Dicas de leitura - Meio ambiente em foco

Aproveite o Dia do Meio Ambiente (5 de junho) para ler um pouco mais sobre o assunto!

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela ONU em 1972 com o intuito de aumentar a conscientização da população com relação às mudanças climáticas, às ações individuais e coletivas, ao consumo consciente e muito mais.

Nas Bibliotecas você encontra obras que explicam a situação ambiental do Brasil e do mundo e ainda dão algumas dicas do que podemos fazer para nos tornarmos mais sustentáveis.

Capas Junho


Evolução e biodiversidade, o que nós temos com isso?
Maria Elisa Marcondes Helene e Beatriz Marcondes
Utilizando o conceito de biodiversidade como fio condutor, este livro traça um perfil das perdas ambientais do planeta na atualidade. As autoras procuram esclarecer o papel da diversidade cultural humana na preservação da diversidade biológica e abordam os efeitos da agricultura moderna sobre a perda de diversidade e o papel das florestas como fornecedoras potenciais de medicamentos. Veremos por que o desaparecimento de uma espécie, mais do que constituir uma perda irreparável, é também um sinal indicador da destruição do próprio local em que essa espécie vive.

Série: 50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta
Siân Berry
A série ensina como as pessoas devem adaptar seus hábitos e o que devem mudar no comportamento para combater o aquecimento global e outros danos ao meio ambiente. Alguns títulos da série são:
Como consumir sem descuidar do meio ambiente
Este livro pretende ensinar como escolher produtos que agridem menos a natureza, como consumir sem desperdiçar e sem comprometer a qualidade e o custo dos produtos, e como ter uma atitude mais ecológica no supermercado e na hora de comprar presentes.
Como viajar sem prejudicar o meio ambiente
Antes de sair de férias ou de fazer uma viagem de fim de semana, o leitor poderá escolher entre alternativas mais econômicas de passeio, que além de gastar menos tempo e dinheiro, emitirão menos monóxido de carbono na atmosfera. O livro traz ainda sugestões de como comprar um carro ou utilizar um transporte público menos poluente.
Como usar água e energia sem desperdício
Com ilustrações divertidas e texto bem-humorado, a autora ensina como reaproveitar a água do banho e da cozinha em outras partes da casa. A água cinza - como é conhecida a água que já foi utilizada em outro momento - pode ser reaproveitada na hora de regar o jardim, por exemplo.

40 contribuições pessoais para a sustentabilidade
Genebaldo Freire Dias
São 40 tópicos, de leitura leve e ilustrados, que semeam uma conscientização individual que estará na base de ações coletivas e eficazes. O pequeno livro se insere no embate entre as manifestações de degradação ambiental e a reação da espécie humana para contê-la ou evitá-la, com sugestões para ações pontuais, providenciais e realistas.

50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra
The Earth Works Group