Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade

A instalação da Hemeroteca, esperada desde os anos 1950, marca o término do programa de restauro e modernização da Biblioteca Mário de Andrade, iniciado em 2006, e inaugura uma nova fase do acervo de periódicos, que aqui reunido e com boas condições de consulta, está agora, novamente, disponível aos pesquisadores e ao público em geral.

Este espaço - uma conquista da gestão de Carlos Augusto Calil à testa da Secretaria Municipal de Cultura (2005-2012) - permite resgatar as antigas aspirações de Rubens Borba de Moraes, diretor da Biblioteca de 1935 a 1943 e idealizador da seção especial de periódicos, e é condição básica para o cumprimento das duas principais missões da Biblioteca: preservação e acesso.

No que diz respeito à preservação, os passos iniciais já foram dados: a coleção foi reunida, desinfestada, acondicionada em caixas adequadas e está sendo cuidadosamente higienizada. Novas estantes foram adquiridas e as coleções estão sendo organizadas. De outra parte, foi desenvolvida uma base de dados específica para periódicos e o projeto de catalogação retrospectiva está em andamento. Além disso, projetos de digitalização estão sendo desenvolvidos para ampliar o acesso ao conteúdo do documento e preservar os originais.

Com o acervo reunido no novo espaço, que busca articular de forma coerente a guarda e a divulgação das coleções, a Hemeroteca recupera sua silenciosa, mas altamente relevante vocação de espaço voltado à pesquisa e reflexão sobre a vida cultural de São Paulo.


Maria Christina Barbosa de Almeida
Diretora da Biblioteca Mário de Andrade