Dicas de Leitura - Orgulho LGBT

Os livros Amora, Carol, George, Minha querida Sputnik, Naomi & Ely e a lista do não beijo, Simon vs a agenda homosapiens, Will & Will, e o filme Do lado de fora podem ser encontrados no acervo das bibliotecas de SMB.

Mundialmente, celebra-se em 28 de junho o Dia Internacional do Orgulho LGBT, data em que ocorreu em Nova Iorque, em 1969, uma reação inédita contra as investidas policiais ao Bar Stonewall, local de frequência homossexual. Historicamente, esse fato marcou a origem do moderno movimento de luta por direitos LGBT. Mais recentemente, em 2016, foi publicada em São Paulo o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, lei nº 16.333, que traz entre seus objetivos a promoção e o fomento à literatura LGBT. As Dicas de leitura do mês de junho promovem a visibilidade das obras com conteúdo LGBT do acervo das Bibliotecas Públicas Municipais.
 

LIVROS

Amora
Amora: contos - Natalia Borges Polesso

Obra vencedora do 58° Prêmio Jabuti em 2016 na categoria Contos e Crônicas, Amora reúne histórias que giram em torno de relacionamentos lésbicos, retratando os vários estágios que o ser humano experimenta ao longo da vida na vivência afetiva, colocando o foco na relação amorosa entre mulheres. Nos contos, as impressões sobre os romances são contadas de diferentes perspectivas, ora pelo olhar das protagonistas, ora dos familiares ou da vizinhança.

 

Carol
Carol - Patricia Highsmith

Nos anos cinquenta, a escritora Patricia Highsmith, sob o pseudônimo Claire Morgan, lançou Carol, livro considerado como divisor de águas por ser o primeiro romance a abordar a relação entre mulheres com um final feliz. A obra foi adaptada pelo diretor Todd Haynes para as telas de cinema em 2015 e recebeu diversos prêmios, entre os quais a Queer Palm (prêmio independente atribuído ao melhor filme LGBT do Festival de Cannes), sendo também indicado a seis Oscars.

 

George
George - Alex Gino

História de uma menina que nasceu no corpo de um menino. Desde pequenininha George se descobriu diferente. Ela nunca gostou do seu nome e nem das roupas que usava, e se perguntava como contar para sua mãe que era uma menina. Para resolver esse dilema, com a ajuda de sua amiga Kelly, ela decide participar de uma peça teatral da escola interpretando uma personagem feminina, mas por George ser diferente, ela enfrenta inúmeros desafios para poder ser quem é de verdade.

 

Minha querida Sputinik
Minha querida SputnikHaruki Murakami

Haruki Murakami conta a história de Sumire, uma jovem de 22 anos que se apaixona pela primeira vez. Uma paixão avassaladora que tem como alvo Miu, uma mulher casada e 17 anos mais velha. Enquanto Miu é uma mulher glamourosa e negociante de vinhos bem-sucedida, Sumire é uma aspirante a escritora que se veste e se comporta como um personagem de Jack Kerouc, mas que, em nome do desejo, é obrigada a dar outro rumo a sua trajetória.

 


Naomi e Ely
Naomi & Ely e a lista do não beijo - David Levithan e Rachel Cohn

Amigos inseparáveis desde pequenos, os universitários Naomi, uma garota atraente e irresistível, e Ely, seu melhor amigo e gay, se amam incondicionalmente. Para preservar a amizade, eles criam a lista do não beijo: uma relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. Até que Ely beija Bruce, o namorado de Naomi, e os dois acabam se desentendendo... Esse livro ganhou uma versão em um filme da diretora Kristin Hanggin.

 

Simon
Simon vs. a agenda homosapiensBecky Albertalli

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele adia. Tudo muda quando outro aluno da escola, Martin, descobre que Simon troca e-mails com um garoto misterioso que faz seu coração bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo de que seu segredo cairá na boca de todos. Agora, o adolescente precisa encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade... O filme “Com Amor, Simon”, do diretor Greg Berlanti, é uma adaptação desse livro que se tornou um best-seller.

 

Will e Will
Will & Will: um nome, um destinoJohn Green e David Levithan

Dois garotos com o mesmo nome: Will Grayson... e aparentemente apenas isso os une. Um Will é hetero, discreto, e seu melhor amigo, entre os poucos que possui, é Tiny Cooper, um gay absolutamente egocêntrico que o coloca em diversas enrascadas. O outro Will é gay, tem uma única amiga, Maura, e mantem um relacionamento virtual com outro garoto pela internet, com quem marca um encontro que fará os dois Wills se esbarrarem por acaso.
 

 

AUDIOVISUAL - DVD

 

Do lado de fora
Do lado de fora - Alexandre Carvalho (diretor)

Filme que conta a história de dois adolescentes gays, Rodrigo e Mauro, que decidem ir pela primeira vez à Parada LGBT de São Paulo. Eles têm a companhia do tio Vicente, um executivo solteiro e também homossexual. Apesar de se divertirem no evento, eles presenciam uma cena de agressão homofóbica, e socorrem a vítima, Roger, um homem casado e cuja esposa está grávida. Quando os quatro se reúnem, eles decidem fazer um pacto para saírem do armário em menos de um ano.

 

Colaborou para esta edição de dicas de leitura: Claudio Roberto da Silva da Supervisão de Planejamento CSMB.



Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.
Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Veja aqui outras Dicas de Leitura.