Dicas de Leitura - Carnaval, a maior festa popular do Brasil

Confira nossa dicas e aproveite seu carnaval

O carnaval teve sua origem na Grécia, onde os deuses da fertilidade do solo e da produção eram celebrados. No ano de 590 D.C., a Igreja Católica implantou a festa em seu calendário. Nessa época cada localidade festejava à sua maneira.

Com o tempo, o Carnaval virou uma grande festividade realizada em diversas partes do mundo. O Brasil tem o maior Carnaval do planeta, movimentando milhões de reais anualmente.  

Veja alguns dos livros que falam sobre essa grande festa.

Almanaque do carnaval
Almanaque do carnaval: a história do carnaval, o que ouvir, o que ler, onde curtir
André Diniz
Descubra como isso tudo começou, viajando no tempo até chegar às grandes folias da atualidade. Além da história do carnaval, o leitor descobre a trajetória dos gêneros musicais identificados com a festa: o samba, a marchinha, o frevo e o axé. São canções, compositores e intérpretes que marcaram época; biografias, casos curiosos e informações sobre o contexto político, social e cultural de cada período. Há ainda mais de 120 imagens, indicações de livros e filmes e dicas de onde cair na folia em todo o Brasil.
Carnaval
Carnaval
Claudio Edinger, Arnaldo Jabor, Jorge Amado, Roberto da Matta
No carnaval vale tudo. Como uma epidemia de delírio e volúpia, essa festa mostra o que está por baixo da máscara séria que usamos, revelando a alma brasileira e a real matéria de que somos feitos. Todas as fotos dessa coleção foram tiradas por Claudio Edinger durante a loucura do Carnaval brasileiro.
Crnaval Carnavais
Carnaval, carnavais
José Carlos Sebe Bom Meihy
A presente obra relata a trajetória histórica do carnaval, desde as suas origens nas celebrações mitológicas da antiguidade clássica até os nossos dias.
Meu carnaval Brasil
Meu carnaval Brasil
Felipe Ferreira, Ricardo Cravo Albin, Sérgio Cabral
Em 228 páginas, toda a história dessa festa desde as origens: são 200 imagens e textos acompanhados de um CD com 14 músicas de carnaval, de Lamartine Babo a Braguinha.
Brasil, os bastidores do carnaval
Brasil, os bastidores do carnaval
Betty Milan, Jorge Bodansky, Jorge Hirata
Com fotografias de Jorge Bodansky e Jorge Hirata e texto de Betty Milan, apresenta o universo carnavalesco por meio dos adereços de carnaval das escolas de samba cariocas. O objetivo é entrar no espaço fechado do barracão, exibir o anteato em que o carnaval se produz e incitar a imaginação.
100 anos de carnaval no Rio de Janeiro
100 anos de carnaval no Rio de Janeiro
Haroldo Costa
Uma visão panorâmica e informativa da nossa maior festa popular, neste século em que ela cresceu, desenvolveu-se e adquiriu um status único em todo mundo.
Zé Pereira, corso, batalha de confete, banho de mar à fantasia, bailes, concursos de fantasia, blocos, escolas de samba e muito mais.
 

Veja aqui outras dicas de leitura.

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB. Consulte a lista das bibliotecas das regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

ATENÇÃO: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto, tais como - Carnaval - Brasil; Carnaval - Brasil - Usos e costumes;  Carnaval - Brasil - História, para localizar outras obras e as bibliotecas em que estão disponíveis.