História(s) da arte no Brasil: do pós-guerra à contemporaneidade - módulo 2


(ciclo de palestras)
Dias 13, 15, 20 e 22 - terças e quintas-feiras, das 19h às 21h
Local: Auditório

O segundo módulo do ciclo História(s) da Arte no Brasil visa apresentar ao público um panorama não tanto da história da arte no Brasil, mas do que sobre ela já se escreveu e pensou, desde o século 19 até a contemporaneidade.

No módulo I, realizado em novembro de 2011, foram debatidas as primeiras iniciativas de Araújo Porto Alegre ainda no século 19 até meados da década de 1940. Este segundo módulo apresentará um recorte que pretende cobrir o período da fundação dos primeiros museus de arte moderna e contemporânea, além da Bienal de São Paulo, até a produção historiográfica atual, com a criação de cursos de graduação e pós-graduação em história da arte, em diversas universidades do país.

Cada encontro é composto por duas apresentações de palestrantes convidados, cujos temas são: "Figurativo, abstrato, moderno"; "Vanguardismo brasileiro"; "Arte e universidade" e "Panorama atual da História da Arte no Brasil".

Na ocasião, a Sala de Artes Sergio Milliet, que é aberta ao público até às 19h, preparará uma exposição de seu acervo relacionada aos temas a serem abordados.


Curadoria e mediação: Thiago Gil


Programação
Dia 13, terça-feira, das  19h às 21h
Figurativo, abstrato, moderno
Modernismo, barroco mineiro, abstração gestual: a crítica de arte de Lourival Gomes Machado

Palestra de Ana Cândida de Avelar

Galeria, Fundação e Museu:
três tempos da história do MAM-SP

Palestra de Regina Teixeira de Barros
 

Dia 15, quinta-feira, das 19h às 21h
Vanguardismo brasileiro
Mário Pedrosa e o exercício experimental da liberdade
Palestra de Francisco Alambert

Arte moderna e mediação institucional: a criação da Bienal Internacional de São Paulo
Palestra de Marilúcia Bottallo


Dia 20, terça-feira, das 19h às 21h
Arte e universidade
História da Arte nos cursos de Arquitetura
Palestra de Ana Belluzzo

Arte e História da Arte na Universidade

Palestra de Teixeira Coelho


Dia 22, quinta-feira, das 19h às 21h
Panorama atual
A internacionalização da arte brasileira no século 20: alguns problemas sobre a escrita da história da arte hoje
Palestra de Sônia Salzstein

A reavaliação crítica da arte brasileira do século 19 nas últimas décadas

Palestra de Sonia Gomes Pereira



Palestrantes

ANA BELUZZO
Possui mestrado em Artes e doutorado em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade de São Paulo. É Professora Titular de História da Arte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e membro: da Associação Brasileira de Críticos de Arte; do Comitê Brasileiro de História da Arte; do comitê de pesquisa do International Center for the Arts of the Americas do Museum of Fine Arts, Houston; coordena o comitê brasileiro do projeto "Documents of 20th Century of Latin American and Latino Art", junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

 
ANA CÂNDIDA DE AVELAR
Doutoranda em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP e colaboradora da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Integra ainda o Centro de Pesquisa em Arte & Fotografia da ECA/USP e, em 2011, foi pesquisadora visitante na School of Fine Arts da New York University (NYU).
 

FRANCISCO ALAMBERT
Professor de História Social da Arte e História Contemporânea na Universidade de São Paulo - USP. É também critico de arte, colabora em diversos jornais e revistas no Brasil e no exterior. Coordena na USP o grupo de pesquisa sobre arte e sociedade contemporânea DESFORMAS. Publicou, entre outros, Bienais de São Paulo: da era do Museu à era dos curadores (Boitempo, 2004), escrito em parceria com Polyana Canhête, que recebeu o prêmio Jabuti na categoria Artes.
 

MARILÚCIA BOTTALLO
Doutora em Ciências da Informação e mestre em Artes, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Coordenadora da Pós-Graduação Museologia, Colecionismo e Curadoria, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi Coordenadora do Centro de Memória Bunge e do Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea - IAC; Diretora do Serviço Técnico de Curadoria, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - MAE/USP; Museóloga Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM/SP e Pinacoteca do Estado de São Paulo.


REGINA TEIXEIRA DE BARROS
Professora de História da Arte da Faculdade Santa Marcelina e curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo. É mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, onde apresentou a dissertação Revisão de uma história: a criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2002). 

 
SONIA GOMES PEREIRA
Historiadora da arte e museóloga. Fez mestrado na Universidade de Pennsylvania, doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e pós-doutorado no Laboratoire du Recherche du Patrimoine Français em Paris. É professora titular de História da Arte na Escola de Belas Artes da UFRJ.
 

SÔNIA SALZSTEIN
Professora-Titular de História da Arte e Teoria da Arte na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Trabalhou durante  mais de quinze anos na gestão de instituições culturais públicas no  Brasil. Publicou inúmeros estudos sobre arte moderna e contemporânea e coordenou, junto à Editora Cosac Naify, a Coleção outros Critérios, da qual resultou, entre outros, o volume Matisse/Imaginação, erotismo e visão decorativa (2009).

 
TEIXEIRA COELHO
Ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo MAC/USP e do Departamento de Informação e Documentação Artística da Secretaria Municipal de Cultura – IDART. É curador do  Museu de Arte de São Paulo - MASP. Colabora com vários jornais e revistas do Brasil e exterior e publicou, entre outros, o Dicionário Crítico de Política Cultural e O homem que vive. Recebeu um Prêmio Portugal Telecom de Literatura pelo livro História Natural da Ditadura.
 

THIAGO GIL (curador do ciclo)
Graduado em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Participa desde 2007 do Grupo de Estudos em Arte&Fotografia da ECA/USP e da organização do Seminário Arte, Cultura e Fotografia, promovido anualmente por esse grupo. Em 2008, fez parte da equipe de pesquisadores da 28ª Bienal de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP, sobre a percepção do movimento surrealista no Brasil entre as décadas de 1920 e 1940.