Projeto “Acesso e Difusão da Coleção de Obras Raras e Especiais” é contemplado por programa da universidade de Harvard

Share/BookmarkCompartilhe



O projeto de acesso e difusão da coleção de obras raras e especiais da Biblioteca Mário de Andrade foi selecionado no programa PLALA - Program for Latin American Libraries and Archives - do David Rockefeller Center for Latin Studies da Harvard University.

Parte da preciosa coleção de obras raras e especiais da Biblioteca Mário de Andrade, destaca-se aqui o recorte a ser trabalhado com os recursos deste projeto: livros brasileiros publicados entre 1808 e 1850, num total de cerca de 120 livros raros, reunidos a partir de diversas coleções de obras raras compradas ou doadas à Biblioteca ao longo dos anos (Coleções Felix Pacheco, Paulo Prado, Pirajá da Silva, etc). Essas obras foram as primeiras a serem legalmente impressas no Brasil, após a Abertura dos Portos e a criação da Impressão Régia em 1808, por D. João VI.

O objetivo do projeto é empreender ações que deem visibilidade e ampliem o acesso à coleção de obras raras e especiais da Biblioteca Mário de Andrade, notadamente a sua disponibilização em base de dados online para acesso remoto universal. Essas ações compreendem a catalogação e disponibilização em base de dados dos 120 livros da coleção, digitalização integral das obras e divulgação dos trabalhos em página na Internet.

A conclusão do projeto está prevista para o primeiro semestre de 2012.