Outubro Independente

Um dos maiores festivais de arte independente de São Paulo, o Outubro Independente reúne música, cinema, literatura e outras linguagens em diversas bibliotecas

Share/BookmarkCompartilhe

Outubro Independente


Interferência Modulada
Com os poetas Aline Binns, Berimba de Jesus e Caco Pontes e os músicos Guima Mendonça, Lucas Moreno, Orates, Rômulo Alexis e Téo Garfunkel
No  contexto atual, a poesia performática passa por um momento de extrema efervescência. A expressão oral sempre refletiu essencialmente a cultura brasileira, possibilitando a experimentação de linguagens variadas, agregando outros elementos artísticos, seja através da música ou expressão corporal, tendo referência de manifestações como embolada, rap, intervenção urbana, sistemas de som e teatro mambembe. Para valorizar esta tendência que abrange todas as faixas etárias, tanto de artistas como de público, o Coletivo Poesia Maloqueirista leva uma amostra desta fusão Sarau e Jam para algumas unidades da rede municipal de bibliotecas públicas, com participação de membros das comunidades locais, propondo maior interação com as iniciativas culturais de cada região, estimulando o exercício e prática da poética contemporânea, na sua ampla rede de possibilidades.

Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 6 de outubro às 14h

Biblioteca Cora Coralina
Dia 13 de outubro às 14h

Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
Dia 27 de outubro às 15h



Exposição Edições & Alternativas
A exposição “Edições & Alternativas” será composta por publicações produzidas de forma independente e artesanal nos últimos dez anos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A exposição reunirá livretos, livros, postais, jornais e revistas que tiveram como foco a poesia, literatura e arte contemporânea nesta última década.
Abertura - Dia 9 às 18h

Lançamentos
O Coletivo Poesia Maloqueirista vem editando, através de seu selo independente, autores do circuito alternativo de poesia contemporânea. Foram publicados os títulos Multívio (Berimba de Jesus), Delitos & Deleites (Giovanni Baffo), Tarja Preta (Zinho Trindade) e sópro sôpro (Heyk Pimenta), que terão lançamento conjunto na abertura da exposição Edições & Alternativas.
Dia 9 às 18h


SHOW

Show Experimento Prosótypo 6.1 – Volver
Participações especiais: Roberta Estrela D´alva e Carlos Careqa
O show Experimento Prosótypo 6.1 - Volver, marca o retorno da banda em formato diferenciado, apresentando números de repertórios anteriores com novos arranjos e mantendo a característica performática e groove, além de reservar outras surpresas para o público que acompanha a trajetória do projeto desde seu início, em 2006.
Dia 9 às 19h30


Kaoll & Lanny Gordin: Música + Poesia + Palestra Tropicália
Com Mauro David Cukierkom
Durante o evento, o público poderá conhecer, ampliar e discutir o tema da Tropicália com o palestrante Mauro David Cukierkom, pesquisador e profundo conhecedor do assunto. Em seguida, contará com o show de música instrumental Kaoll & Lanny Gordin, atual trabalho do guitarrista lendário, participante de trabalhos dos principais artistas do movimento tropicalista como Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jards Macalé entre outros.
Dia 16 às 18h


Bate-Papo sobre Produção Independente
Com Rogério Guarapiran
Conversa sobre estratégias de modos de publicação material e virtual que visa também discutir se os diferentes tipos de meios de veiculação influenciam na forma, no conteúdo dos textos e na recepção do leitor.
Também haverá lançamento da nova compilação de textos curtos de teatro e poesia, produzidos de forma independente.
Dia 19 às 14h


MESA REDONDA

Terrorismo Poético
Com as participações de Cláudia Schapira, Pedro Tostes, Erton Moraes e Maick Nuclear
Debate sobre ações que buscam causar o estranhamento do cotidiano, através da literatura e intervenções artísticas.
Dia 27 às 19h

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
De 9 à 27 de outubro