Dicas de Leitura - Clássicos em Quadrinhos

Obras clássicas da Literatura adaptadas para histórias em quadrinhos disponíveis nas bibliotecas.

As histórias em quadrinhos são, muitas vezes, o primeiro contato das pessoas com a leitura. Por serem dinâmicos, rápidos, ilustrados e ao mesmo tempo complexos, os quadrinhos vêm ganhando espaço entre os tradicionais livros. Muitos clássicos da Literatura vêm sendo adaptados com a intenção de aumentar o acesso do público.

Nas estantes das Bibliotecas Públicas, Ônibus-biblioteca, Pontos de Leitura e Bosques de Leitura de São Paulo você encontra adaptações como:

Iracema

Iracema em quadrinhos
(Autor: José de Alencar; Adaptação: Jão e Oscar D’Ambrosio)
Esta versão em quadrinhos da obra de José de Alencar mantém o texto original e a fidelidade à preocupação central do escritor cearense - o nacionalismo, tanto nos temas quanto na maneira de escrever.
A história é sobre o amor da índia Iracema e do português Martim, que em meio à colonização, vivem um romance cheio de aventuras, perigos e surpresas.



O Ermitão da Glória

O Ermitão da Glória
(Autor: José de Alencar; Adaptação: Sonia Maria Sarti; Ilustração: José Antonio Rossin)
José Antonio Rossin, um admirador das obras de José de Alencar, começou a ilustrar a história do Ermitão em 1954, porém morreu antes de terminá-la. Sonia Maria Sarti fez um trabalho de buscas do texto original e conseguiu publicar esta adaptação em 2008. Por ser uma obra inacabada, o final da história fica na imaginação dos leitores.
Nessa história marítima, a cidade do Rio de Janeiro e sua geografia exuberante e praticamente intocada, no início do século XVII, são palco das aventuras e desventuras românticas do jovem Aires de Lucena. Ele trava lutas contra os invasores franceses e holandeses, e contra o destino, que se lhe confere sorte nas batalhas, por outro lado lhe prepara dolorosa provação na vida pessoal.

O Corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame
(Autor: Victor Hugo; Adaptação: Michael Ford; Ilustração: Penko Gelev)
Atraente aos jovens, o livro permite que o leitor conheça ou recapitule a criação de Victor Hugo que, embora reduzida, está muito bem ilustrada.
Abandonado ainda bebê e criado na catedral de Notre Dame, o corcunda Quasímodo vive incógnito. A chegada da bela cigana Esmeralda inicia uma trágica série de acontecimentos que leva a inveja, traição e assassinato.





Além dessas adaptações, você também encontra muitas revistas em quadrinhos no acervo das Bibliotecas, como:

Arqueiro Verde


Arqueiro Verde

(Roteiro: Andy Diggle; Ilustração: Jock)
O Arqueiro Verde se destaca por ser um herói diferente dos demais. Ele tem um tremendo senso social e é capaz de combater qualquer oponente, inclusive a própria lei, quando acredita que a causa é justa. Seu jeito “pé-no-chão” de agir, tomando decisões e fazendo coisas que nem todos heróis têm coragem ou gostariam de fazer, impressionam seus leitores. Seu temperamento irascível é lendário. Sua compaixão é ainda maior.
 


Astroboy Astro Boy
(Autores: Osamu Tezuka e Akira Himekawa)
A história se passa em uma ambiente futurista, onde é comum ver a convivência entre andróides e humanos. Astro Boy é um desses andróides. Criado para substituir o falecido filho de um cientista, ele acaba sendo rejeitado quando percebem que ele nunca poderia substituir um humano. Apenas muito tempo depois as habilidades de Astro são descobertas e ele começa então a ser educado para combater o crime e a injustiça, geralmente enfrentando andróides rebeldes e alienígenas malvados.
A série se transformou em animação para televisão e você encontra as três edições da saga nas Bibliotecas.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Veja aqui outras dicas de leitura

As Bibliotecas da cidade desenvolvem projetos ligados às Histórias em Quadrinhos, como o FanZines nas Zonas de Sampa, que são oficinas de HQ. A cada semestre, são abertas novas turmas para o aprendizado das técnicas de produção dessas histórias.

Confira mais informações sobre o projeto em http://hqzineszonas.blogspot.com e fique atento ao site das Bibliotecas para conhecer toda a nossa programação.