Dicas de Leitura - Mulheres

Adélia Prado, Elena Ferrante, Elizabeth Bishop, Malala Yousafzai, Margaret Atwood e Paula Hawkins são as autoras escolhidas em nosso catálogo de livros para homenagear a todas as mulheres neste 8 de março de 2018, dia Internacional da Mulher.

Com licença poética Flores

Quando nasci um anjo esbelto,
     desses que tocam trombeta, anunciou:
          vai carregar bandeira.
               Cargo muito pesado pra mulher,
                    esta espécie ainda envergonhada.
                          Aceito os subterfúgios que me cabem,
                              sem precisar mentir.
                                   Não sou feia que não possa casar,
                                        acho o Rio de Janeiro uma beleza e
                                             ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
      Inauguro linhagens, fundo reinos
           — dor não é amargura.
                Minha tristeza não tem pedigree,
                     já a minha vontade de alegria,
                          sua raiz vai ao meu mil avô.
                               Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
                                    Mulher é desdobrável. Eu sou.


                                                                                Adélia PradoBagagem
 

 Adélia PradoAdélia Prado - escritora brasileira, nascida em Divinópolis em 13 de dezembro de 1935. Professora por formação, exerceu o magistério por 24 anos, até que a escrita tornou-se sua atividade central. Revitalizou a literatura, inserindo a mulher como intelectual, valorizando-a como ser pensante, mesmo incorporando as funções de mãe, esposa e dona-de-casa.

Poesia reunida
Bagagem
Ficções
Quando eu era pequena (prosa)
e outras obras...

 

Elena Ferrante - identidade em segredo

Elena Ferrante - Pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Especula-se que nasceu em Nápoles, a mesma paisagem da maioria de seus romances e que seja casada com Domenico Starnone. Há uma certeza sobre Elena Ferrante: escreve desde 1991, ano em que publicou seu primeiro romance, Um Estranho Amor (L'amore molesto), bem recebido pela crítica e convertido em filme.

Tetralogia Napolitana: A amiga genial, História do novo sobrenome, História de quem foge e de quem fica, e História da menina perdida.
Outras obras: Dias de abandono, Um amor incômodo, Uma noite na praia (infantil)
 

 

Elisabeth BishopElizabeth Bishop - escritora norte-americana, nascida em Worcester em 8 de fevereiro de 1911, foi considerada uma das mais importantes poetisas do século XX a escrever na língua inglesa. Poeta, lésbica e modernista, em seus 68 anos de vida, escreveu 101 poemas e às vezes levava anos para burilar um verso.

Uma Arte
O iceberg imaginário e outros poemas
Esforços do afeto e outras histórias
Prosa
e outras obras...

 

Malala Yousafzai

Malala Yousafzai - ativista paquistanesa nascida em Swat em 12 de julho de 1997. É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. O ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prémio Nobel.

Eu sou Malala

 

 

Margaret AtwoodMargaret Atwood - escritora canadense nascida em Ottawa em 18 de novembro de 1939. Atua como romancista, poetisa, contista e ensaísta. É reconhecida com inúmeros prêmios literários internacionais importantes. Muitos de seus poemas foram inspirados por contos de fadas europeus e mitologias euroasiáticas.

O conto de Aia, A história de Aia
A noiva ladra
Lesão corporal
e várias outras obras

 

Paula Hawkins

Paula Hawkins - escritora britânica nascida no Zimbabwe em 26 de agosto de 1972. Escreveu quatro romances sob o pseudônimo de Amy Silver, porém seu sucesso veio ao escrever uma história mais adulta e séria. A garota do Trem, seu best-seller de 2015, que fez sucesso também no cinema, é um complexo thriller, com temas de violência doméstica, abuso de álcool e de drogas.

A garota no trem
Em águas sombrias

 

 

Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras Dicas de Leitura de 2018.