Semana do Japão - Mostra Makoto Shinkai

5 Centímetros por Segundo
Byosoku 5 centimetoru; 2007; 63 minutos; Cor; CoMix Wave Films; Shinkai Creative

Direção: Makoto Shinkai
Roteiro: Makoto Shinkai
Baseado no romance de: Makoto Shinkai
Cinematografia: Takayo Nishimura
Direção de Arte: Takumi Tanji, Akiko Majima
Música: TENMON
Elenco: Kenji Mizuhashi; Yoshimi Kondo; Satomi Hanamura; Ayaka Onoue

Sinopse: Colegas de turma e amigos muito próximos, Takaki Tono e Akari Shinohara moram em Tóquio. Por conta do trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, e eles passam a manter contato através de cartas. Na medida em que as estações do ano avançam, esse contato vai diminuindo. Quando ela volta para Tóquio, é ele quem deve se mudar. Outras pessoas entram na vida de Takaki, mas ele não esquece Akari e, apesar de todas as separações, pergunta-se a todo momento se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.


Vozes de uma Estrela Distante
Hoshi no koe; Japão; 2003; 25 minutos; Cor

Direção: Makoto Shinkai
Roteiro: Makoto Shinkai
Cinematografia: Makoto Shinkai
Direção de Arte: Makoto Shinkai
Música: TENMON
Elenco: Mika Shinohara; Makoto Shinkai; Sumi Mutoh; Chihiro Suzuki; Donna Burke

Sinopse:
A história se passa em 2046, pouco tempo depois da descoberta de ruínas de uma civilização alienígena em Marte. Com a descoberta de novas tecnologias, a humanidade agora é capaz de viajar pelo espaço. Entretanto, isso também incorre em uma guerra contra os supostos "donos" de tal tecnologia. Mikako Nagamine e Noboru Terao são alunos do ensino médio, namorados, mas eles não estão juntos... Nagamine está no espaço em meio à guerra e ao vazio enquanto Noboru permaneceu na Terra. Eles se comunicam por e-mails, mas à medida que Nagamine avança universo afora, mais tempo eles demoram para chegar à Terra... Segundos tornam-se anos, o tempo passa e não passa ao mesmo tempo. E os sentimentos? Continuam os mesmos? De ambos?


O Jardim das Palavras
Koto no ha no niwa; Japão; 2013; 46 minutos; Cor; CoMix Wave Films

Direção: Makoto Shinkai
Roteiro: Makoto Shinkai
Cinematografia: Makoto Shinkai
Direção de Arte: Hiroshi Kakiguchi
Character Design: Kenichi Tsuchiya
Produção: Noritaka Kawaguchi
Música: Daisuke Kashiwa
Elenco: Miyu Irino; Kana Hanazawa; Fumi Hirano; Gou Maeda; Yuka Terasaki; Suguru Inoue

Sinopse:
Takao, estudante do ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos, costuma faltar às aulas em dias chuvosos e permanece no jardim japonês do parque para desenhar sapatos. Certo dia encontra uma mulher misteriosa, Yukino. E sem agendar passam a se encontrar em dias de chuva. Takao deseja produzir um par de sapatos que faça a Yukino caminhar e encontrar o seu caminho.


O Lugar Prometido em Nossa Juventude
Kumo no mukou, yakusoku no basho; Japão; 2004; 91 minutos; Cor; CoMix Wave Films
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Makoto Shinkai
Roteiro: Makoto Shinkai
Baseado no romance de: Makoto Shinkai
Cinematografia: Ushio Tazawa
Direção de Arte: Takumi Tanji, Makoto Shinkai
Música: TENMON
Produção: Kohichiro Ito
Elenco: Hidetaka Yoshikao; Masato Hagiwara; Yuuka Nanri

Sinopse: Em um mundo pós-guerra, o Japão foi dividido em dois territórios: Norte e Sul. Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Sentem-se atraídos pela colega Sayuri e intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido, fazem à Sayuri uma promessa de voar até esta torre a bordo de um avião construído por eles. Porém, quando Sayuri é transferida para Tóquio, os dois amigos acabam desistindo do projeto e seguem caminhos diferentes: Hiroki vai para Tóquio e Takuya fica em Aomori. Três anos depois, Hiroki descobre que Sayuri tem uma doença que a deixou adormecida todos esses anos. Com a ajuda de Takuya, Hiroki decide voar no avião que eles construíram, levando Sayuri naquela viagem prometida há muito tempo atrás.


Crianças que Perseguem Estrelas
Hoshi o ou kodomo; Japão; 2011; 116 minutos; Cor; Media Factory=Comics Web Film

Direção: Makoto Shinkai
Roteiro: Makoto Shinkai
Cinematografia: Makoto Shinkai
Direção de Arte: Takumi Tanji
Música: TENMON
Elenco: Hisako Kanemoto; Miyu Irino; Kazuhiko Inoue; Sumi Shimamoto

Sinopse: Uma história de amadurecimento, que envolve o amor de uma jovem e uma música misteriosa, vindo de um rádio de cristal que ficou como lembrança de um pai ausente, a qual leva esta jovem heroína a um mundo profundamente oculto. Asuna é uma menina solitária, que tem o hábito de passar seus dias
escutando uma música misteriosa, em um rádio especial que ganhou de seu pai. Certo dia, ela conhece um rapaz chamado Shun e parte numa viagem de aventuras para entender as belezas e crueldades do mundo.