Barra de Impressão

Biblioteca Mário de Andrade


Secretarias / Cultura / BMA


Clube de Leitura da Mário - "Antonio", de Beatriz Bracher

A Mário promove mensalmente uma roda de conversa sobre diversas obras de literatura. O clube é aberto a todos que quiserem participar. 

Nosso próximo encontro será sobre “Antonio”, da escritora brasileira Beatriz Bracher. O clube acontece no dia 16/8, às 19h, no terraço.

"Neste terceiro romance de Beatriz Bracher, Benjamim, o protagonista, na iminência de ser pai, descobre um segredo familiar e decide saber dos envolvidos como foi que tudo aconteceu. Três deles – a avó, Isabel; Haroldo, amigo de seu avô; e Raul, amigo de seu pai – lhe contarão suas versões dos fatos, e é recolhendo esses cacos de memórias alheias que Benjamim montará o quebra-cabeças da história de sua família. Narrativa polifônica, em que cada capítulo dá voz a um dos três narradores-personagens, é possível associá-la ao Faulkner de 'Enquanto agonizo', mas também ao Lúcio Cardoso de 'Crônica da casa assassinada'. Um dos méritos do livro está sem dúvida na enorme capacidade da escritora de articular o geral e o particular, o individual e o histórico, construindo personagens ao mesmo tempo únicos e claramente identificáveis em seu contexto social. Romance instigante que, como observa Rodrigo Lacerda, coloca protagonista e leitores 'curiosamente, na mesma condição: a de ouvintes emocionados'." (Texto da quarta capa)