Destaques da semana de 14 a 20 de julho

Programação de música, teatro, intervenção artística, contação de histórias e cinema.

MÚSICA

Toni Ferreira

Toni Ferreira
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Um dos nomes da Nova MPB Toni Ferreira acompanhado pelo músico João Guariozo faz show intimista com um repertório autoral, além de releituras particulares de canções consagradas. O cardápio de comparações é até muito variado. Vai de Cazuza, passa por Bethânia, Ângela Roro e até Gal Costa entra na parada. Toni Ferreira se diverte com tanto disparate.
Dia 20 de julho às 13h - Biblioteca Álvaro Guerra

Dinho Nunes Canta Sambas da Bahia
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
O Projeto consiste em levar essa mistura de música antiga e contemporânea a públicos que não conhecem essas variantes do samba baiano, onde de fato começou no Brasil. Trazendo uma compilação dos sambas antigos de grandes compositores baianos do passado e de novas gerações que enaltecem a cultura brasileira e baiana.O músico apresenta os sambas com suas variações através das gerações, como samba canção, samba de roda, samba duro e samba chula, com os compositores Dorival Caymmi, Batatinha, Riachão, Assis Valente, Ederaldo Gentil e Moraes Moreira juntando-se a tantos outros
Dia 17 de julho às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal 
Dia 18 de julho às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 19 de julho às 15h - Biblioteca Jayme Cortez

Criança da Terra - Grupo Folias e Folguedos
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Espetáculo cênico-musical-interativo visa transmitir a rica vivência da cultura tradicional brasileira para o público infantil, partindo do princípio que brincar e cantar são formas de conhecer o mundo, que inclui tradição, música e movimento. Concebido pelo artista e arte-educador Inimar dos Reis.
Dia 18 de julho às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo 
Dia 20 de julho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Nicolas - Somos o Futuro
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Integrante do Matéria Rima, um dos grupos mais engajados. O que mais chama a atenção é toda técnica apresentada. Em suas poesias Nicolas incentiva os jovens a sonhar e acreditar em seu potencial, essa é a ideia trazida no álbum “Somos O Futuro”.
Dia 18 de julho às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Santa Jam Vó Alberta
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 50 min.
Vó Alberta é uma alusão à embaixatriz do blues: Alberta Hunter. A apresentação busca a fusão cultural permeando, através do jazz tradicional, o folk e o baião, o blues, o country e o gypsy. A banda cria, pra além disso, um repertório autoral, que consolida a experiência musical de uma legítima jam session. Os músicos da Santa Jam Vó Alberta desenvolvem cenários musicais através de contações de histórias fazendo dos seus instrumentos (contrabaixo acústico, sanfona, banjo, gaita, viola caipira, violões, washboard, zabumba, alfaia e mandolim) a extensão do enredo musical.
Dia 14 de julho às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
 
TEATRO
100 + nem Menos
100 + Nem Menos
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
O espetáculo “100 + Nem Menos” aborda os primeiros contatos da criança com o universo dos números, da matemática e do desenho, onde o contar ou riscar se apresentam de forma lúdica em seu cotidiano.
A encenação não usa texto, e de uma técnica original de animação de objetos, linhas coloridas flutuam pelo ar formando algarismos, bonecos e figuras inspiradas no traço infantil, que surgem e desaparecem de forma inesperada.
Com técnicas de teatro, dança e animação de objetos e bonecos, os esquetes reinventam brincadeiras folclóricas e temas do cancioneiro popular. A trilha sonora contém músicas cantadas ao vivo e outras compostas especialmente para a encenação. Imagens, ora remetem à arte Naif, às garatujas infantis e aos quadros de Joan Miró e Paul Klee e ora brincam com conceitos primários da Matemática.
Dia 19 de julho às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

Não Tem Xícara
Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.
Com humor inteligente e ágil, o grupo de improvisadores promete fazer de cada sessão uma experiência única, através de espetáculos completamente diferentes, guiados a partir dos estímulos da plateia. A ideia a ser desenvolvida em cada sessão, parte de uma palavra que está em algum livro do acervo da Biblioteca dita por alguém da plateia. Esta palavra vai inspirar a criação de um monólogo que poderá ser realizado por um dos atores do elenco. Depois disso, todos os atores do elenco improvisam cenas utilizando-se de referências da literatura.
Dia 18 de julho às 15h - Biblioteca Milton Santos
Dia 19 de julho às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Músicas de Oz
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Neste espetáculo os espectadores são levados a navegarem no mundo fantástico das histórias infantis, para que conheçam um pouco mais dessa literatura e possam ter aguçado o desejo de buscar outras leituras. “Músicas de OZ” é a união do diretor musical Marcus Alcantarilla e dos artistas Anne Pelucci, Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais acompanham esse enredo onde as personagens são apresentadas com bonecos, músicas e adereços.
Dia 17 de julho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 18 de julho às 14h30 - Biblioteca Brito Broca
Dia 20 de julho às 15h - Biblioteca Castro Alves

Buzum
Classificação Indicativa: Livre. Duração: 6 horas
O espetáculo conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo, sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada Globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias e é claro, sua chegada ao Brasil.
Dia 17 de julho às 09h30; 10h; 10h30 - 13h30; 14h; 14h30 - Biblioteca Malba Tahan
Dia 18 de julho às 10h; 10h30; 11h - 13h30; 14h ;14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
 
Cada Qual no Seu Barril
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Adaptação da Cia. da Revista para o livro Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril, de Ruth Rocha. Sem trocar uma palavra, as incríveis atrizes encenam uma sequência de esquetes cômicos por meio de expressões, gestos e mímica. Igor e Vladimir são dois náufragos que vivem às turras numa ilha deserta enquanto esperam pelo resgate. Para as crianças, ficam evidentes os duelos semelhantes aos dos desenhos animados de Tom e Jerry, Pernalonga e Patolino ou Papa-Léguas e Coiote. Com direito a dinamites, bombas, granadas e armadilhas — todas de mentirinha, óbvio —, os personagens se empenham para criar traquinagens e atazanar a vida um do outro, numa verdadeira guerra.
Dia 18 de julho às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 20 de julho às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
 
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Hugo Paz - Show de Poesias


Hugo Paz - Show de Poesias

Classificação indicativa: Livre. Duração: 60min.
Incentivar o acesso à construção da poesia, unindo música, declamação poética e expressão corporal. Um show poético onde o autor, irá declamar seus textos, acompanhado de instrumentos de percussão. As poesias, irão ganhar voz, por meio da expressão teatral, sendo interpretadas numa apresentação poética e musical. Unindo o público a uma interação, das palavras extraídas do autor, com o enredo de diversos temas com intuito de resgatar antigos valores e emoções.
Dia 18 de julho às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima


 CIRCO
Circo di Quebra
Circo di Québra
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Inspirado nas esquetes de palhaços, e na magia do malabarismo, dois palhaços se propõe a trazer muita alegria pilotando os monociclos e fazendo malabares.
Dia 19 de julho às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
 
Tambú e Candongueiro
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min
Através da pesquisa na linguagem do palhaço, o espetáculo mescla cenas do circo
tradicional, circo contemporâneo, modalidades circenses e a cultura popular.
Dia 17 de julho às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 18 de julho às 10h - Biblioteca Pedro Nava

Travessuras de Palhaço
Cia Anjos Voadores
Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Inspirado nas esquetes de palhaços, música e a magia do malabarismo, o
espetáculo é um convite ao público para participar do universo circense, por meio da história de uma trupe de palhaços que disputa um espaço para se apresentar no circo. No meio dessa competição, recheada de travessuras, pouco a pouco eles descobrem valores mais importantes que a conquista de um lugar no palco.
Dia 17 de julho às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta 
Dia 19 de julho às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 20 de julho às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay 
 
 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Nerina:  a Ovelha Negra
Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Baseada no livro do conhecido cartunista Michele Iacocca, a opereta é o mais recente espetáculo do premiado Maracujá Laboratório de Artes e conta a história de Nerina, uma ovelha que por ter a cor diferente das outras é expulsa do rebanho. Porém, ao encontrar com lobos que resolvem usá-la para atrair e devorar as ovelhas que a expulsaram, ela toma uma atitude que salvará a todas.
Dia 17 de julho às 14h30 – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Marco Haurélio
Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Existem contos de fadas no Brasil? A resposta é sim. Mas, aqui, recebem nomes como Estórias de Trancoso ou Contos da Carochinha. Nos nossos contos de fadas, Cinderela atende pelo nome de Maria Borralheira, Pele de Asno chama-se Cara de Pau e Angélica e o Príncipe Teiú fazem as vezes de A Bela e a Fera. Muitas destas histórias encantadas foram ouvidas e registradas por Marco Haurélio em livros como Contos folclóricos brasileiros e Contos e fábulas do Brasil. Muitos destes contos foram adaptados para os versos de cordel, constituindo clássicos como a História de Juvenal e o Dragão e a História da Princesa da Pedra Fina. Venha ouvir e se encantar com as estórias da nossa rica tradição oral e as mais belas histórias de cordel na voz de um dos seus mais reconhecidos autores: Marco Haurélio.
Dia 17 de julho às 10h – Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 18 de julho às 14h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 19 de julho às 14h – Biblioteca Mário Schenberg

Contos Russos - Girasonhos
Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
As ancestrais histórias e fábulas russas recontadas por Tatiana Belinky trazem ao público um universo ao mesmo tempo familiar e desconhecido. Os feiticeiros, príncipes, pobres camponesas, monstros marinhos, magos e outros seres encantados já conhecidos de nossas crianças, juntam-se a estranhos bogatires, popes, boiardos, cossacos e tocadores de gusli. Confluem, assim, os mitos universais contidos nas fábulas e o mundo particular dos contos russos.
Dia 18 de julho às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 19 de julho às 14h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Conto, Canjica e Quentão
Classificação Indicativa: Livre. Indicado para o público infantil. Duração: 6 horas.
Para acompanhar o clima de festa de São João, vinho quente e paçoca, a Cia A Hora da História traz uma contação de histórias com contos tradicionais bem brasileiros, que são encontrados em diversas regiões de nosso país, acompanhados de músicas de festa junina e brincadeiras musicais populares tocadas ao vivo. Agora, é só diversão! E viva São João!
Dia 17 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 17 de julho às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 18 de julho às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 18 de julho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 20 de julho às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho

CINEMA


 
Gasparzinho, o Fantasminha Camarada
Casper, EUA, 1995, 110 min., DVD
Direção: Brad Silberling. Elenco: Christina Ricci, Bill Pullman, Cathy Moriarty, Eric Idle
Um "terapeuta de fantasmas" chega em uma sombria mansão acompanhado de sua filha. Ele foi contratado por uma milionária, que pretende exorcizar os fantasmas do local para assim poder obter um tesouro escondido no casarão.
Dia 19 de julho às 14h30– Biblioteca Cora Coralina