Coleção de álbuns raros da Biblioteca receberá certificado do programa Memória do Mundo da UNESCO

“Imagens Paulistanas: Álbuns fotográficos da cidade de São Paulo, 1862-1919” é um dos sete corpos documentais nominados em 2011 como Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Share/BookmarkCompartilhe

O conjunto “Imagens Paulistanas: Álbuns fotográficos da cidade de São Paulo, 1862-1919”, coleção de álbuns raros da Biblioteca Mário de Andrade, é um dos sete corpos documentais nominados em 2011 como Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

O Programa Memória do Mundo da Unesco tem por objetivo identificar documentos ou conjuntos documentais considerados em situação de risco que tenham valor de patrimônio documental da humanidade. Para tanto, reconhece patrimônios documentais de relevância internacional, regional e nacional; mantém o seu registro e lhes confere um certificado, que os identifica. O Programa facilita também a preservação e o acesso a este Patrimônio, além de trabalhar para despertar a consciência coletiva do patrimônio documental da Humanidade.

A concepção do Programa Memória do Mundo da UNESCO - MOW [Memory of the World Program] é que o patrimônio documental mundial pertence a todos, deveria ser plenamente preservado e protegido para todos e, com o devido respeito aos hábitos e práticas culturais, deveria ser acessível a todos de maneira permanente e sem obstáculos.

Para mais informações sobre o Programa e os outros contemplados com a nominação, visite a página do “Memória do Mundo” no Arquivo Nacional.

http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=91