O Escritor na Biblioteca 2010

Entre os convidados de novembro estão o cronista Mário Prata, Fernando Bonassi, Regina Drummond e o moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa.

Escritor na Biblioteca

Criado em 1981, o projeto O Escritor na Biblioteca coloca os escritores em contato pessoal com os leitores. Através de um painel de debates, o escritor apresenta sua obra e relata suas experiências, promovendo a aproximação com os leitores e estimulando a criação literária e o gosto pela leitura.

A edição 2010 do projeto será encerrada em dezembro na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, com uma mesa-redonda seguida pela apresentação musical baseada na obra do poeta Fernando Pessoa.

ENCONTROS

Ricardo Azevedo
Escritor e ilustrador, Ricardo Azevedo já publicou mais de cem livros infantis, que trazem sempre ao fundo a cultura popular brasileira. Algumas de suas obras são: O homem no sótão, O leão Adamastor e Aula de carnaval e outros poemas.
Biblioteca Anne Frank
Dia 3 às 10h
Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 3 às 14h30

Xico Sá
Escritor e jornalista, Xico Sá é dono de um humor afiado e apaixonado pela vida boemia. Seus livros falam dessa alma encantadora das ruas e dos bares e trazem temas como a atual relação entre homens e mulheres. Algumas de suas obras são: Modos de macho & Modinhas de fêmea, Divina Comédia da Fama e Chabadabadá – aventuras e desventuras do macho perdido e da fêmea que se acha.
Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 3 às 14h30
Biblioteca Helena Silveira
Dia 4 às 14h30

Regina Drummond
Autora de livros infantis, contadora de histórias e tradutora, Regina Drummond desenvolve projetos de estímulo à leitura e eventos direcionados a professores e alunos. Algumas de suas obras são: Destino: Transilvânia, Histórias de Arrepiar, Receitas Práticas de Magia e Tudo que uma jovem bruxa precisa saber.
Biblioteca Prof. Arnaldo Giácomo
Dia 8 às 10h
 - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 9 às 10h
Biblioteca Narbal Fontes
Dia 10 às 10h
Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 10 às 14h30
Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 11 às 10h
Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 12 às 10h
Biblioteca Brito Broca
Dia 12 às 14h30

Heloísa Prieto- Heloísa Prieto é autora infanto-juvenil, pesquisadora, professora e já escreveu para teatro, cinema e televisão, tendo participado no programa Castelo Rá-Tim-Bum. Algumas de suas obras são: Mil e um fantasmas, De primeira viagem, Vida crônica e O Imperador Amarelo.
Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 9 às 10h
Biblioteca Thales Castanho
Dia 9 às 14h30

Kátia Canton
Escritora, jornalista e crítica de arte, Kátia Canton encanta a crianças e adultos com sua narrativa. Tem diversos livros infantis e juvenis publicados, como Maria Martins, mistério das formas; Moda: uma história para crianças e Bicho de artista. Várias publicações suas ganharam o selo Obra Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além de outros prêmios.
Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 10 às 10h 
-Biblioteca Mário Schenberg
Dia 10 às 14h30
Biblioteca Milton Santos
Dia 12 às 10h
Biblioteca Cora Coralina
Dia 12 às 14h30

André Vianco
Com histórias cheias de fantasia, terror, suspense e romance, André Vianco conquistas leitores de todas as faixas etárias. Sua temática favorita é vampiros e outros seres fantásticos. Algumas de suas obras são: Os sete, O senhor da chuva, Sementes no gelo, O vampiro-rei e A turma da noite.
Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 10 às 14h

Fernando Vilela
Escritor, ilustrador, artista plástico e educador, Fernando Vilela já fez exposições no Brasil e no exterior. Algumas de suas obras são: Lampião e Lancelote (ganhador do Prêmio Jabuti como Melhor Livro Infantil e Melhor Ilustração), Toalha vermelha e O que cabe num livro.
Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 11 às 10h
Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 11 às 14h30
Biblioteca Castro Alves
Dia 18 às 10h 
Biblioteca Pref. Prestes Maia
Dia 18 às 14h30
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 19 às 9h 

Daniel Munduruku
Filósofo e também o maior escritor indígena do país. Com sua obra, quer transmitir para crianças e jovens a realidade do índio brasileiro, sem estereótipos. Algumas de suas obras são: A velha árvore, As peripécias do jabuti e Coisas de índio (versões adulta e infantil).
Biblioteca Jovina Rocha
Dia 11 às 14h30
Biblioteca Belmonte
Dia 12 às 10h
Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 12 às 14h30

Rodrigo Garcia Lopes
Poeta, tradutor, jornalista e compositor, Rodrigo Garcia Lopes escreve sobre temas contemporâneos advindos de sua experiência em seu estado natal, o Paraná, e de suas viagens pela Europa. Algumas de suas obras são: Nômada, O navegante, Solarium e Polivox.
Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 16 às 14h
Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 17 às 14h
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 17 às 19h
Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 18 às 14h
Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 19 às 14h

Fernando Bonassi
Escritor, roteirista e cineasta, Fernando Bonassi é conhecido nacional e internacionalmente. O autor foi diretor e roteirista do filme Castelo Rá-Tim-Bum e também escreveu a peça teatral As coisas ruins de nossa cabeça. Algumas de suas obras literárias são: A incrível história de Naldinho, um bandidinho ou um bandidão?, 100 coisas, Declaração universal do moleque invocado e O amor é uma dor feliz.
Biblioteca Jovina Rocha
Dia 16 às 15h
Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 17 às 15h 
Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 18 às 15h

Ungulani
Ungulani Ba Ka Khosa é o nome tsonga (grupo étnico do sul de Moçambique) do escritor e professor Francisco Esaú Cossa. Suas obras ficcionais retratam a realidade de seu país. Ualalapi, seu livro de estreia, nos transporta ao passado histórico moçambicano como colônia de Portugal. Outras obras são: Orgia dos loucos, No reino dos abutres e Os sobreviventes da noite.
Biblioteca Brito Broca
Dia 17 às 10h  
Biblioteca Belmonte
Dia 17 às 14h

Ruth Guimarães
Escritora, filósofa, jornalista e tradutora, Ruth Guimarães foi a primeira autora brasileira negra a ganhar projeção nacional, com sua obra Água Funda (1946). A escritora é grande apreciadora e pesquisadora do folclore e da cultura popular brasileira. Algumas de suas obras são: Os filhos do medo, Mulheres Célebres, Lendas e fábulas do Brasil e Medicina mágica: as simpatias.
Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 17 às 14h30
Ponto de Leitura Jardim Lappena
Dia 18 às 10h30
Ponto de Leitura Vila Mara
Dia 18 às 14h30
Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 19 às 14h30

Alberto Martins
Poeta, escultor e gravurista, Alberto Martins transforma as rotinas das cidades em poesia e figura. Algumas de suas obras são: Em trânsito, Café-com-leite e Feijão-com-arroz, Beleza e tristeza e A história dos ossos.
Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 22 às 10h
Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
Dia 24 às 10h
Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 25 às 10h 

Mariana Ianelli
Poeta, jornalista e crítica literária, Mariana Ianelli tem uma obra vasta, apesar da pouca idade. Sua literatura funciona por meio do excesso (de adjetivação, de termos abstratos, de palavras à deriva) e da junção do clássico com o novo. Algumas de suas obras são: Trajetória de antes, Passagens, Almádena e Treva Alvorada.
Biblioteca Castro Alves
Dia 22 às 14h
Biblioteca Clarice Lispector
Dia 23 às 14h
Biblioteca Helena Silveira
Dia 24 às 14h
Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 25 às 14h

Mário Prata
Escritor, dramaturgo e jornalista, Mário Prata já escreveu para teatro, televisão e cinema. Ganhou fama por suas telenovelas, como o sucesso Estúpido Cupido e a recente Bang Bang, que teve coautoria de Carlos Lombardi. Algumas de suas obras literárias são: O morto que morreu de rir, Fábrica de Chocolates, 100 crônicas e Chapeuzinho vermelho de raiva.
Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 24 às 14h
Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 25 às 10h
Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
Dia 25 às 14h
Biblioteca Pedro da Silva Nava
Dia 26 às 10h
 - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 26 às 14h