Dicas de Leitura - A Independência do Brasil

Entenda o que foi o grito “Independência ou morte!” e o que mudou na vida do nosso país.

Em 7 de setembro de 1822, nosso príncipe-regente D. Pedro de Alcântara bradou o famoso “Grito do Ipiranga” que marcou a emancipação política do nosso país perante Portugal.

Para conhecer o processo que levou o Brasil à independência, saber curiosidades e entender o que mudou para o nosso povo brasileiro, você pode pegar livros emprestados nas Bibliotecas Públicas de São Paulo.

Dicas de Leitura - A Independência do Brasil

A Independência do Brasil - Iara Lis Schiavinatto Carvalho Souza
Grito do Ipiranga, data nacional, heróis. Marcas da Independência, mito de origem do Brasil. Neste livro, sem tentar negar ou ignorar essas e outras representações, a autora recupera os riscos e as apostas políticas, as experiências cotidianas e a construção de uma soberania nacional.
Brasil - História - Independência, 1822

1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil - Laurentino Gomes
O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil, a fim de devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. “1808” é o relato de um dos principais momentos históricos brasileiros, que nos levaram, entre outras coisas, à Independência.
João VI, Rei de Portugal, 1767-1826 - Carlota Joaquina, Rainha, consorte de D. João VI, rei de Portugal, 1775-1830 - Brasil - História - João VI, 1808-1821 - Independência, 1822

7 de setembro: independência, o que mudou? - Alfredo Boulos Júnior
A Independência do Brasil foi o fato ocorrido às margens do Riacho do Ipiranga ou um processo que começou com a chegada de D. João? Por quê? Até que ponto pode-se dizer que o Brasil tornou-se independente em 7 de setembro de 1822? Tanto D. Pedro I quanto Frei Caneca queriam o Brasil independente de Portugal. A maneira como eles viam a Independência era a mesma?
Brasil - História - Independência, 1822

Independência ou morte: a emancipação política do Brasil - Ilmar Rohloff de Mattos e Luis Affonso Seigneur de Albuquerque
A proposta da coleção História do Brasil em Documentos parte da reprodução comentada de documentos de época - textos oficiais, cartas, letras de música, artigos de jornal e fotos, entre outros - para expor temas relevantes da vida brasileira com a máxima fidelidade.
Brasil - História - Independência, 1822

História dos fundadores do império do Brasil - Octávio Tarquínio de Souza
Coleção que estuda a história política brasileira por meio das biografias dos dirigentes do 1º Reinado e Regências: Bernardo Pereira de Vasconcelos, Evaristo da Veiga, Diogo Antônio Feijó, José Bonifácio e D. Pedro I.
Pedro I, Imperador do Brasil, 1798-1834 - Brasil - História - 1763-1822 - Império, 1822-1889

7 de setembro de 1822: a Independência do Brasil - Cecília Helena de Salles Oliveira
O 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, é a mais conhecida e celebrada data nacional. O feriado anual que recebe enorme cobertura da imprensa e dos meios de comunicação possui uma faceta lúdica e uma dimensão cívica.
Brasil - História - Independência, 1822

----------------------------------------------------------------------------------------------

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB.

Veja aqui outras Dicas de Leitura com livros do acervo SMB.

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.