Ciclo Centenário de Carolina Maria de Jesus

Importante nome dentro da história da cultura negra no Brasil e no mundo, a escritora Carolina Maria de Jesus é também uma figura singular na literatura brasileira do século XX. Dias: 4, 8 e 22 de outubro. Confira nossa programação!

Ciclo Centenário de Carolina Maria de Jesus

Nome importante dentro da história da cultura negra no Brasil e no mundo, a escritora Carolina Maria de Jesus é também uma figura singular na literatura brasileira do século XX. Nascida em condições de extrema pobreza no interior do estado de Minas Gerais, em 1914, a única instrução formal recebida em toda a sua vida limitou-se a aprender a ler e escrever durante o curto período que passou pela escola. Valendo-se desses recursos básicos, Carolina começou a escrever sobre sua experiência de vida após mudar-se para uma favela de São Paulo à procura de melhores meios de sobrevivência. Estreando com Quarto de Despejo, publicado em 1960 logo após ter sido “descoberta”, seus relatos do dia a dia de uma população excluída socialmente se tornaram não apenas bestsellers internacionais, como também inspiração para as futuras gerações de militantes negros no mundo.

Dia: 4, sábado, às 14h
Local: Terraço
Samba com Carolina e coquetel de abertura. Roda de sambas de Carolina de Jesus e sambas paulistas. Convidados: Camilla Trindade & Samba Wetu Ukweli Wet.

Dia: 8, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório
“Na alvenaria, sambando: Carolina de jesus além de Quarto de Desejo.”
Projeção do filme: O papel e o mar (2008), de Luiz Antônio Pilar.

Mesa redonda:
“Carolina e Casa de Alvenaria”, com Fernanda Miranda (mestre em Letras, pesquisadora da obra de Carolina de Jesus).
“Carolina, personagem teatral”, com Lucélia Sérgio (Atriz e diretora na Cia Os Crespos, montou “Ensaio sobre Carolina”).
“Carolina, seu Diário de Bitita e seus sambas”, com Flavia Rios (Socióloga, pesquisadora da vida e obra de Carolina de Jesus).
Mediação: Ruivo Lopes

Dia: 22, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório
“Carolina de Jesus, letra preta e favelada que arranha e fertiliza.”
Mesa Redonda (com intervenções cênicas e textuais de escritos
de Carolina):
“Textos de pau, lama e sangue”, com Dinha (poeta, doutoranda
em Letras).
“Carolina, suas armas e contradições”, com Jarid Arraes (cordelista, pesquisadora, jornalista). “Carolina, sujeira no circuito editorial brasileiro?”, com Marciano Ventura (escritor e editor, criador do selo “Ciclo Contínuo”).