Dicas de Leitura - As Mães na Literatura

O Dia das Mães está chegando e, para conhecer melhor o rico universo dessas figuras tão importantes em nossas vidas, que tal ler alguns livros sobre o assunto?

São diversas histórias sobre a importância das mães nas vidas de seus filhos, os conflitos dessa relação, as dificuldades enfrentadas por elas e também a convivência com outras mães (como avós, tias, bisavós).

Nas Bibliotecas você encontra livros como:

Dicas Maio 2011


Mãe que faz e acontece
Edi Lima

 

Mãe é uma unanimidade - apesar dos seus defeitos e esquisitices, todo mundo concorda que nunca se inventou coisa melhor no mundo. O livro conta a importância da figura materna no decorrer da vida do filho, com sua força, seu amor e sua amizade.


Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar (e outras crônicas)
Moacyr Scliar

Coletânea de crônicas contemporâneas de Moacyr Scliar, em que percebemos a preocupação em estabelecer alianças fraternais e familiares nessas aventuras do dia-a-dia do qual todos participamos intensamente.


Mãe em noite de lua cheia
Luiz Antonio Aguiar

Ser bruxa ou ser fada, lutar para ser feliz ou atender aos desejos dos outros? Era essa a grande dúvida na vida da mãe de Bisa, uma mulher que, aos 36 anos, resolve optar pelo risco de acreditar nos seus sonhos e lutar por eles mesmo que isso magoe sua filha adolescente. Ao se separar do marido, a mãe resolve escrever à sua filha relembrando os momentos de quando viviam juntas.


O dia em que troquei de mãe
Jaqueline de Mattos

Bruna não agüenta mais a mãe. São tantas as exigências e obrigações que o melhor é fugir e ir morar na casa de Susan, onde a situação parece ser melhor. Mas nem sempre as coisas são como parecem.


A mãe da mãe da minha mãe
Terezinha Alvarenga

A menina de cinco anos vai conhecer a bisavó numa casa cheia de encantos. Mas como perceberá aquela figura tão idosa? A velhinha inspirará carinho ou medo na bisneta? As ilustrações e o projeto gráfico, com recortes especiais, fazem o leitor acompanhar a menina em sua descoberta.



A programação cultural de maio traz várias atividades ligadas à comemoração do Dia das Mães, tais como:

Oficina Ikebana com a monja Ana
Ikebana é uma arte floral que se originou na Índia, onde os arranjos eram destinados a Buda, e foi personalizada na cultura nipônica, pela qual é mais conhecida. Em contraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, rítmica e colorida.
Livre. Carga horária de 90 minutos.
20 vagas. Inscrições até 4 de maio, diretamente na Biblioteca, pelo telefone 11 2292-3439 ou pelo e-mail bmadelphafigueiredo@yahoo.com.br

Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 6 de maio às 14h e às 15h30


Contação de histórias: Contar é preciso, ler é indispensável
Com Andréa de Sousa
Contos e declamação de poemas divertidos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler: “Mamãe com açúcar” e “Contos de facécias, de suspense, de fadas e de meiguice”.
Público: participantes de programas de incentivo à leitura, jovens e adultos. 60 minutos.
Inscrições pelos telefones 11 5687-0408 e 5691-0433

Biblioteca Belmonte
Dia 10 de maio às 10h e 14h


Contação de histórias: Contos para pequenos e grandes de Rubem Alves
Com Solange Lopes
Histórias para pequenos e grandes em torno de temas dolorosos, em homenagem às mães. De autoria do escritor Rubens Alves: “O pássaro encantado”, “Como nasceu a alegria” e outras.
Livre. 40 minutos.

Biblioteca Castro Alves
Dias 24 e 26 de maio às 10h

Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 25 de maio às 10h
Dia 27 de maio às 14h

 

Veja aqui outras dicas de leitura