Nova biblioteca temática é dedicada ao meio ambiente

Biblioteca Raul Bopp, localizada na Aclimação, é a oitava unidade a receber acervo temático na cidade de São Paulo

No próximo dia 30 de maio, São Paulo terá uma nova biblioteca com acervo temático. Desta vez, o assunto escolhido é o meio ambiente, atendendo ao chamado global para conscientização em torno do assunto e também à vocação do espaço, que fica dentro do Parque da Aclimação, na zona sul. 

A inauguração do acervo temático da biblioteca abre as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) que devem se estender por todo o mês. As atividades de inauguração e a programação regular do espaço devem promover a integração entre a biblioteca e o parque. Uma rampa especialmente construída para isto facilita o acesso do público do parque ao local que fica nas proximidades do lago.

sala temática da biblioteca

A sala temática ganhará uma ambientação especial com palavras que remetem ao universo temático, entre elas, ecossistema, Amazônia e biodiversidade. As estantes que guardam o acervo de cerca de mil itens entre livros, periódicos e vídeos serão pintadas de verde. A curadoria do acervo é de Fábio Feldmann, consultor para questões de meio ambiente e um dos fundadores da ONG SOS Mata Atlântica.

No dia da abertura, às 10h30, o público conhecerá o novo espaço. Uma atividade batizada de Dança pela paz, sob a coordenação de Marli de Matos dá seqüência à programação de abertura. Conduzida pela artista e educadora Alexa Leirner, uma atividade interativa deve despertar a atenção dos presentes e sensibilizá-los com relação ao meio ambiente, às 14h. Batizada de Ateliê Artístico, a oficina consiste numa forma de expressão não-verbal em que o participante cria situações tridimensionais a partir de cenários abstratos usando a caixa de areia e miniaturas. O objetivo destas atividades é sensibilizar as pessoas com relação a questões envolvendo o meio ambiente.

área externa da biblioteca

No dia 29, a partir das 6 da manhã, um convite inusitado será instalado em frente ao Parque Trianon, nas proximidades da Avenida Paulista. Um bloco de gelo com as dimensões de 5m X 1,8m irá despertar a curiosidade e atenção do público para o que está ocorrendo com as geleiras da Antártida. A previsão de descongelamento do bloco é para a 1h da tarde. A mesma experiência será repetida no dia 30 dentro do Parque da Aclimação, integrando as atividades do dia a inauguração do espaço temático. A autoria do bloco de gelo que deve ser montado em camadas é do artista plástico Rodrigo Shimas, da Titan Cenografia.   

A iniciativa, com promoção da Secretaria Municipal de Cultura, tem co-realização da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA – 30 DE MAIO
BIBLIOTECA RAUL BOPP | TEMÁTICA EM MEIO AMBIENTE | RUA MUNIZ DE SOUSA, 1.155 – ACLIMAÇÃO | TELEFONE: 3208-1895 | ATIVIDADES DE ABERTURA | ENTRADA FRANCA

10h30 – ABERTURA DO ESPAÇO TEMÁTICO

11h30 – DANÇA PELA PAZ
Por Marli de Matos, musicista, pesquisadora e professora de dança
A atividade abordará danças de vários povos e etnias. Para crianças e adultos.
AO LADO DA CONCHA ACÚSTICA DO PARQUE DA ACLIMAÇÃO.

14h – ATELIÊ ARTÍSTICO LIVRE
Com Alexa Leirner, psicoterapeuta, artista, professora e coordenadora do curso de pós-graduação Arte Integrativa da Universidade Anhembi Morumbi.
Esta atividade procura trabalhar o imaginário do público, relacionada às questões ambientais e ao aquecimento global através de jogos de areia. Os participantes serão convidados a montar cenas coletivas – representações da vida – em uma caixa de areia, utilizando miniaturas. Para crianças e adultos.
ESPAÇO DO BOSQUE DA LEITURA NO PARQUE DA ACLIMAÇÃO.

15h – O AVENTUREIRO DO VELHO CHICO
Narração de históricas com o grupo Guardiões dos Sonhos, formado por Raquel Araújo e Maurício Sterchele. Alusão às festas tradicionais, aos costumes, às crenças e tradições populares, os artistas contam a história de Juvenal, que constrói um barco e se lança em uma incrível aventura onde enfrentará vários desafios e entrará em contato com personagens fantásticos que fazem parte da cultura das comunidades do entorno do rio São Francisco. Para crianças.
PLATAFORMA DO PARQUE DA ACLIMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DE JUNHO:

OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL E OS IMPACTOS PARA A HUMANIDADE
Com Henriqueta Marques (formada em Geografia com pós-graduação em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG).
Visando criar uma nova consciência ambiental baseada na sustentabilidade, a oficina utiliza um “mapa mental” no qual os participantes desenham o trajeto de casa até um lugar escolhido, localizando os problemas ambientais. Todos os mapas são apresentados e discutidos.
/ Crianças. Biblioteca. Dias 2 e 30, 9h e 14h

LENDAS DA NATUREZA
Espetáculo teatral com Ana Luisa Lacombe (atriz e contadora de histórias).
A apresentação leva o espectador a conhecer uma floresta por meio de lendas indígenas brasileiras que falam sobre mitos e a força da natureza.
/ Crianças. Biblioteca. Dia 5, 14h

ATELIÊ ARTÍSTICO LIVRE
Oficina com Alexa Leirner (professora e coordenadora do curso de pós-graduação Arte Integrativa da Universidade Anhembi Morumbi).
/ Crianças e adultos. Biblioteca. Dia 16, 14h

CINEMA: UMA VERDADE INCONVENIENTE
(Estados Unidos, 2006, 100 min, DVD). Dir.: Davis Guggenheim.
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema, e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. Documentário ganhador do Oscar.
/ Todos os públicos. Biblioteca. Dias 18 e 27, 14h. Dia 24, 19h

AQUECIMENTO GLOBAL NÃO RIMA COM LEGAL
Narração de histórias com César Obeid (escritor e repentista). 
Durante a apresentação, o contador apresenta rimas em cordel sobre
o aquecimento global, suas causas, conseqüências e soluções. No final, são realizados improvisos buscando interagir com o público.
/ Jovens.  Biblioteca. Dia 23, 14h

AQUECIMENTO GLOBAL: DESAFIOS E IMPACTOS PARA A HUMANIDADE
Palestra com Marcelo Furtado (diretor executivo do Greenpeace, Brasil).
/ Concha acústica do Parque da Aclimação. Dia 27, 10h30