Patativa de Assaré: Um canto de fascínio!

O dia em que Santo Amaro virou Assaré, o coreto virou ninho e cem patativas cantaram na praça Floriano Peixoto – 4a feira, 24 de junho 14h às 16h

Patativão

Biblioteca Belmonte - Temática em Cultura Popular com apoio da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, desde maio vem realizando uma série de ações que remetem ao conhecimento, reflexão e à manifestação da obra de Patativa de Assaré no ano em que ele completaria 100 anos. Poeta popular por excelência, Patativa escreveu e divulgou a sabedoria do sertanejo, a exploração dos oprimidos e a força da natureza com tanta intensidade que se tornou referência da cultura popular no Brasil.

A vida e a obra do poeta foram exibidas em documentários e exposições, vivenciadas em oficinas de cordel e serão cantadas por um coral performático infanto juvenil. Cerca de 4800 alunos de quatro escolas públicas da região de Santo Amaro tiveram a oportunidade de conhecer temas da cultura popular em visitas monitoradas à Biblioteca Belmonte, além de terem despertadas suas vocações artístico-literárias a partir da rica obra de Patativa do Assaré. A exposição teve a curadoria do mestre Moreira de Acopiara, especialista em Patativa que também conduziu as oficinas de cordel. Dia 24 de junho, culminamos o projeto com o seguinte roteiro:

  • 14h - VÔO – CORTEJO
100 crianças caracterizadas como Patativa de Assaré vividas por 25 alunos de 4ª e 5ª séries das quatro escolas públicas de Santo Amaro: EE Paulo Eiró, EMEF Carlos Rizzini, EE Mª Petronila e EMEF Lineu Prestes, representarão o centenário de Patativa. Trajando figurinos e adereços característicos do genial poeta cearense, os alunos saem em "vôo-cortejo" do estacionamento da Biblioteca Belmonte, às 14h. tendo à frente um PATATIVÃO estilo boneco de Olinda, confeccionado pelo artesão Marcelo Lima, seguem até à Praça Floriano Peixoto onde irão "pousar" em um ninho estilizado em um antigo espelho d'água para cantar e declamar Patativa. Um grupo de Jovens do projeto ROTARY CRESCER distribuirá  ao público presente "ovos poéticos".
  • 15h - MESTRES DA CULTURA POPULAR CANTAM, CONTAM E IMPROVISAM PATATIVA
Após a apresentação do coral performártico de crianças representando Patativinhas, acontece na Praça Floriano Peixoto, uma autêntica e inédita aula-show de literatura oral. Renomados mestres da cultura popular brasileira, revezam-se em cantos, contos, desafios, improvisos e declamações sobre Patativa de Assaré, interagindo e brincando com o público presente.
Participação de Cesar Obeid, Jorge Mello, Moreira de Acopiara, Costa Sena, Adão Fernandes e João Dotô e Jackson Ricarte.
Apoio SESC Sto. Amaro, Santo Café, Habib´s e Casa de Carnes Turin.
  • 16h - PATATIVA, EM TRAÇOS E TROVAS, POR CRIANÇAS
Além de possibilitar a vivência da cultura popular, a celebração do centenário de Patativa, visa despertar vocações artísticas e literárias nas crianças e promover interação entre instituições públicas e privadas (cerca de 156 pessoas entre professores, artistas, técnicos, parceiros, produtores, patrocinadores, universitários e voluntários estão envolvidos). A Biblioteca Belmonte promove também a expressão plástica de crianças de 3ª série que integram o Programa Intensivo do Ciclo (PIC) da Escola Estadual Paulo Eiró, onde, em oficinas na biblioteca, as crianças foram estimuladas a desenhar o rosto do poeta a partir da escultura do  PATATIVÃO e a escrever poemas em quadras. O resultado deste significativo trabalho plástico e literário estará exposto na Praça Floriano Peixoto, dia 24 das 13 às 16h.
Apoio: alunos voluntários do curso de Artes Visuais da UNIÍTALO - Campus Santo Amaro.

Apoio: Banco do Brasil, Camisaria Fascynio, Casa de Cultura Cora Coralina, Colégio Albert Einstein,  Inspetorias Regionais da GCM e da PM, Paço Cultural Júlio Guerra,  SABESP, Rotary Club de Cidade Ademar e de Sto. Amaro, Secretaria Municipal da Saúde e Subprefeitura de Sto. Amaro, Conselho da Mulher da Assoc.Comercial de Sto. Amaro e de universitários voluntários.


BIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE – TEMÁTICA EM CULTURA POPULAR

Rua Paulo Eiró, 525 –  junto Pça. Floriano Peixoto
Santo Amaro – Fone 11 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br
Veja como chegar