Música

Programação de dezembro de 2013

Conjunto Retratos

Choro na Manhã
Conjunto Retratos
O Choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Música de arquétipos, que exige do músico muito domínio de seu instrumento e uma apurada percepção de códigos e senhas que se encaixam em gigantescos improviso. Todo primeiro domingo os amantes da boa música estão convidados a prestigiar o projeto e em cada apresentação, além do Conjunto Retratos, há sempre um convidado, incluindo a platéia, participando da apresentação que mistura música, poesia, história e entretenimento. Antes do recital há um café da manhã preparado especialmente para o público presente.
Dia 1º de dezembro às 11hBiblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro


Orquideas do Brasil

Orquideas do Brasil cantam Itamar Assumpção
Participação especial de Anelis Assumpção.
Nos anos 90, Itamar Assumpção convocou jovens instrumentistas e cantoras e formou a banda "Orquideas do Brasil". Juntos, gravaram a trilogia "Bicho de 7 Cabeças", tendo como convidados Tom Zé, Rita Lee e Jards Macalé, entre outros.
As Orquideas do Brasil - Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Clara Bastos, Lelena Anhaia, Simone Sou, Adriana Sanches, Miriam Maria e Georgia Branco - continuam florindo aos cuidados dos arranjos do mestre jardineiro Itamar Assumpção, e apresentarão nas bibliotecas canções como "Coração absurdo", "Milágrimas" e "Sei dos caminhos".
Dia 6 de dezembro às 19h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 7 de dezembro às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Noel Rosa – O Poeta, o Músico, o Cronista de Uma Época
CYa. Grita Absoluta e Grupo JB Samba.
Dez atores-cantores encenam 38 personagens para apresentar a vida do grande compositor de Vila Isabel: os problemas familiares, os envolvimentos amorosos, o relacionamento com os amigos músicos - Braguinha, Francisco Alves, Nássara, Ismael Silva, Orestes Barbosa, Mário Reis, Lamartine Babo, Almirante, a polêmica com Wilson Baptista, a luta íntima contra o defeito facial de nascença.
Porém, o enfoque especial deste espetáculo são as grandes obras que ele compôs em apenas sete anos - 1929 a 1937 e, inédito: Palpite infeliz, Não tem tradução, Conversa de botequim, Último desejo, Três apitos, Fita amarela, As pastorinhas, Com que roupa? são algumas das músicas que os atores cantam, ao vivo, em arranjos alegres e modernos, acompanhados pelo consagrado conjunto paulistano JB SAMBA, com 43 anos de carreira.
Dia 7 de dezembro às 16hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Veja também:

Cinema da Vanguarda Francesa (anos 20) + Trilha musical ao vivo
Biblioteca Viriato Corrêa