Carlos Vogt

“Esta instituição é um aparelho cultural indispensável, fundamental.”

Carlos Alberto Vogt nasceu em Sales de Oliveira, interior de São Paulo, em 1943. Morou em Ribeirão Preto para estudar e posteriormente mudou-se para São Paulo a fim de concluir o último ano do colégio. Neste período, deu-se o seu primeiro contato com a Biblioteca Mário de Andrade através do seu professor Segismundo Espina, que nela organizava encontros sobre a língua portuguesa.

Fascinado pela poesia desde garoto, queria ser professor de português e foi cursar Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) em 1962. Como universitário integrou-se ainda mais à vida cultural do centro da cidade, cujo ponto de encontro e de referência para os apreciadores da literatura era a Biblioteca Mário de Andrade.

Durante os acontecimentos político-culturais das décadas de 1960 e 1970, Vogt participou ativamente do movimento estudantil e também escreveu poemas e letras de música. Fez mestrado na área de lingüística na Universidade de Besançon, na França. Doutorou-se em Ciências no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da então recém-inaugurada Universidade de Campinas (Unicamp). Seguiu a carreira acadêmica na própria Unicamp, tornando-se professor do Instituto de Estudos da Linguagem e mais tarde, reitor. Sua vida acadêmica inclui passagens por universidades do Canadá, Estados Unidos e Argentina, além de ter presidido a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O linguista e poeta, autor de “Cantografia”, “Ilhas Brasil” e “A solidez do sonho”, relembra o roteiro cultural da cidade: “Nós freqüentávamos a Biblioteca Municipal como um espaço de necessária referência, mas também como um espaço agradável de convivência prazerosa”.


Clique aqui para ler a transcrição do depoimento


Sinopse

Cidade natal e origem familiar Vida escolar e influências na escolha da profissão Primeira viagem a São Paulo, exposição do IV Centenário da cidade Mudança definitiva para São Paulo em 1959 Relação com a poesia e interlocução com poetas Graduação na Maria Antônia: professores marcantes, preparação para pós-graduação Ocupação da Maria Antonia e golpe militar Trajetória profissional como professor Primeiro festival universitário de música da TV Tupi Estadia na França e viagem pela América Latina: encontros com amigos exilados Intervenção militar nas universidades Experiência no cursinho do Grêmio da Faculdade de Filosofia, formação do Colégio Equipe Primeiros livros publicados Trajetória como gestor: reitoria da Unicamp, direção da Fapesp Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR) e suas publicações.


Mapa afetivo de São Paulo

Avenida Liberdade
Bairro Congonhas Bar Chic Chá Bar Riviera Cinemateca Colégio Roosevelt Cursinho Castelões na Rua São Bento Cursinho do Grêmio da Faculdade de Filosofia: Rua Martinico Prado com Albuquerque Lins Estação da Luz Galeria Metrópole Largo São Bento Livraria Brasiliense Pari Bar Páteo do Colégio Ponte das Bandeiras Praça da Sé Redondo Restaurante O Gato que Ri Rua Boa Vista Rua Cesário Mota Rua da Aviação Rua São Joaquim Teatro de Arena Vila Gustavo


Expectativas e direções para a BMA

- Recuperação do espaço físico;
- Renovação e atualização do acervo;
- Adotar uma política dinâmica de renovação, com exposições e eventos;
- Atrair não só intelectuais e pesquisadores, mas sobretudo os jovens;
- Buscar fontes extras de recursos financeiros.


Ficha Técnica

data 22/11/2007 duração 115 minutos mídia 1 DVD / 1miniDV transcrição 29 páginas / formato PDF local Auditório da Biblioteca Monteiro Lobato interlocução Daisy Perelmutter pesquisa Ana Elisa Antunes Viviani / Daisy Perelmutter direção audiovisual Sérgio Teichner edição de texto Suely Farah revisão e formatação Edélcio Lavandosk / Jackeline Walendy / Luana Vieira de Siqueira