Dicas de Leitura - Livros por trás de vencedores do Oscar

Fevereiro é o mês da premiação do Oscar, prêmio anual de cinema entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nos Estados Unidos, que é a cerimônia mais antiga e famosa da indústria cinematográfica.

As Dicas de Leitura deste mês são de grandes obras literárias que se tornaram também filmes de sucesso e ganharam diversas estatuetas e se consagraram como clássicos do cinema mundial.

Capas de livros dos filmes baseados em grandes obras literárias

A Forma da Água, de Guillermo Del Toro 
O enredo tem como contexto histórico a década de 60, em plena guerra fria. Um monstro aquático que contém diversos poderes torna-se alvo das mentes maliciosas do governo. Ao ser capturado e trancafiado em um laboratório é submetido a diversos experimentos científicos. Eliza, a faxineira do local, afeiçoa-se a criatura e acabam por envolver-se amorosamente. Detalhe, ambos não falam, pois Eliza tem deficiência de fala.
Oscar de 2018 - A adaptação do livro para o cinema, recebeu quatro estátuas na edição de 2018: Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Diretor e Melhor Direção de Arte.

12 Anos de Escravidão, de Solomon Northup
Livro autobiográfico do autor Solomon Northup, mostra a história de um escravo o qual nasce livre e vive em Nova York. No entanto, através de um golpe é vendido como escravo e mantido durante doze anos enclausurado. No decorrer do enredo, acompanhamos os desafios constantes de Solomon e seus companheiros, além da violência o qual são submetidos.
Oscar de 2014 - O livro foi levado às telas de cinema e foi premiado nas classificações de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

Argo: Como a CIA e Hollywood realizaram o mais estranho resgate da História, de Antônio Mende e Matt Baglio 
A embaixada dos Estados Unidos em Teerã é invadida por militantes em 1979, onde houve muitos reféns, dentre eles seis diplomatas. Um especialista a serviço da CIA disfarça-se de produtor de Hollywood junto a seus colegas agentes secretos para resgatar estes reféns.
Oscar de 2013 - A história teve sua versão hollywoodiana real e com muito sucesso! O filme Argo levou para casa o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, de J.R.Tolkien
A trilogia de Senhor dos Anéis nos apresenta os habitantes da Terra Média. Guiados pelos conselhos do mago Gandalf e da ajuda constante dos humanos Aragorn e Boromir, do Elfo Legolas de Valfenda e do anão Gimle , os Hobbits Frodo, Sam, Pippin e Merry passam por uma longa jornada pela Terra Média. A missão é destruir o Anel de Sauron, que possui o poder de uma breve invisibilidade, mas se usado constantemente possui de forma negativa aquele que o utilizar.
Oscar de 2004 - Os três livros foram adaptados para o cinema, no entanto, O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei é um dos filmes com o maior número de premiações da história do Oscar, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.

Forrest Gump, de Winston Groom
Apesar de ser mais conhecido pelo filme, Forrest Gump é um livro muito conceituado. Com QI baixo, Forrest é uma pessoa considerada a margem da sociedade e sem expectativas de sucesso para as pessoas ao seu redor. No entanto, sua maneira calma de lidar com situações problemáticas o torna diferente, visto que na juventude é considerado prodígio do futebol americano, em um futuro não distante participa da guerra do Vietnã e tem sucesso como soldado e depois como um grande corredor.
Oscar de 2004 - A adaptação cinematográfica com título homônimo teve treze indicações e ganhou seis estatuetas, elas foram de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.

A Lista de Schindler, de Thomas Keneally 
Oskar Schindler foi considerado um dos herois do holocausto, embora tenha sido membro do partido nazista. Ele ficou conhecido por salvar muitos judeus prisioneiros em Auschwitz. A história foi pesquisada e escrita no período de dois anos pelo autor Thomas Keneally, que entrevistou muitos sobreviventes por sete países, entre eles Austrália, Israel, Alemanha, Austria e Estados Unidos.
Oscar de 1994 - O filme inspirado no livro ganhou sete estatuetas de doze indicações, foram elas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

O Poderoso Chefão, de Mario Puzo
Sob as descrições do mundo da Máfia, Mario Puzo nos apresenta Don Vito Corleone, homem de extremo respeito no mundo do crime. Para seus afilhados, sempre tem conselho, vingança e até mesmo compras de morte. Em troca de toda essa proteção, Corleone pede apenas por fidelidade e respeito. No entanto, mesmo com todo esse poder, os inimigos de Don Vito o observam constantemente.
Oscar de 1973 - O primeiro filme baseado na obra levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

Oliver Twist, de Charles Dickens
Um dos livros mais conceituados da literatura e de maior notoriedade do autor, Dickens nos traz Oliver Twist, menino órfão com uma vida constituída por diversos infortúnios e desventuras. Dentre elas, o encontro com Fagin, um judeu que o inicia ao mundo do crime.
Oscar de 1969 - O musical intitulado como Oliver, levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Adaptação Musical, Melhor Diretor de Arte e Melhor Som.

A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Julio Verne 
Mr. Phileas Fogg é um rico cavalheiro inglês que depois de uma aposta entre amigos, decide dar a volta ao mundo em um período máximo de oitenta dias, acompanhado de seu empregado. Durante a viagem, depara-se com diversas desventuras e aventuras.
Oscar de 1957 - A Volta ao Mundo em 80 Dias teve uma adaptação cinematográfica com imenso sucesso, pois ganhou cinco categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro adaptado, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.

...e o Vento Levou, de Margareth Mitchel
Scarlett O’Hara, é filha de um poderoso dono de plantação algodoeiro em meio a guerra civil dos Estados Unidos. A princípio, mostra-se mimada, mas o desenvolvimento da personagem no decorrer do livro e seu romance com Rhett Butler, são os temas principais dessa história.
Oscar de 1940 - O filme recebeu 13 indicações ao Oscar de 1940, vencendo em oito categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, e Melhor Direção de Arte

Nada de Novo no Front, de Erich Maria Remarque
Paul Baumer, influenciado por conselhos de professores e familiares sobre prestar os deveres patrióticos do país, parte para a Primeira Guerra e junta-se as trincheiras com os soldados alemães. O enredo a partir de então, nos mostra as cenas de horror da guerra, além de presenciar as diversas mortes de jovens grande parte do tempo.
Oscar de 1930 - O emocionante enredo ganhou Oscar de Melhor Filme e Oscar de Melhor Diretor.


Consulte a lista da bibliotecas na cidade de São Paulo e o catálogo online.

Veja aqui outras dicas de leitura.