Teatro nas bibliotecas em abril

Como nascem os heróis, As três mulheres sabidas, Draguinho, Jacinto tudo numa ilha, A saga de João Caixote, O menino e a cerejeira, Terra, A loja de brinquedos, Construtório, A festa, A bola: histórias que rolam, Outros eus, Watchatchá: uma viagem pela ciência, O livro do improviso e Página mágica são os espetáculos teatrais de abril nas bibliotecas.

Como nascem os heróis

Como Nascem Os Heróis
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 60 minutos
A peça conta a história de um terrível vilão, o Senhor Atrito, que apronta todas no fantástico mundo da imaginação, onde tudo pode acontecer. Porém, dois cientistas malucos vão fazer de tudo para derrotar o terrível vilão e salvar o mundo da imaginação. O roteiro brinca com elementos naturais do cotidiano e discute ainda questões humanas e sensíveis ligadas ao relacionamento interpessoal e social. “A peça ensina que todos nós somos heróis, e que não é preciso ter superpoderes para ajudar o próximo. A peça mistura música e teatro e foi criada especialmente para o público cego. No entanto, a permite que o não deficiente assista o espetáculo com uma venda cobrindo os olhos. Durante o espetáculo os deficientes visuais são levados por uma viagem de sensações que afloram com a emoção que emana de cada cena. O trabalho é complexo e envolve, além de atores e músicos, uma série de ajudantes responsáveis por causar as sensações na plateia.
3 de abril às 14h30 - Biblioteca Belmonte
8 de abril às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
10 de abril às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
13 de abril às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
15 de abril às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo
24 de abril às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

As três mulheres sabidas

As Três Mulheres Sabidas
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Neste espetáculo criado a partir de três contos de fadas da tradição oral britânica, as protagonistas são mulheres sabidas que figuram como verdadeiras heroínas e, diferentemente das donzelas indefesas que geralmente vemos nos contos de fadas, utilizam o poder da sabedoria feminina para enfrentar monstros, bruxas e outros desafios que aparecem em seus caminhos. Diferentemente de grande parte dos contos de fada clássicos, nos quais as heroínas são seres passivos à espera de um salvador, essas três histórias britânicas têm em comum protagonistas fortes, donas dos próprios desejos e destinos, que se valem de sua sabedoria feminina para enfrentar e vencer monstros, bruxas e até mesmo a incompreensão ou inatividade de seus parceiros.
5 de abril às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
6 de abril às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
7 de abril às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
20 de abril às 13h30 - Biblioteca Anne Frank
22 de abril às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
27 de abril às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Draguinho

Draguinho
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Marcio Moura em cena é um virtuose que traz a si a responsabilidade de contar uma história, utilizando-se com maestria dos recursos da mímica, da narrativa oral cênica, do humor – a sua descrição inicial do “reino” onde se passa a história, assim como tudo que traz à cena se materializa na imaginação do espectador de forma clara e definitiva. A fábula, com a premissa do próprio autor “a beleza do mundo está justamente no fato de todos sermos diferentes um dos outros” chega ao espectador de qualquer idade através de um dos espetáculos mais maduros e completos do Centro Teatral e Etc e Tal. A longínqua cidade de Dragz é o cenário desse divertido espetáculo que conta a história de Draguinho, um jovem dragão que descobre de repente, que não é capaz de soltar fogo pela boca ou pelo nariz. Através de muitas gargalhadas e momentos de reflexão, o público é convidado a se encantar com esse simpático personagem, e a se questionar sobre onde está a beleza do mundo depois de se aventurar pela floresta e viajar para dentro de seus próprios sentimentos.
25 de abril às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
26 de abril às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
28 de abril às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César


Jacinto numa ilha - foto: André Scatoline

Jacinto Tudo Numa Ilha
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Espetáculo da Companhia Circo Delírio que apresenta números que incluem comédia física, participação do público, gags cômicas e destrezas elevadas criando uma atmosfera mágica e construindo junto com o público este original espetáculo circense! Um show de variedades circenses composto por diferentes artistas que se revezam entre o palco e a banda, construindo cenas que cativam a família inteira.
3 de abril às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
5 de abril às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
7 de abril às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
12 de abril às 14h30 - Biblioteca Milton Santos
14 de abril às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

A saga de Joao Caixote_foto PauloPereira

A Saga de João Caixote
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
O espetáculo narra a história de João, um jovem que sai em busca da Pedra da Lua para curar seu povo que está perdendo a identidade. Quando bebê, João foi deixado, dentro de um caixote na porta da casa da senhora mais velha e respeitada da cidade, que o criou, dando-lhe imaginação e educação. Um dia joão percebe que seu povo está perdendo a identidade e encorajado por sua mãe, decide sair numa saga em busca da Pedra da Lua. No caminho tem encontros com personagens fantásticos que se confundem com seu inconsciente, e que irá ajudá-lo a desmistificar
os enigmas do caminho. A narrativa explora o mundo lúdico da imaginação do universo infantil utilizando a poesia do teatro de bonecos, criando metáforas que refletem a perda da identidade
cultural de um povo em meio a uma sociedade opressora repleta de valores morais. Com música ao vivo a peça propõe uma vivência sensorial e imagética para todas as idades.
7 de Abril às 14h - Biblioteca Helena Silveira
8 de Abril às 11h - Biblioteca Paulo Duarte - CCJabaquara

O menino e a cerejeira

O menino e a cerejeira
Classificação indicativa: Livre | Duração: 90 minutos
Com enredo lúdico e emocionante, a Cia propõe uma versão do espetáculo especialmente adaptada para o espaço das Bibliotecas. O menino e a cerejeira nas Bibliotecas visa estimular a leitura, já que a montagem da Borbolina Companhia é uma adaptação do livro de Daisaku Ikeda, um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder humanista japonês. Em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, os japoneses buscam alternativas para viver melhor. De um lado, um senhor já idoso cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios. Do outro, um garoto triste, Taiti, tenta superar a perda do pai na guerra. Assim, surge uma amizade mais forte do que qualquer conflito, que levará o menino a encontrar sua força e coragem para trazer a luz da esperança para todos da aldeia.
19 de Abril às 15h -Biblioteca Clarice Lispector
25 de Abril às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
 


Terra

Terra
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
O Grupo Ecozóico utiliza a encantadora linguagem do teatro de sombras para contar a história de amor entre uma árvore e um menino. Adaptação do texto “A Árvore Generosa “ de Shel Silverstein, sugere um horizonte de cidadania e responsabilidade social em escala planetária. É uma fábula sobre a amizade, a consciência ecológica e a ambição do homem perante a generosidade e a beleza da natureza.
4 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
5 de abril às 14h- Biblioteca Afonso Schmidt
10 de abril às 10h - Biblioteca Brito Broca
12 de abril às 14h - Biblioteca Raul Bopp
17 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

A loja de brinquedos

A Loja de Brinquedos
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infanto-juvenil | Duração: 60 minutos
O espetáculo surge com a necessidade de estabelecer uma reflexão junto ao público infanto- juvenil sobre uma maneira mais respeitável de estar no mundo discutindo de forma lúdica e descontraída sobre os padrões de beleza impostos pela mídia e sobre a beleza encontrada na diversidade.
Além dessa abordagem, que é fio condutor da peça, outras nuances do desenvolvimento infantil são abordadas, que são as brincadeiras e a sua importância. A partir do ato de brincar, as crianças trazem novas linguagens que lhe ajudam a pensar a realidade de forma mais criativa.
12 de abril às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
14 de abril às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
24 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
26 de abril às 14h - Biblioteca Pedro Nava
28 de abril às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
29 de abril às 11h - Biblioteca Cora Coralina

Construtório

Construtório
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 50 minutos
Três operários ficam impedidos de saírem da obra em que trabalham, ao final do cansativo expediente, por conta de uma tempestade que não os deixa voltarem para as suas casas. “Presos” que estão, no entanto, libertam a fantasia para criar as mais incríveis aventuras: transformam ferramentas, e demais objetos da obra, em instrumentos de suas viagens pela imaginação. Assim recontam, com muita criatividade, alguns contos de fadas, parodiam, com bom humor, filmes clássicos, criam e interagem com bichos e criaturas formadas pelas mais inusitadas coisas. Revelam-se, por fim, operários de uma obra muito especial. São, sobretudo, poetas, construtores de sonhos...
A Cia Truks utiliza a técnica de teatro conhecida por “Teatro de Objetos”, no qual o uso cotidiano do objeto são modificados para construir novas criaturas, ou simbolizar personagens.
3 de abril às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
4 de abril às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
5 de abril às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
6 de abril às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
8 de abril às 11h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
25 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
26 de abril às 14h - Biblioteca Padre José De Anchieta

A festa

A Festa
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 50 minutos
A fábula acontece num reino não muito distante daqui, numa época de valores não muito díspares aos nossos. Estamos num dia especial: é o aniversário da princesa Maria Joaquina. Todos à sua volta, da Rainha aos trabalhadores, não medem esforços para que esse dia seja uma data inesquecível - para ela. Difícil de agradar, a mimada e solitária princesa ordena ao conselheiro real que este lhe traga um presente de aniversário impossível e insuperável. Saindo em busca de algo extraordinário, ele descobre no meio do povo um menino esperto, que joga bolinhas pelas ruas.
A partir deste encontro tão improvável, a vida de todos daquele reino se transforma para sempre
3 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
5 de abril às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
7 de abril às 14h - Biblioteca Malba Tahan
8 de abril às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
10 de abril às 14h - Biblioteca Cora Coralina
12 de abril às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes
17 de abril às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
19 de abril às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
26 de abril às 11h - Biblioteca Raul Bopp
28 de abril às 14h - Biblioteca Helena Silveira
29 de abril às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo


A bola: histórias que rolam

A Bola: Histórias que rolam
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 60 minutos
Inspirado no livro "O Chute que a bola levou" de Ricardo Azevedo.
Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos.
7 de abril às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
8 de abril às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo
12 de abril às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
19 de abril às 13h - Biblioteca Viriato Corrêa
24 de abril às 10h - Biblioteca Brito Broca

Outros eus

Outros Eus
Classificação indicativa: adulto | Duração: 60 minutos
O Marinheiro é uma obra, minimalista, provocatória e de vanguarda. Ela “permite conhecer de onde vem à inspiração de Fernando Pessoa, que com 24 anos escreveu a peça em dois dias. Revela-nos a sua intuição, a sua visão daquilo que viria a ser a sua vida de artista, de tormento e de sofrimento.” O marinheiro talvez seja o próprio Fernando Pessoa, concentrado na realidade e ação, no sonho de viver. É na verdade a primeira criação dos seus três heterônimos. A adaptação percorre o pensamento e alguns poemas do Poeta português, para falar deste estado criativo, inventando um personagem real em seu quarto, através da prosa e da poesia.
11 de abril às 14h30 - Biblioteca Viriato Corrêa
12 de abril às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
18 de abril às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
19 de abril às 14h30 - Biblioteca Anne Frank
20 de abril às 13h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
24 de abril às 14h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
25 de abril às 14h - Biblioteca Anne Frank
26 de abril às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
27 de abril às 13h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

Watchatchá:  uma viagem pela ciência

Watchatchá - Uma Viagem pela Ciência
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Aparentemente, vamos assistir a uma aula sobre as leis científicas. Mas logo somos transportados ludicamente para o universo da Ciência, onde três cientistas malucos criam efeitos aparentemente mágicos - todos explicados durante a peça - para demonstrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia. Experimentos fantásticos, como uma bola que sobrevoa a plateia, bolhas de sabão cheias de fumaça, o galão do fogo, uma máquina de aprisionar sombras e o incrível galão de fogo. Esses e outros números divertidos e educativos mostram às crianças e aos adultos que por todo lado estamos cercados de Ciência.
4 de abril às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
5 de abril às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
8 de abril às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
10 de abril às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
11 de abril às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
12 de abril às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
13 de abril às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
15 de abril às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
19 de abril às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
28 de abril às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli


O livro do improviso

O Livro do Improviso
Classificação indicativa: adulto/ 14 anos | Duração: 60 minutos
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro!
3 de abril às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
4 de abril às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
7 de abril às 15h - Biblioteca Cassiano Ricardo
11 de abril às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
13 de abril às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
14 de abril às 15h - Biblioteca Camila Cerqueira César
17 de abril às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Página-mágica

Página Mágica
Classificação indicativa: Livre,  Duração: 60 minutos
A peça foi contemplada pela 30ª edição do Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo foi pensada para ser realizada nas bibliotecas públicas da cidade. Página Mágica foi concebida a partir da literatura. Serão quatro histórias independentes: O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote;  Saci é a primeira, com os atores Manul Fadul, Felipe Lwe e Vanessa Silva e mais de 20 bonecos representam uma versão criada por Beto Andreetta, desse que é um dos personagens mais conhecidos da cultura popular. O enredo gira em torno da preservação de uma floresta que corre o risco de ser destruída para a construção de uma cidade. O saci, com a ajuda de um índio convoca várias entidades do nosso folclore: a mula sem cabeça, o curupira, o lobisomem e a Iara são reunidos para a proteção da floresta. Direção de Wanderley Piras, música original de Cesar Maluf e bonecos confeccionados por Mestre Bila - mamulengueiro pernambucano - Página Mágica se junta à extensa lista de espetáculos realizados pela Pia Fraus para o público infantil, sempre atentos para levar conteúdo de qualidade às nossas crianças.
6 de abril às 11h e 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
18 de abril às 10h e 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
26 de abril às 10h30 e 14h - Biblioteca Vinícius de Moraes
28 de abril às 11h e 13h - Biblioteca Malba Tahan