Vestibular na Mário

Nos meses de setembro e outubro, a Mário traz um ciclo de palestras gratuito sobre os livros da FUVEST 2018.

Trazendo alguns dos mais importantes professores e especialistas em literatura brasileira, o ciclo Vestibular na Mário busca complementar a formação dos alunos na área, ao mesmo tempo em que visa estimular o interesse pelos livros e pela literatura.

As palestras acontecem todas as sextas-feiras, às 19h. As senhas serão distribuídas 1 hora antes do evento.

1/9 - Iracema, José de Alencar 

8/9 - Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis 

15/9 - O cortiço, Aluísio Azevedo 

22/9 - A cidade e as serras, Eça de Queiroz 

29/9 - Vidas secas, Graciliano Ramos 

6/10 - Minha vida de menina, Helena Morley 

13/10 - Mayombe, Pepetela 

20/10 - Claro enigma, Carlos Drummond de Andrade 

27/10 - Sagarana, João Guimarães Rosa


Programação completa:


Iracema, José de Alencar - Marcos Roberto Flamínio Peres (USP)

Dia 1 de setembro, sexta-feira, 19h

Marcos Flamínio Peres é professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo e autor de As minas e a agulheta (Ed. da UFMG), sobre a ficção de José de Alencar, e A fonte envenenada (Ed. Nova Alexandria), sobre a poesia de Gonçalves Dias.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=gkTnp66ORiI

 

Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis - profª. Simone Rossinetti Rufinoni (USP)

Dia 8 de setembro, sexta-feira, 19h

Simone Rossinetti Rufinoni é professora de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado e doutorado em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Autora de Favor e Melancolia: estudo sobre 'A menina morta', de Cornélio Penna" (São Paulo: Edusp/Nankin, 2010) e organizadora de "Caminhos da lírica brasileira contemporânea: ensaios" (São Paulo: Nankin, 2013). Simone atua como professora e crítica literária, dedicando-se ao estudo das relações entre literatura e sociedade nos séculos XIX e XX.

Assista:  https://www.youtube.com/watch?v=J2Xmd_VIFDI

 

O cortiço, Aluísio Azevedo - profª. Orna Messer Levin (UNICAMP)

Dia 15 de setembro, sexta-feira, 19h

Orna Messer Levin possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos literários, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, crítica e interpretação, literatura comparada.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=y-NHBJHtMyU

 

A cidade e as serras, Eça de Queiroz - prof. Helder Garmes (USP)

Dia 22 de setembro, sexta-feira, 19h

Helder Garmes possui graduação em Linguística e em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1983, 1985), mestrado em Teoria e História Literária pela mesma universidade (1993), doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1999), tendo realizado estágios pós-doutorais na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2005), no College of Humanities da Ohio State University (2009) e na University of Leeds (2016). Atualmente é professor livre-docente da Universidade de São Paulo, atuando especialmente nas áreas de literatura portuguesa, estudos comparados de literaturas de língua portuguesa e história da literatura.

 

Vidas secas, Graciliano Ramos - prof. Erwin Torralbo Gimenez

Dia 29 de setembro, sexta-feira, 19h

Erwin Torralbo Gimenez é graduado em Letras - Português/Espanhol pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo.

 

Minha vida de menina, Helena Morley - prof. Claudio Caus (Cursinho da Poli)

Dia 6 de outubro, sexta-feira, 19h

Claudio Caus é formado em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor no Cursinho da Poli.

 

Mayombe, Pepetela - profª. Rosangela Sarteschi (USP)

Dia 13 de outubro, sexta-feira, 19h

Rosangela Sarteschi possui graduação em Letras - Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Letras (Estudos Comprados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora doutora junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP. Atua na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na seguintes linhas de pesquisa: literatura e história; literatura e sociedade, ensino de literatura (a lei 11.645/08 em perspectiva) e literatura comparada nos países de língua oficial portuguesa.

 

Claro enigma, Carlos Drummond de Andrade - prof. Murilo Marcondes de Moura (USP)

Dia 20 de outubro, sexta-feira, 19h

Murilo Marcondes de Moura possui graduação em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado (1991) e doutorado (1998) em Teoria Literária e Literatura Comparada, pela Universidade de São Paulo. Foi docente de Literatura Comparada, na UFOP (1992-1995) e de Literatura Brasileira, na UFMG (1996-2003). Desde 2003 é professor doutor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo. Dedica-se sobretudo à literatura brasileira do século XX, em especial aos seguintes autores: Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Murilo Mendes, Manuel Bandeira, Dyonelio Machado e Cecília Meireles.

 

Sagarana, João Guimarães Rosa - profª. Yudith Rosenbaum (USP)

Dia 27 de outubro, sexta-feira, 19h

Yudith Rosenbaum possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo na área de literatura brasileira. Trabalhou como psicóloga educacional durante quinze anos e atendeu por dez anos em clínica psicanalítica. Atua na interface da Literatura com a Psicanálise, especializando-se em autores do século XX, como Manuel Bandeira, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.