O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato

Com entrada gratuita, exposição acontece na Biblioteca Monteiro Lobato e conta com três ambientes repletos de personagens do Sítio do Picapau Amarelo, registros de outras obras literárias e de passagens da vida do autor paulista.

Exposição Monteiro Lobato

De 2 de julho a 1º de dezembro de 2018, visite a exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, que foi concebida para homenagear Monteiro Lobato, criador do Sítio do Picapau Amarelo e um dos principais autores da literatura brasileira . A entrada é gratuita.

Criada pelo Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, esta é uma opção de cultura e lazer para toda a família. As crianças vão se divertir adentrando este universo colorido e os adultos voltarão a ser crianças.

“Monteiro Lobato introduziu crianças e adultos à leitura e as adaptações da sua obra para a televisão fizeram com que os personagens ficassem ainda mais conhecidos do grande público, de geração a geração. Nossa expectativa é que pessoas de todas as idades possam adentrar nesse universo mágico relembrando este autor que foi tão importante para a Literatura Brasileira”, ressalta o Secretário André Sturm.

O público é recepcionado por um corredor colorido com os tons do arco-íris na entrada da biblioteca, como um portal que dá acesso às duas salas no andar térreo. Neste primeiro ambiente, o público encontra um livro pop-up em grande escala com personagens do Sítio do Picapau Amarelo como Narizinho, Emília, Pedrinho e Dona Benta, oferecendo uma experiência imersiva.

Confira abaixo a divisão dos ambientes:

Túnel do Pirlimpimpim – A marquise que liga a entrada da praça à biblioteca é transformada em um túnel colorido, cujo teto vai diminuindo de altura para dar a sensação de que o público está ficando pequeno, voltando a ser criança.

Sítio do Picapau Amarelo – Um gigante livro pop-up aberto, no qual o público pode entrar no sítio de Lobato e interagir com seus personagens. Confeccionados em madeira bidimensional, saltando das páginas do livro, personagens como Narizinho, Emília e Pedrinho têm o tamanho de uma pessoa real, assim como o cenário.

Livros expositivos – No foyer da biblioteca, cinco livros gigantes, abertos na vertical, servem como espaço expositivo sobre a vida e a obra do autor.

Dia 4 de julho, completam 70 anos da morte de Monteiro Lobato e o objetivo da exposição é reviver seus grandes momentos literários por meio de suas obras, expostas em grande formato, além de homenagear seu legado e sua contribuição para a literatura e cultura nacional.

SOBRE MONTEIRO LOBATO
Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato é criador de personagens como Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília e o sabugo de milho Visconde de Sabugosa, entre outras figuras fascinantes da literatura infantil brasileira. Desde a publicação de seu primeiro livro infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado (1920), o escritor se inspirou em histórias folclóricas brasileiras, mitologia grega e contos de fadas, entre outras referências.

Em 1916, começou a carreira como jornalista e, no ano seguinte, publicou seu polêmico artigo "Paranoia ou Mistificação?", no qual criticava a influência das vanguardas europeias no trabalho da pintora Anita Malfatti, em nome do ideal da construção de uma estética nacional, sem estrangeirismos. Em 1918, fundou a primeira editora brasileira de livros, antes impressos em Portugal. Ao longo de sua carreira, Lobato publicou e traduziu obras clássicas da literatura infantojuvenil mundial, mas foi com o seu trabalho de escritor que ele se destacou, produzindo 26 títulos infantis.
 

Exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”.
Biblioteca Monteiro Lobato.
Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque
Abertura: dia 1º de julho, das 10h às 19h
Visitação: de 2 de julho a 1º de dezembro de 2018, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 10h às 17h e domingo das 10h às 14h. Entrada Gratuita. Livre.
Como chegar: Estações de metrô mais próximas: República (Linha Vermelha) e Higienópolis-Mackenzie (Linha Amarela).