21º Café Literário- Jane Austen

Neste ano o 21º Café Literário acontece na Biblioteca Mário de Andrade e o livro escolhido é Orgulho e Preconceito da escritora Jane Austen.

Sobre a obra: Jane Austen retrata a vida da família Bennet, com cinco filhas em busca de um marido, uma mãe obstinada em encontrar o genro ideal - que inclui atributos como beleza, fortuna e um boa educação - e um pai omisso, incomodado com a educação das filhas, mas sem disposição para alterar o destino que decorrerá do comportamento fútil delas. A exceção está em Elizabeth, sua preferida. É a jovem, a segunda mais velha, que está no centro da trama e quem conduz a narrativa.
A chegada de dois jovens rapazes ricos e solteiros movimenta a família Bennet. Um baile traça a aproximação do sr. Bingley com Jane, a irmã mais velha, enquanto o sr. Darcy desdenha Elizabeth.

Sobre a autora: Jane Austen nasceu dia 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra. Filha do reverendo George Austen e de Cassandra Austen, foi a segunda mulher dentre sete irmãos. Quando completou oito anos, foi enviada a um internato para receber a educação formal. Seu contato com os livros vem do acesso à biblioteca da família, permitido após a volta do colégio interno. Na adolescência, Austen escrevia comédias, e seu primeiro livro bem acabado foi Lady Susan, escrito em forma epistolar, quando a autora tinha dezenove anos. Em 1797, Austen já havia escrito dois romances, Razão e sensibilidade e Orgulho e preconceito. A publicação dos títulos ocorreu só em 1811 e 1813, respectivamente, assinados com o codinome de “uma senhora”. Jane Austen também é autora de Emma, Mansfield Park e Northnger Abbey, romances nos quais buscava retratar a sociedade da época e a busca da mulher pelo melhor casamento, como única forma de ascender socialmente. Morreu em 18 de julho de 1817, aos 42 anos, vítima do mal de Addison. Deixou inacabado o romance Sandition.

Quando: 28 de janeiro, domingo às 15h

Local: auditório, 1º andar

O ingresso é gratuito e pode ser retirado 1h antes na recepção na Rua da Consolação, 94.

Mais informações através do e-mail: jana.cafeliterario@gmail.com