BIBLIOTECA TEMÁTICA DE DIREITOS HUMANOS

Biblioteca Temática em Direitos Humanos


A Biblioteca Maria Firmina dos Reis, Temática em Direitos Humanos, foi inaugurada no dia 6 de julho de 2013 e pertence ao Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. É um espaço que  contribui para a expansão da política de leitura na região e, por seu acervo temático em direitos humanos, é propício ao desenvolvimento de processos formativos e politizadores para a população.

ACERVO TEMÁTICO
Possui cerca de 512 exemplares com diversos temas ligados aos direitos humanos como: Direito da mulher, do idoso, da criança, Declaração universal dos direitos humanos, aborto, ECA, violência urbana, discriminação racial, feminismo, homossexualismo, imigração, prisioneiros políticos, combate à corrupção, ditadura militar, entre outros.

ACERVO GERAL
A Biblioteca Temática Direitos Humanos possui MAIS DE 27 mil exemplares em seu acervo, que é constituído por livros didáticos, paradidáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, gibis, multimídia, etc.  O acervo de livros pode ser consultado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. A maior parte das obras pode ser emprestada ao usuário matriculado na biblioteca. Veja aqui como se inscrever.

SOBRE O BAIRRO DE CIDADE TIRADENTES
O Distrito de Cidade Tiradentes abriga o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina, com cerca de 40 mil unidades, a maioria delas, construídas na década de 1980 pela COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) e por grandes empreiteiras, que inclusive aproveitaram o último financiamento importante do BNH (Banco Nacional da Habitação), antes de seu fechamento.

A identidade dos moradores de Cidade Tiradentes está diretamente ligada ao processo de constituição do bairro, feita sem um planejamento pré-estabelecido, que levasse em conta as necessidades básicas da população.  Muitas pessoas vieram para a Cidade Tiradentes em busca da realização do sonho da casa própria, embora boa parte tenha se deslocado a contragosto, na ausência de outra opção de moradia. O fato de não terem encontrado no local uma infraestrutura adequada às suas necessidades, e a região oferecer escassas oportunidades de trabalho, fez com que passassem a ter Cidade Tiradentes como bairro dormitório e de passagem e não de destino.


ENDEREÇO
Av. Inácio Monteiro, 6900 térreo
Cidade Tiradentes, São Paulo-SP
CEP 08490-000
Horário: 
3a a 6a feira das 10h às 18h e sábados das 9h às 18h
Telefone: 11 2392.2010 - Administração

E-mail: bcsp.mariafirmino@prefeitura.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/cfcct/

Instagram: https://www.instagram.com/cfcct_/
Site do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes


COMO CHEGAR À BIBLIOTECA

Terminal CPTM Estação Guaianazes
Ônibus 3026-10 Vila Iolanda II [Plataforma B]

Terminal Mêtro Itaquera  
Ônibus 3756-10 Barro Branco II - Via Beco [Plataforma B]

Fonte: SPTRANS
Para informações sobre linhas e itinerários disque 156 ou acesse o site da SPTrans