Exposição Arte Sacra: XVII - XXI

A partir do dia 10 de outubro a Biblioteca recebe a exposição Arte Sacra com curadoria de Charles Cosac

A presente exposição traz ao público preciosas esculturas de imagens sacras da coleção de Itamar Musse, que abarcam os séculos XVII, XVIII e XIX. São apresentadas também obras de artistas contemporâneos (séc. XX e XXI) que trabalham em suas produções com a temática do sacro. Ainda sob o espírito do “acordo de confiança” - exposição homônima ocorrida na Biblioteca Mário de Andrade no início do ano de 2017 - esta exposição é mais uma prova de que o público e o privado podem se unir e, com pouco esforço e muito boa vontade, produzir resultados positivos e profícuos como este.

Expostas na sala oval, as imagens sacras não fazem parte de conjunto escultórico algum e são anônimas (com exceção de uma), demandando portanto do observador um olhar próprio, singular para cada imagem. Outrora cultuada exclusivamente por católicos, com o passar dos séculos - e com o declínio do cristianismo - hoje elas podem ser apreciadas, não só por sua acepção religiosa, mas também por seus aspectos escultóricos e pela bela policromia, atraindo por isso todo tipo de espectador.

Ademais, as obras contemporâneas apresentadas em outras duas salas, selecionadas dentre uma gama de artistas brasileiros (ou que se radicaram no Brasil) que trabalham exclusivamente com o tema sacro ou que se utilizam do imaginário cristão no processo artístico de suas produções, complementam e contrastam entre si, convidando o espectador à uma experiência múltipla de sentidos e sensações a partir do que a mostra intenta criar: provocações.

Estas provocações são, na verdade, os múltiplos olhares que podem ser despertados nesta junção de pinturas, fotografias, assemblages e esculturas de séculos diversos e que permeiam o sacro, o espiritual.

A mostra é fruto de possibilidades e acordos e, sendo assim, invariavelmente estará incompleta, prescindindo de artistas como Adriana Varejão, Volpi ou Guinard, dentre tantos outros, todavia isso não a torna mais ou menos séria. Seu intuito primordial é permitir ao público o acesso a tais obras e despertar reflexões outras acerca da arte sacra.

 

Quando: 10 de outubro a 10 de dezembro, todos os dias da semana das 08:00 às 19:00 horas.

Local: Hall de entrada, saguão e sala oval

Classificação: Livre