Obras de arte e seus temas atuais: uma visão global

Dia 28 de setembro a Mário apresentará a Art Law Conference - um encontro que discute o mercado de arte e suas transações!

Com o apoio do ICOM - Conselho Internacional de Museus, do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados e da Cypress LLP, a Biblioteca Mário de Andrade realiza no dia 28 de setembro um encontro inédito e gratuito que vai debater os atuais procedimentos de compra e venda de obras de arte.

A Art Law Conference terá especialistas como: o desembargador Fausto de Sanctis, autor do livro Lavagem de Dinheiro por meio de Obras de Arte; a galerista Marcia Fortes e o americano Robert Muller, especialmente convidado para falar sobre a recente discussão na Corte dos Estados Unidos sobre a recuperação de obras de arte roubadas ou pilhadas ao redor do mundo, motivada, entre outros fatores, pelo número crescente de casos de herdeiros reclamando o direito sobre peças confiscadas durante o período do III Reich.

O catálogo da Interpol lista 34 mil obras roubadas em todo o mundo, e para a maior parte desse acervo não há previsão de recuperação. O roubo de arte é o terceiro maior mercado ilegal em escala mundial, só perdendo para o tráfico de drogas e armas.

O programa da Art Law Conference começa às 9 horas, com a participação de Fausto de Sanctis; prossegue com um debate sobre importação e exportação de obras de arte, e finaliza com a discussão sobre leis de recuperação para este mercado, com a presença de Muller.