Biblioteca Circulante da Mário de Andrade comemora um ano de sua reabertura

Após um ano de sua inauguração, a Circulante aumentou significativamente seu número de livros, coleções, visitas e empréstimos e comemora seu aniversário com muitas atividades culturais

Share/BookmarkCompartilhe

A Circulante da Biblioteca Mário de Andrade celebra, este mês, um ano de reabertura. Neste período, houve considerável aumento das coleções disponíveis em seu espaço e intenso uso do acervo, tanto para consulta quanto para empréstimo, registrando-se um movimento diário de mais de 700 usuários. No espaço, encontra-se a Coleção Circulante, composta por livros em todas as áreas do conhecimento, com ênfase em literatura e ciências humanas, incluindo, a Coleção São Paulo, com livros e vídeos sobre a cidade, a Coleção de Referência, formada pelos mais variados tipos de dicionários, enciclopédias, guias e manuais, e uma parte da Coleção ONU.

Seu catálogo está totalmente informatizado e permite o acesso online às informações sobre seu acervo (http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/). Os livros e DVDs da coleção Circulante podem ser emprestados mediante a apresentação da carteirinha de empréstimo emitida por qualquer biblioteca do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Com um amplo horário de atendimento - de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30 e aos sábados, das 10h00 às 17h00 - a Circulante atinge sua meta de oferecer acesso à informação e à cultura e colabora com a revitalização do centro da cidade de São Paulo.

Em seu primeiro ano de operação de volta ao prédio principal da Biblioteca Mário de Andrade, a seção Circulante apresenta coleções que se desenvolveram expressivamente e a quantidade de frequentadores superou as previsões mais otimistas.  No período entre julho de 2010 e julho de 2011 foram recebidos cerca de 194 mil frequentadores e, aproximadamente, 140 mil obras foram emprestadas e consultadas.

O acervo disponível para empréstimo saltou de 40.483 obras para 45.451 e a sala dedicada à cidade de São Paulo possui, atualmente, mais de 1500 livros à disposição do público interessado em aprofundar seus conhecimentos sobre São Paulo.

Para Natan Tiago Batista Serzedello, bibliotecário da Mário de Andrade, o papel da Circulante é atender o público de uma maneira mais ampla que a pesquisa específica sobre uma obra. “Acredito que o papel de uma biblioteca é abranger todo o tipo de informação do âmbito público, oferecendo suporte informacional para todas as frentes. Aqui, atendemos ao interesse da população do município de São Paulo e aprendemos muito sobre os direitos e deveres da pessoa”.

Wellington Franco da Silva também comemora este primeiro ano da reabertura da Circulante. O jovem de 17 anos faz parte de um grupo de estudantes de cursinho pré-universitário que são frequentadores assíduos da Biblioteca. “Conhecemos o local na inauguração do ano passado e, desde então, voltamos aqui quase todos os dias. Quando possível, também participamos das atividades culturais da Biblioteca”.

Além da área de acervo e consulta, na Circulante há também uma sala de convivência, futuro Café da Circulante, onde se reúnem grupos de estudo e se realizam saraus, oficinas e outras atividades da programação cultural da Biblioteca.

No primeiro sábado de agosto, dia 6, das 10h30 às 17h30, para comemorar o aniversário da Circulante, vai haver intensa programação, com atividades culturais diversas.

 
Programação:

 
10h30
Cia Reprises
Criado no ano de 2010, o grupo tem como objetivo primordial aprofundar-se nas diversas características circenses a partir do estudo da linguagem do palhaço, dos esquetes clássicos, acrobacias e músicas. 11h30

Serenata do Grupo Trovadores Urbanos
Grupo de Serenata criado há mais de duas décadas, possui sete CDs lançados, realiza vários shows pelo país e também fez diversas turnês internacionais.
 

13h
As meninas do conto
O grupo criado em 1995, toma por base de pesquisa as narrativas que fazem parte do imaginário popular, cria sua própria dramaturgia e encenação e trabalha com as linguagens do teatro e da narração de histórias.

 

14h
Bruno Sanchez
Violeiro, cantador e contador de causos, com pesquisa sobre as tradições musicais caipiras da região de Itapetininga. É integrante do grupo Ser Tão Trio.

 

15h
Ciclo Literatura, Vestibular e Algo Mais - A rosa do povo – Carlos Drummond de Andrade
Palestra e intervenção artística

 

Eduardo Sterzi
Escritor, crítico literário e professor no curso de pós-graduação em História da Arte da FAAP. Entre seus ensaios mais conhecidos, está “Drummond e a poética da interrupção”, parte do livro Drummond revisitado (org. Reynaldo Damazio, 2002).

 

Companhia da Fulô
Criada em 2010 pelos atores Janaína Silva, Marcos Reis, Renata Vendramin e Thiago Fernandes de Freitas, o grupo utiliza a linguagem da narrativa, da música e do corpo para compor cenas que buscam a simplicidade e a integração do narrador, ouvinte, por meio de sonoridades e movimentação no espaço.