplinaridade. Já em campo teatral, cabe ressaltar  a variedade de recursos cênicos e expressivos presentes nos textos dramáticos de autoria do artista italiano.

Esse evento, intitulado “Pirandello Poliédrico”, ao buscar refletir ainda que brevemente sobre as suas diferentes facetas criativas, repercorrerá um caminho específico, partindo dos aspectos mais gerais de sua obra para chegar ao teatro, dimensão catalisadora de suas tensões poéticas mais profundas.

A fim de abordar tal percurso, essa homenagem contará com a participação de Roberto Bacci e Cacá Carvalho, artistas reconhecidos internacionalmente, assim como contará com a contribuição da pesquisadora Lucia Wataghin, da Universidade de São Paulo.

Matteo Bonfitto
Curador das palestras Pirandello Hoje