Destaques do fim de semana - 27 e 28 de janeiro

BRINCANTE: Línguas Brincantes, CIRCO: O Cubo na Roda, Os Três Porquinhos, DANÇA: Breves Partituras para Muitas Calçadas, Experimentos Concretos, Kelvin, o vira-lata, Cânticos Que Encantam, INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: O Casulo Viajante, Folias, Brincadeiras e Cantigas, INTERVENÇÃO LITERÁRIA: O Paraíso São os Outros, Poesias Ao Vento, MÚSICA: Emblues Beer Band, Antonio Zadua em Má Companhia, Duo Versos Que Compomos, Fizz Jazz, Banda Sujos & Mal Pagos, Banda Kick Bucket, Músicas de OZ, TEATRO: Conto em Letras, A Princesa Engasgada, Em Busca das Estrelas, No Curso do Rio, Viajando com Mala Treco, Watchatchá, Mini Teatro de Sombras, A Saga de João Caixote

 
BRINCANTE

Línguas Brincantes
Línguas Brincantes
Quando estamos num espaço público podemos encontrar com pessoas conhecidas e desconhecidas, diferentes e muito diferentes. Como lidamos com elas?  Como aprendemos a lidar? Será que nós, ouvintes, podemos brincar com surdos? Será que quem usa a Língua Portuguesa pode se divertir com uma língua de sinais? E será que a tradução é o melhor caminho?
É este o desafio que o grupo êBA! propõe. Por meio de brincadeiras, dinâmicas e rodas de conversas, a ideia é levar todos a um grau de entrega e interação, quebrando barreiras que só o lúdico, o mágico e a diversão são capazes de quebrar. Serão realizadas atividades que estimulam a troca e o contato entre os participantes, utilizando o espaço público não como segregação e individualismos, mas como fonte de riquezas e aprendizados.
O gRUPO êBA! surgiu no início de 2012 a partir da intersecção entre diversos interesses: a contação de histórias, as brincadeiras infantis, a cultura popular e a cultura Surda. Foi com estas quatro bases que desenvolvem técnicas de narração que  unem o público surdo e o ouvinte num mesmo universo lúdico e interativo – o que também se desdobra em oficinas, formação de educadores e intervenções culturais.
Classificação indicativa: Livre. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

CIRCO


 
Circo Malabarístico
Circo Malabarístico
A dupla de palhaços André Becker e Duba Becker apresenta diversas técnicas de malabares, que evoluem ao longo da apresentação. O tradicional número com bolinhas chama atenção do público quando eles conseguem jogar sete objetos simultaneamente. Depois, eles usam chapéus como instrumento, criando um bonito e colorido desenho no ar.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
 
O Cubo na Roda
O Cubo na Roda
O Cubo na Roda é um espetáculo de circo na rua sem fronteiras de idade, realizado para adultos, crianças e até mesmo adolescentes. Um show sem fronteira de espaços, adaptando-se a toda e qualquer praça o canto ao ar livre. Misturando malabares e comicidade, Senhorita Ninow e Mister Gomes contam com o auxílio de um corajoso ajudante para mostrarem suas habilidades circenses e se divertire muito com o público, rompendo muitas vezes com a fronteira imaginária entre o picadeiro e a platéia.
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Milton Santos

Os Três Porquinhos
Os Três Porquinhos 
Com Circo Teatro Musical Furunfunfum
O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo ( flauta transversal e violão). Na segunda parte é representada, com bonecos, a história dos três porquinhos. O espetáculo mantém-se fiel ao conhecido enredo dessa história e convida a plateia a interagir com os personagens.
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato

DANÇA

Breves Partituras para Muitas Calçadas
Breves Partituras para Muitas Calçadas
Dança para crianças.
A calçada é um universo, um território cheio de paisagens, de objetos e modos de estar. A calçada é mar? É rio? É córrego? É quintal? A calçada ficava a beira de uma criança... A calçada é casa, é cama, mesa, jardim, cadeira, sala, banheiro, teatro, lojinha, sala de dança, lugar de brincar, espaço de ir e vir, de esperar, de encontrar, de se despedir. A calçada é uma margem de uma ilha chamada quarteirão.
A proposta do grupo Lagartixa na Janela com a performance “Breves partituras para muitas calçadas” é constituir relações com o espaço em sua configuração territorial, criando assim um diálogo com o público, que se inicia pela contemplação estética, abrindo espaços para o encontro e interação com as performers.
Lagartixa na Janela grupo é dirigido por Uxa Xavier, artista e educadora da dança, e existe desde 2010. Tem como proposta pesquisar o território de criação e pedagogia em dança contemporânea para crianças.
Dia 27 de janeiro às 10h30 - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 27 de janeiro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Experimentos Concretos
Experimentos Concretos
Ponto de partida de uma pesquisa que esboça contornos da relação do individuo com a cidade, trazendo uma estética urbana para o estado corporal do flamenco, na tentativa de ressignificar seus gestos e intenções. Inspirado no livro de George Perec “Tentativa de esgotamento de um local parisience” – obra que revela a experiência contemporânea de um vouyer urbano, contemplador e narrador da cidade. No ano de 1974, Perec permanece três dias seguidos na praça de Saint-Sulpice, em Paris, entre 18 e 20 de outubro, anotando tudo o que via. Com essa proposta, o autor transforma os acontecimentos cotidianos da rua em um texto composto por fotografias escritas, um catálogo de ações, gestos e imagens, uma lista de fatos insignificantes da vida cotidiana. Nesses primeiros 30 minutos que serão apresentados (primeira investigação), o caminho coreográfico escolhido assim como na narrativa de Perec, não terá regras, cadência ou hierarquia.
A movimentação flamenca é construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional. A inspiração dos gestos vem da experiência do ordinário, do simples, daquilo que acontece quando nada acontece, e da poesia que transborda dessa realidade banal e cotidiana.
Classificação indicativa: livre
Dia 27 de janeiro às 13h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Kelvin, O vira-lata
Kelvin, O vira-lata
Espetáculo de dança para crianças
Dirigido pela Helena Figueira, da Cia. Suno, este espetáculo traz uma linda mensagem
de amor e esperança, facilmente compreendida no gesto, na mímica e na dança deste personagem. A peça conta a história de um cãozinho abandonado que busca um novo lar, um novo dono. De maneira poética e bem humorada ele se relaciona com a dura realidade das ruas: o lixo, as pulgas, o frio e a falta de comida. “Kelvim, o vira lata” entretém, emociona e leva ao público uma mensagem lúdica de amor e esperança.
Classificação indicativa: livre.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra

Cânticos Que Encantam
Cânticos Que Encantam
Espetáculo de dança
O projeto “ Cânticos que encantam” é um espetáculo/performance de dança com voz e percussão e interatividade com o público, inspirado em algumas expressões culturais existentes em nosso país como: Ciranda, afoxé, maculelê, capoeira, coco de roda, samba de roda, jongo, samba reggae, puxada de rede, percussão corporal, dança de rua, cacuriá e bumba meu boi. O trabalho é concebido para ser realizado em espaços alternativos,
como áreas de convivência, pátios, praças, ruas ou teatros onde o público possa ter acesso ao palco.
Classificação indicativa: livre.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

O Casulo Viajante
O Casulo Viajante
O Casulo Viajante ocupará as Bibliotecas de São Paulo com sua kombibiblioteca, trazendo ao alcance das mãos de adultos e crianças uma infinitude de livros prontos para serem explorados. A Kombi Sáfari é caracterizada como motor-home, portanto, o leitor se sentirá em casa. Ao abrir a gelateca, poderá se alimentar de poesias. Na sala, literatura do mundo inteiro. Na varanda, aconchegados em uma colcha de retalhos, o leitor viajará para o universo que escolher: contos populares, literatura de cordel (no varal, é claro) contos de fadas, contos contemporâneos, mitologias... e aquela deliciosa história inventada e compartilhada na mesma hora.
Classificação indicativa: Livre. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 28 de janeiro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Folias, Brincadeiras e Cantigas
Folias, Brincadeiras e Cantigas
O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, côco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria.
Classificação indicativa: Livre. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

 
INTERVENÇÃO LITERÁRIA

 
O Paraíso São os Outros
O Paraíso São os Outros
O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares. O Paraíso São os Outros, do escritor português Valter Hugo Mãe, é a história de uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia há de amar. Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos. Como o narrador do conto, com a máscara do palhaço, o nariz, Buzanfa cria, interpreta, canta, ri, chora, dança, pula, cai, e se levanta... Tudo por amor!
Classificação indicativa: Infantil/ para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Belmonte
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Raul Bopp

Poesias Ao Vento
Poesias Ao Vento
Nessa intervenção poética-musical, três artistas circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio, há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Ao escolher um dos balões, os transeuntes são convidados a estourar um balão, e, por fim, recebem uma “performance” exclusiva.
Classificação indicativa: para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 28 de janeiro às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo

MÚSICA

Emblues Beer Band
Emblues Beer Band
Street Jazz Band
Formada a partir de um bloco de carnaval, o Emblues Beer Band mistura o Folk, Jazz, Blues e a música regional Brasileira. Com uma formação exótica das tradicionais Street Bands de New Orleans, a banda exala um swing um tanto simpático de letras divertidas que nascem na mesa de bar.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Antonio Zadua em Má Companhia
Antonio Zadua em Má Companhia
Trio Instrumental
Trio de violino, violão e percussão apresenta desde clássicos das música popular brasileira, como Feira de Mangaio até clássicos da música internacional como Beatles e Jimi Hendrix.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Duo Versos Que Compomos
Duo Versos Que Compomos
Poesia musicada com perfume folk. Um show que costura canções profundas a uma musicalidade cheia de contrastes rica em harmonias e melodias que criam uma trama musical emocionante com muita identidade​.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Fizz Jazz
Fizz Jazz
Uma swing band ao estilo de New Orleans do início de século XX que se  apresenta nas ruas  de São Paulo, atraindo amantes de jazz e encantando pessoas que nunca tiveram contato com  o gênero.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Banda Sujos & Mal Pagos
Banda Sujos & Mal Pagos
Clássicos do Outlaw Country, Blues, Rockabilly e releituras de bandas como Led Zeppelin, Doors, Talking Heads. Formato acústico com Contrabaixo, Violão, Percussão, Gaita e Vozes.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 13h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Banda Kick Bucket
Banda Kick Bucket
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Nascida nas ruas paulistanas, a Kick Bucket é uma banda de proposta ousada, original e moderna em uma mistura de estilos, que passam pelo Jazz, Soul, Hip Hop, Rap e música eletrônica.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Malba Tahan

Músicas de OZ
Músicas de OZ
Show infanto juvenil
O objetivo do projeto é levar os espectadores a navegarem no mundo fantástico das histórias infantis, para que conheçam um pouco mais dessa literatura e possam ter aguçado o desejo de buscar outras leituras.Assim,esperamos com a atividade: desenvolver a capacidade da imaginação, da percepção, do hábito de ouvir, de interpretar, da concentração, do gosto pelas histórias e, sobretudo, adquirir o hábito da leitura. O espetáculo é a união do diretor musical Marcus Alcantarilla e dos artistas Anne Pelucci, Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar a história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas  originais acompanham esse enredo, onde as personagens são apresentadas com bonecos, músicas e adereços. O público é convidado a cantar e embarcar no mágico mundo de OZ.
Classificação indicativa: Infantil. Para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 12h - Biblioteca Anne Frank
 
TEATRO

Conto em Letras
Conto em Letras
A Trupe apresenta O Conto em  Letras, um conto onde a menina Nina, junto de seu amigo Mané Pipoca, mergulham no mundo dos livros e letras, fazendo referência a assimilação do letramento; da compreensão de como as letras formam palavras, as palavras formam textos, textos fazem história e as histórias contam o que a imaginação quiser. É um mundo sem limites! Voltado para crianças até sete anos, o espetáculo busca encantar e conquistar o gosto das crianças para a prática da leitura, da imaginação e da fantasia.
Classificação indicativa: Infantil. Para todas as idades. 60 minutos de duração. 
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Setúbal

A Princesa Engasgada
A Princesa Engasgada
A Peste, Cia. Urbana de Teatro conta a história de um grupo de comediantes, os clowns Laurel, Harpo e Groucho, que na busca pelo sustento chegam a uma cidade e em praça pública, apresentam a peça A Princesa Engasgada. O enredo mostra um camponês que é confundido com um médico e obrigado a curar a filha do rei, uma princesa que se engasgou com uma espinha de peixe. A sorte e a esperteza do humilde camponês fazem dele o médico mais famoso do reino a partir daí. O texto é baseado numa lenda medieval que deu origem à peça Médico à Força, de Molière.
Classificação indicativa: Livre. 45 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Em Busca das Estrelas
Em Busca das Estrelas
As palhaças do “Circo di SóLadies” seguem em apresentações por todo o mundo,
levando o universo feminino em sua trajetória cômica. Numa destas apresentações percebem a necessidade de ampliar a trupe e saem “Em busca de Estrelas”, selecionando novos talentos da plateia, revelando as habilidades e qualidades que as pessoas tem e não se dão conta.
Classificação indicativa: Livre. 45 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo

No Curso do Rio
No Curso do Rio
Um morador simples do interior do Brasil mantém conversas diárias com sua grande amiga, uma canoa esperta, que faz previsões quanto às mudanças de clima e sabe a época boa para pesca, este fato acaba despertando o interesse de um médico que visita a região, e se sente motivado a tratá-lo por saber de sua peculiar rotina.
A peça foi inspirada no livro “Rosinha Minha Canoa” do escritor José Mauro Vasconcelos. A montagem teatral tem como objetivo incentivar os alunos a prática da leitura, a proximidade com o teatro de bonecos e também a preservação da natureza. Valendo-se da mágica do teatro de Bonecos, a CIA desenvolve uma proximidade com as crianças. O texto foi escolhido a partir de uma discussão com o FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) como um estímulo a leitura.
Classificação indicativa: Livre. 45 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

Viajando com Mala Treco
Viajando com Mala Treco
A Cia. Malas Portam é um grupo de artistas que pesquisa a arte de contar histórias e já se apresentou em diversas cidades de vários estados brasileiros e países da América do Sul, como Venezuela e Colômbia. Desde 2007, os integrantes dedicam-se ao estudo das múltiplas linguagens artísticas aplicadas em seus espetáculos, juntando teatro, música, literatura e, em 2016, lançaram sua primeira obra audiovisual. Nesta pequena mala, você vai levar histórias da A Lagarta Caolha, O Pé de Guaraná e Na Beira da Lagoa, além de incríveis animações musicais.
Classificação indicativa: Infantil. Para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes

Watchatchá
Watchatchá - Uma Viagem pela Ciência
Aparentemente, vamos assistir a uma aula sobre as leis científicas. Mas logo somos transportados ludicamente para o universo da Ciência, onde três cientistas malucos criam efeitos aparentemente mágicos - todos explicados durante a peça - para demonstrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia. Experimentos fantásticos, como uma bola que sobrevoa a platea, bolhas de sabão cheias de fumaça, o galão do fogo, uma máquina de aprisionar sombras e o incrível galão de fogo. Esses e outros números divertidos e educativos mostram às crianças e aos adultos que por todo lado estamos cercados de Ciência.
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Mini Teatro de Sombras
Mini Teatro de Sombras
Os Mini Teatros de Sombras também são conhecidos como Teatro Lambe Lambe, trata-se de uma técnica de apresentação de mini espetáculos dentro de caixas para apenas um único espectador de cada vez. A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe lambes que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo de teatro de sombras acontece dentro da caixa e é visto por um furo, orifício que permite espiar essa “realidade” em miniatura.
Com auxílio de fones de ouvido o público ouve a trilha sonora e acompanha a construção dessa narrativa onírica e imagética. Tornando possível, de maneira simples e breve, transpor a realidade cotidiana para um universo metafórico, imaginado. Olhar por uma pequena janela, adentrar a caixa, um encontro com o interno, revelação do que está apropriadamente guardado, um segredo compartilhado.  O Grupo Girino apresenta três espetáculos de teatro de sombras em miniatura: “Cotidiano” de Maikon Rangel, “Coração Alado” de Iasmim Marques e “Isto não É uma Caixa” de Tiago Almeida.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos. 60 minutos de duração.
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Duarte

A Saga de João Caixote
A Saga de João Caixote
O espetáculo narra a história de João, um jovem que sai em busca da Pedra da Lua para curar seu povo que está perdendo a identidade. Quando bebê, João foi deixado, dentro de um caixote na porta da casa da senhora mais velha e respeitada da cidade, que o criou, dando-lhe imaginação e educação. Um dia joão percebe que seu povo está perdendo a identidade e encorajado por sua mãe, decide sair numa saga em busca da Pedra da Lua. No caminho tem encontros com personagens fantásticos que se confundem com seu inconsciente, e que irá ajudá-lo a desmistificar
os enigmas do caminho. A narrativa explora o mundo lúdico da imaginação do universo infantil utilizando a poesia do teatro de bonecos, criando metáforas que refletem a perda da identidade
cultural de um povo em meio a uma sociedade opressora repleta de valores morais. Com música ao vivo a peça propõe uma vivência sensorial e imagética para todas as idades.
Classificação indicativa: Livre. 60 minutos de druação.
Dia 27 de janeiro às 15h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna