Semana Leitur@com.prazer articula Secretarias Municipais para promover a leitura

Entre 25 e 29 de abril, diversas ações de promoção à leitura serão desenvolvidas em diversos locais

Share/BookmarkCompartilhe

As Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura e Educação uniram forças no projeto Leitura@com.prazer, que começa dia 25 de abril, na Biblioteca Mário de Andrade e se estende até 29 de abril com encerramento no Teatro João Caetano.

O objetivo da Semana da Leitura, criada pela Lei nº 14.477 de 11/07/07 e regulamentada pelo Decreto 50.756 de 28/07/09, é chamar a atenção para  a questão da leitura na cidade, por meio de ações que promovam o livro.

Dia 27 de abril, o professor Dr. Ilan Brenman ministra palestra no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, a partir das 15h, no qual aborda a questão da mediação da leitura e a narração das histórias, esta última, uma das principais formas utilizadas hoje em dia para sensibilizar jovens e adultos com relação à leitura.


A programação completa pode ser consultada abaixo:

25 de Abril/2011
10h30 - Abertura na Biblioteca Mário de Andrade (entrada da Av. São Luís), contando com a presença de Maria Zenita Monteiro e da escritora Silvana Salerno.
Maria Zenita Monteiro é coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria de Cultura de São Paulo.
Silvana Salerno é formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Recebeu o Prêmio Figueiredo Pimentel "O Melhor Livro Reconto" de 2007 da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) por Viagem pelo Brasil em 52 histórias e escreveu o Mini Larousse dos Direitos da Criança, o Brasil Criança (publicação do Itamaraty para apresentar o Brasil a crianças brasileiras e estrangeiras) e traduções e adaptações de Germinal, de Émile Zola, e Ilusões perdidas, de Balzac, que receberam o certificado de Leitura Altamente Recomendável da FNLIJ. O volume mais recente da Coleção Germinal é Guerra e paz, de Tolstói, adaptação de Silvana lançada em maio de 2008.
 
Ações: Performance do Grupo Pé de Zamba na entrada da biblioteca, com o espetáculo SILIBRINA, que convida o público à participação com brincadeiras, curiosidades sobre os livros, origens e importância. Autoridades e convidados postarão suas leituras preferidas no blog Semana Leitur@com.prazer.
        
26 de Abril/2011
15h – Entrega de Caixa estante na unidade de CRAS Santo amaro, abrindo o projeto de implantação de 13 Caixas-Estante,  nas unidades de SMADS, a saber. Entrega oficial: Unidade Santo Amaro. Receberão Caixa-estante as unidade de Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia / Brasilândia, Perus, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme,  São Mateus/Sapopemba, Aricanduva/ V. Formosa / Carrão, Vila Prudente / Sapopemba, Vista Alegre, Guaianazes e Mooca.
 
27 de Abril/2011
15h – Palestra “Mediação de Leitura e a narração de histórias” com o Prof. Dr. Ilan Brenman (no auditório da Biblioteca Mário de Andrade) – Os interessados devem chegar com meia hora de antecedência.
Ilan Brenman é Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação da USP, bacharel em psicologia pela PUC-SP, autor de 40 livros (alguns premiados e traduzidos no exterior) e foi consultor da Fundação Abrinq e da Fundação Orsa.
 
Encontro com Escritores nas Bibliotecas, CEUS e Unidades da Rede Municipal de Ensino.
 
28 de Abril/2011
Encontro com Escritores nas Bibliotecas e nas Unidades da Rede Municipal de Ensino, incluindo CEUS.

29 de Abril/2011
9h – Abertura com apresentação o espetáculo SILIBRINA, com Grupo Pé de Zamba.
Tema do encontro: LEITURA e NARRAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL
Local: Teatro João Caetano - Rua Borges Lagoa nº 650 - Vila Clementino
Fala Institucional da Comissão - Secretarias Municipais de Cultura, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social - Avaliação da 1ª Semana da Leitura
 
10h – Mesa redonda com Giba Pedroza
Formado em Letras,  é contador de histórias e pesquisador da tradição oral, literatura e cultura infantil há mais de vinte anos. Foi roteirista do programa radiofônico infantil “Quintal Encantado”, ministrou cursos e oficinas para professores e arte-educadores, foi um dos fundadores do Grupo Girasonhos, com o qual lançou o CD Roda de Histórias. Realizou ao lado da instrumentista Renata Mattar rodas de histórias temáticas com cantigas e canções, intitulada “Contos de Todos os Cantos”, que percorreu todo o interior do estado de São Paulo na “Mostra SESC de Artes”. Seu trabalho foi repercutido em grandes veículos de comunicação como TV Globo e TV Cultura.  Giba idealizou e participou de diversos eventos de contadores de histórias como “Festival do Lobisomem" (2001 – S.Luis do Paraitinga/SP) e “Boca do Céu”Encontro Internacional de Contadores de Histórias. Atualmente é assessor da programação da Biblioteca Hans Christian Andersen – Temática em Contos de Fadas, onde também coordena o Curso Básico de Formação para Contadores de Histórias.
 
12h – Intervalo para almoço

14h – Sônia Pasqual e Márcia Wada
Sônia Pasqual é doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Sônia tem experiência na área de mediação cultural. Atua principalmente nos temas: Crianças e Adolescentes em Situação de Abrigo; Mediação e Ação Cultural; Dialogia; Dispositivos Informacionais e Culturais; Narrativas Audiovisuais. Atualmente é bolsista FAPESP e colaboradora nos grupos de pesquisa: Cidade do Conhecimento - CTR-ECA-USP, com foco em gestão de acervos audiovisuais (armazenamento, indexação e circulação) e como pesquisadora júnior do ColaborI - Colaboratório de Infoeduacação.

Márcia Wada é mestre em Educação, pedagoga, psicóloga clínica, coordenadora  e assessora  de projetos sociais e educacionais na A Cor da Letra - Centro de Estudos e Assessoria em Leitura e Literatura Infantil, Márcia trabalha em diferentes espaços como escolas públicas, organizações não-governamentais e empresas privadas. Tem especialização no trabalho com adolescentes e jovens. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo de D.W. Winnicott, autora do livro “Juventude e Leitura” (Annablume, 2004).

17h – Encerramento
 
COMISSÃO ORGANIZADORA DA SEMANA DA LEITURA
 
SMC:
Alice Aurora Bandini Tavares de Campos
Elisangela Alves Silva
Rita de Cassia Rodrigues Silva (suplente)
Doroty Rojas (suplente)
Izilda Santos da Silva Patti (apoio)
 
SME:
Fátima Bonifácio
Silvia Moretti Rosa Ferrari
Elisabeth Fernandes de Souza (suplente)
Rosa Maria Laquimia de Souza (suplente)
 
SMADS:
Regina Dias Brasil
Vânia Baptista Nery Thomaz
Ana Luiza Tomaselli Emendabili (suplente)
Emiko Nagamine (suplente)