O Escritor na Biblioteca 2011

Os convidados do mês de abril são Sérgio Vaz, Heloísa Prieto, Rosana Rios, Márcia Tiburi, Alice Ruiz e Allan da Rosa.

O Escritor na Biblioteca

O Projeto foi criado com o intuito de aproximar os autores de seus leitores através de bate-papo informal, em que os escritores falam de sua vida e obra e respondem os questionamentos do público. O projeto já recebeu grandes nomes da literatura nacional, como Ferreira Gullar, Lya Luft e Pedro Bandeira, além de nomes internacionais como o moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa.

Sérgio Vaz
Sérgio Vaz é conhecido como poeta e agitador cultural. Ele é coordenador do maior sarau de poesias no Brasil, o Sarau da Cooperifa, que transformou um bar, na periferia de São Paulo, em centro cultural. Entre outras atividades culturais, ele é coordenador também do “Cinema na Laje”, que leva filmes de graça para a população. Sérgio Vaz foi eleito pela Revista Época, em 2009, uma das 100 pessoas mais influentes do nosso país.

Sergio Vaz

 Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
Dia 7 às 15h

Biblioteca Milton Santos
Dia 15 às 14h

Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 19 às 14h

Biblioteca Aureliano Leite

Dia 29 às 14h


Heloísa Prieto
Heloísa Prieto é autora infanto-juvenil, pesquisadora, professora e já escreveu para teatro, cinema e televisão, tendo participado no programa Castelo Rá-tim-bum. Algumas de suas obras são “Mil e um fantasmas”, “De primeira viagem”, “Vida crônica” e “O Imperador Amarelo”.

Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 13 às 14h

Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 20 às 14h

Biblioteca Vinicius de Morais
Dia 27 às 14h

Rosana Rios
Rosana Rios é arte-educadora, ilustradora e também roteirista de quadrinhos. Teve 109 livros publicados, entre infantis, juvenis e didáticos e também escreveu roteiros para cinema e televisão. Dentre seus programas mais conhecidos estiveram “Bambalalão” e “TV Criança”.

Rosana Rios Biblioteca Raul Bopp
Dia 13 às 14h30

Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 14 às 10h

Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 14 às 14h30

Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 15 às 14h30

Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 27 às 10h

Márcia Tiburi
Marcia Tiburi é graduada em Filosofia e Artes e mestre e doutora em Filosofia. É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da Revista Cult. Já escreveu diversos ensaios e romances. Entre os ensaios encontram-se "As Mulheres e a Filosofia" (Unisinos, 2002), "Filosofia Cinza" (Escritos, 2004), "Filosofia em Comum" (Record, 2008), "Filosofia Brincante" (Record, 2010) e "Diálogo/Desenho" (Senac, 2010). Escreveu os romances "Magnólia", "A Mulher de Costas" e "O Manto", que compõem a Trilogia Íntima. Em maio lança seu ensaio "Olho de Vidro – A televisão e o estado de exceção da imagem" pela editora Record, um trabalho relacionado a pesquisa que fez enquanto trabalhou na televisão.

Marcia Tiburcio

Biblioteca Cora Coralina
Dia 15 às 14h

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 16 às 16h

Biblioteca Malba Tahan
Dia 18 às 14h

Biblioteca Mário Schenberg
Dia 19 às 14h

Alice Ruiz
Alice Ruiz começou a escrever seus poemas na adolescência, mas só os publicava em jornais e revistas. Aos 34 anos, publicou seu primeiro livro “Navalhanaliga” e depois disso não parou mais. Entre suas obras estão “Paixão Xama Paixão”, “Hai-tropikai”, “Vice versos” e “Poesia pra tocar no rádio”. Além de escritora, Alice Ruiz também é cantora e compositora, tendo trabalhos em parceria com Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Itamar Assumpção e outros.

Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 26 às 14h

Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 28 às 14h

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 30 às 16h

Allan da Rosa
Allan da Rosa é escritor, historiador e arte-educador. Organiza cursos independentes de cultura negra nas periferias paulistanas e fundou o selo Edições Toró, que publica vários livros de autores dos movimentos periféricos. Alguns de seus são “Vão”, “Morada” e “Zagaia”.

Biblioteca Paulo Duarte
Dia 27 às 14h