Biblioteca Mário de Andrade celebra a obra modernista presente em canções

Evento 'Grandes poetas, grandes canções' ocorre entre os dias 1º e 29 de outubro, aos sábados


Share/BookmarkCompartilhe

O modernismo literário brasileiro foi um grande impulso para a criação da canção de câmara no país. O convívio entre escritores e músicos, desde o início do século 20, facilitou o intercâmbio cultural que permitiu o uso de poemas nas composições musicais.

Em homenagem à obra de alguns dos mais importantes autores do Brasil, a Biblioteca Mário de Andrade realiza o ciclo “Grandes Poetas, Grandes Canções”, que ocorre entre os dias 1º e 29, aos sábados, das 16h às 18h, com entrada franca. Formado por cinco encontros, o evento reúne palestras sobre Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Guilherme de Almeida, respectivamente.

Em cada atividade, um especialista em literatura discutirá a vida e a carreira do homenageado, além de debater a ligação da música brasileira com os textos literários, explicando as emoções, a evocação do meio social, o momento histórico e as tradições culturais envolvidas. “É difícil resistir ao fascínio da obra poética. É provavelmente esse encantamento que move muitos dos nossos compositores na produção de importante repertório da canção brasileira de câmara”, afirma Kilza Setti, curadora literária.
As discussões se encerram com apresentação de canções compostas sobre poemas do escritor enfocado. Entre as músicas, estão “Viola Quebrada”, de Heitor Villa-Lobos, em homenagem a Mario de Andrade; “Imaginária Serenata”, de Edmundo Villani-Côrtes, referência à obra de Cecília Meireles; e “E Agora José?”, de Ernst Mahle, homônima ao poema de Carlos Drummond de Andrade. “A escolha das canções foi feita a partir de um material que venho coletando há anos, em pesquisas sobre o repertório de música vocal brasileira e, principalmente, sobre composições cujos autores utilizaram poemas de grandes nomes de nossa literatura”, explica a soprano Adélia Issa, que faz a curadoria musical do projeto juntamente com o pianista Ricardo Ballestero. Para participar dos encontros, é preciso retirar senha uma hora antes do início.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94 - Centro. Tel.: 3256-5270.

Veja programção completa:

GRANDES POETAS, GRANDES CANÇÕES
BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE | AUDITÓRIO | CENTRO | SÁB. | GRÁTIS

Curadoria: Kilza Setti (Doutora em Antropologia Social pela FFLCH/USP) e Adélia Issa (cantora).


Formado por cinco encontros, este ciclo apresenta análises da utilização de poemas de escritores modernistas brasileiros em canções de importantes compositores.
O modernismo literário no Brasil foi um grande impulso para a criação da canção de câmara, pois o convívio dos escritores com os músicos, desde as primeiras décadas do século 20, foi bastante intensificado. A relação música/palavra explora as inúmeras possibilidades de interação entre duas linguagens artísticas distintas em busca de suas afinidades e divergências.
Em cada palestra, dedicada a um escritor modernista, um pesquisador discutirá obras literárias presentes na música brasileira. A conversa se encerra com uma apresentação musical.

MÁRIO DE ANDRADE
Com Flávia Toni (Doutora em Artes pela USP). Apresentação musical: Adélia Issa, Anna Maria Kieffer e Lenine Santos (canto), Eliane Tokeshi (violino), Edelton Gloeden (violão) e Rosana Civile (piano).
| Dia 1º, das 16h às 18h

MANUEL BANDEIRA
Com Kilza Setti (Doutora em Antropologia Social pela FFLCH/USP). Apresentação musical: Adélia Issa e Luiz Tenaglia (canto), Cássia Carrascosa (flauta) e Ricardo Ballestero (piano).  
| Dia 8, das 16h às 18h

CECÍLIA MEIRELES
Com Leila Gouvêa (Pós-doutora em Literatura Brasileira pela USP). Apresentação musical: Marília Vargas, Manuela Freua e Silvia Tessuto (canto), Cássia Carrascosa (flauta), Paulo Porto Alegre (violão) e Rosana Civile (piano).
| Dia 15, das 16h às 18h

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Com
Alcides Villaça (Professor-titular de Literatura Brasileirra na USP e escreveu o livro dedicado à obra do poeta  - Passos de Drummond, da Cosac Naify, além de vários artigos e ensaios dispersos, publicados em periódicos,  sobre a poesia drummoniana). Apresentação musical: Lenine Santos, Marco Antonio Jordão e Sandro Bodilon (canto) e Ricardo Ballestero (piano).  
| Dia 22, das 16h às 18h


GUILHERME DE ALMEIDA
Com Marcelo Tápia (diretor da Casa Guilherme de Almeida). Apresentação musical: Martha Herr, Silvia Tessuto e Luiz Tenaglia (canto), Paulo Porto Alegre (violão), Rosana Civile e Ricardo Ballestero (piano).
| Dia 29, das 16h às 18h