Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo na Biblioteca Mário de Andrade, dia 25 de Abril

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo dá continuidade a Temporada 2013, no próximo dia 25 de abril, quinta-feira, às 19h, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, região central de São Paulo. A entrada é gratuita.

O programa escolhido para a ocasião reúne Telas Sonoras, de Edino Krieger e Quarteto Op.51, de Antonin Dvořák.

Prestigiado corpo artístico do Theatro Municipal, fundado em 1935 por Mário de Andrade, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo é considerado um dos mais ilustres da América Latina. Sua formação atual conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Robert Suetholz, todos com experiência e prestígio no cenário musical brasileiro e internacional.

O grupo apresenta-se constantemente em várias capitais do país, na América Latina, Estados Unidos e Europa, a exemplo da Feira do Livro em Frankfurt (Alemanha) e Festival de Música de Zaragoza e em Madrid, Espanha. Por meio de concertos, recitais e atividades pedagógicas, obteve reconhecimento do público e da crítica em geral. Acumula três premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Carlos Gomes de 2003, 2011 e 2012.

 Músicos

 Betina Stegmann - violino

Diplomada pela Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, aperfeiçoou-se em Tel-Aviv, Israel. Atuou como recitalista e solista na América Latina, EUA e Europa e gravou para as emissoras WDR (Alemanha) e RAI (Itália). Foi integrante do Quinteto D’Elas e é spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e professora de violino na Faculdade Cantareira.

Nelson Rios - violino

Bacharel pela Faculdade Mozarteum, frequentou a Carnegie Mellon University em Pittsburgh, EUA, com bolsa Vitae. Fundador do Quinteto Ravel (atual Quinteto da Paraíba) e integrou a Sinfônica da Paraíba, de Câmara de Blumenau e Jazz Sinfônica, entre outras. É membro das orquestras de Câmara Villa-Lobos e Sinfônica da USP.

Marcelo Jaffé - viola

Premiado aos 14 anos em concurso nacional da Universidade de Brasília, aperfeiçoou-se na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos EUA. Foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. É professor de viola na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e apresentador da Rádio e TV Cultura.

Robert Suetholz - violoncelo                   

Nascido em Milwaukee, EUA, obteve mestrado pela Universidade de Northwestern, em Chicago (EUA) em 1997 e Doutorado em Música pela USP em 2011. Foi spalla dos violoncelos da Israel Sinfonietta e, no Brasil, das orquestras sinfônicas da USP, do Estado de São Paulo e da Sinfonia Cultura. É professor de violoncelo no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Data: Quinta-feira, 25 de abril de 2013, às 19h
Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Entrada Gratuita
Capacidade: 175 lugares
Duração: Aproximadamente 60 minutos
Classificação etária: A partir de 10 anos.

Programa

Edino Krieger                        Telas Sonoras

Antonin Dvořák                    Quarteto Op.51