Dicas de Leitura - Mês das crianças

Outubro é o mês das crianças e as Bibliotecas estão repletas de livros infantojuvenis para as crianças de todos os gostos e idades.

Dicas Outubro

Em 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças no nosso país. Nas prateleiras das Bibliotecas, você encontra os mais diversos livros infantojuvenis que divertem, surpreendem e agregam conhecimento às nossas crianças.

Confira alguns títulos:

A bola de barbante
Autor: Mauro Martins. Ilustradora: Giselle Vargas.
A bola de barbante era a bugiganga favorita de Elisa. E foi crescendo, de pedaço em pedaço, junto com a menina. Essa cobiçada bola acaba sente o mote para que Elisa descubra um grande prazer: o prazer de compartilhar e de viver a vida solidariamente.

A bela adormecida
Charles Perrault (adaptação de Taisa Borges)
Este terceiro livro da coleção Livro de Imagem traz o texto original de Charles Perrault na releitura imagética de Taisa Borges. A bela adormecida fecha o ciclo de homenagens aos contos de fadas, uma leitura impressionante para Taisa, que afirma: “Eu nunca tinha ouvido falar do final original descrito por Perrault, em que a mãe do príncipe é um ogro e deseja comer os próprios netos, acabando no caldeirão por suas maldades. O que nos encanta como leitores é a qualidade dos textos orais descritos na sua versão integral do século XVII”.

As Crônicas de Nárnia - Volume Único
Clive Staples Lewis. Ilustradora: Pauline Baynes
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal o que mais um leitor poderia querer de um livro? Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.

O ladrão de raios
Rick Riordan
O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

A Batalha do Labirinto
Rick Riordan
O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que o refúgio de semideuses, o Acampamento Meio-Sangue, não seja invadido, Percy Jackson, Tyson, Annabeth e Grover são destacados para uma importante missão: deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento, no emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo – um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.

A arte dos quadrinhos
Raquel Coelho
Em uma perspectiva cronológica, o livro mostra o surgimento e a evolução dos quadrinhos, chegando aos dias de hoje. Com atenção especial para a linguagem característica das histórias em quadrinhos, o texto trata dos primeiros heróis dessas histórias, dos diversos estilos, da importância cultural e econômica dessa arte popular no mundo inteiro. As ilustrações são feitas de sucata, retalhos, bonecos, pequenos objetos e desenhos.

A boca da noite
Sylvia Manzano. Ilustradora: Giselle Vargas.
Mãe e filho sofrem a dor da separação e, compartilhando histórias, procuram juntos compreender e superar a dor da solidão.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo. Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Veja aqui outras dicas de leitura.