Literatura nas Bibliotecas

Veja a programação de literatura que acontece em setembro na Bibliotecas Alceu Amoroso Lima, Biblioteca Álvaro Guerra, Biblioteca Amadeu Amaral, Biblioteca Belmonte, Biblioteca Jamil Almansur Haddad, Biblioteca Paulo Setúbal, Biblioteca Raimundo de Menezes, Biblioteca Vicente de Carvalho e no SESC Pinheiros em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas e A Cor da Letra



Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Mitologia Grega
Coord: Ajax Perez Salvador e Wladia Beatriz Correia
Baseando-se na leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real.
Às quintas, das 15h às 16h30, de 1 a 29 de setembro.

Vamos ler?
Coord: Ângela Maria Arantes Figueiredo, Nilze De Grande Rocha e Márcia Marur
Programa que instiga à Leitura: crianças e jovens escolhem poemas no acervo da biblioteca, para lerem em voz alta, individualmente ou em grupos.
26 de setembro das 9h às 10h, das 10h às 11h, das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30


Biblioteca Álvaro Guerra
Leitura em voz alta
Coord: Silvana Maria Clivati
A atividade focaliza a leitura em voz alta e em grupo, desenvolvendo competências de análise, entendimento e expressão sobre o texto lido e suas possíveis relações com a vida cotidiana. Os textos para leitura serão escolhidos previamente pelo grupo participante e fornecidos pela biblioteca (contos, textos jornalísticos, crônicas e outros).
Às quintas, das 14h30 às 16h30, de 1º a 29 de setembro

Caminhando para a leitura
Coord: Neide Russo e Marlene Takatohi
O programa tem como objetivo incentivar a leitura entre as crianças, com foco principal nos livros, que serão selecionados de acordo com a idade das crianças. 6 a 12.
Às sextas, das 9h às 10h, de 2 a 30 de setembro

Roda de leitura – Clarice Lispector
Coord: Neide Russo
A atividade tem como objetivo o incentivo à leitura. Os participantes, de comum acordo, selecionam um livro do acervo da biblioteca. Após o prazo de 30 dias eles retornam e debatem entre si suas impressões sobre a leitura. Livro do mês: Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector.
26 de setembro, das 14h30 às 16h30


Biblioteca Amadeu Amaral
Mediação de Leitura
Com Márcia Cristina Cortez Mauro
Atividade de mediação de leitura com o Grupo da 3ª idade “Sempre é Tempo”. Aberto a interessados. 60 min.
Às quartas, às 10h, de 14 a 28 de setembro


Biblioteca Belmonte
Contar, brincar e ler – a arte de construir o gosto pelo livro
Com Antonia Andréa de Souza
Este projeto identifica vocações literárias, forja leitores potenciais e prepara ouvintes e contadores de histórias. Com participação das crianças da EMEF Min. Calógeras. 6 a 10.
13 de setembro, das 14h às 15h30
27 de setembro, das 14h às 15h30

Procuram-se bibliófilos
Com Antonia Andréa de Sousa
Leitores do livro “Mulheres que correm com os lobos” são convidados para comentar e debater experiências e reflexões da leitura. Mediação da jornalista Vanessa Meriqui, do Grupo Matilha.
15 vagas. Inscrições até 16 de setembro pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433.
17 de setembro às 15h

XI Encontro de escritores cordelistas
Encontro do público com o cordelista Pedro Monteiro, da Caravana do Cordel. O escritor discorre sobre sua trajetória na literatura de cordel e sobre a importância do cordel como ferramenta pedagógica e cênica. Na ocasião o escritor lançará o cordel “O Triunfo do Poeta no Reino do Cafundó”.
29 de setembro às 19h

Espaço gourmet – delícias da literatura oral – de boca em boca
Com Antonia Andrea Souza
A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto para uma interessante degustação literária; o cardápio traz cantigas de roda gratinadas ao forno da memória, salpicão de trava línguas servido com lascas de trovas, contação de causos recheados de cordel acompanhados de anedotas bem passadas e sorvete de advinhas com cobertura de charadas.
30 de setembro às 14h


Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Entre na roda, leitura para crianças
Com Joselita Barreto.
Leitura de contos e poesias para o público infantil 3 a 6 anos
12 de setembro às 10h


Biblioteca Paulo Setúbal
Chá com leitura
Roda de leitura em voz alta de histórias temáticas para todas as idades. Ao final, é servido um delicioso chá. Livre.
14 de setembro às 15h
28 de setembro às 15h



Biblioteca Raimundo de Menezes
Roda de leitura
Coordenação Fernanda Mendes Queiroz
Encontro com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura em que os participantes terão a oportunidade de ler e discutir textos de diferentes gêneros narrativos. Para maiores de 10 anos,  50 min.
28 de setembro às 10h


Biblioteca Vicente de Carvalho
Entre na roda de leitura na Cohab 2
Com Cléo da Silva Lima
Leitura de textos infantojuvenis. Presença dos alunos da E.E. Prof. Joaquim Silvério Gomes dos Reis. Aberta a interessados. 40 min.
21 de setembro às 9h30


SESC Pinheiros
Conversas ao Pé da Página
Numa parceria do Sistema Municipal de Bibliotecas com o Sesc, A Cor da Letra e outros realizadores, acontece mensalmente um Seminário de Leitura, que tem como objetivo promover reflexões e intercâmbios de experiências sobre mediação de leitura e formação de leitores.
O ciclo teve início em abril e vai até outubro, sendo possível se inscrever para qualquer palestra pelo endereço www.conversapepagina.com.br. Os encontros são gratuitos e têm vagas limitadas.

Biblioteca e formação de leitores
Com Silvia Castrillón, bibliotecária colombiana que tem liderado a criação de diversas instituições de promoção da leitura como a Associação Colombiana de Leitura e Escrita (ASOLECTURA), e Maria Zenita Monteiro, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.
13 de setembro das 13h às 18h