Destaques do fim de semana - 16 e 17 de dezembro

BRINCANTE:Tecendo as narrativas ancestrais, CIRCO: Os Três Porquinhos com a Furunfunfum, Duo Simetria, INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: O Casulo Viajante, Folias, Brincadeiras e Cantigas, Cortejo e Brincadeiras Culturais, INTERVENÇÃO LITERÁRIA: O Paraíso São os Outros, Poesias Ao Vento, MÚSICA: Emblues Beer Band, Antonio Zadua em Má Companhia, Duo Versos Que Compomos, Fizz Jazz, Banda Sujos & Mal Pagos, SARAUS: Projeto Literatura Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas de São Paulo, TEATRO: Conto em Letras, Watchatchá - Mad Science, Mini Teatro de Sombras, A Saga de João Caixote, Ensaio sobre Carolina, Espetáculo Quizumba.

 

 
BRINCANTE
Tecendo as narrativas ancestrais
Com Dudu Badé
Vamos viajar pelas palavras e histórias, descobrir grandes reis e rainhas, heroínas e heróis negros e africanos. Deuses e deusas,vão passear por nosso imaginário por meio da escuta, olhar, vozes e movimentos. Vamos erguer nossas vozes para apresentar a diversidade cultural presente no nosso país e reencontrar as narrativas perdidas, como faziam nossos antepassados: oralmente.
Através da oralidade vamos brincar com os corpos e letras, movimentar as frases e histórias para compor uma história única, cheia de mágica e graça.​
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Brito Broca

CIRCO
Show da Percha
Com seu número principal a Percha, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico com seus dois protagonistas, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, o espetáculo segue com de maneira muito divertida e cômica e a cada número sempre um inesperado desfecho virtuoso.
Classificação indicativa: infantil/para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes

Os Três Porquinhos com a Furunfunfum
O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo ( flauta transversal e violão). Na segunda parte é representada, com bonecos, a história dos três porquinhos. O espetáculo mantém-se fiel ao conhecido enredo dessa história e convida a plateia a interagir com os personagens.
Classificação indicativa: infantil/para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 17 de dezembro às 10h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 17 de dezembro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez (CCJ)

Duo Simetria
Duas vértices com um só objetivo, unindo força, flexibilidade, confiança e equilíbrio a fim de um mesmo propósito. A essência acrobática é o que alimento o “Duo Vilela e Maeda” a pró-atividade e a elegância os consomem!
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Casinha de Rodas
Um micro-ônibus totalmente transformado em um espaço lúdico produzido com todo carinho para as crianças brincarem e viajarem na imaginação. O “Casinha de Rodas” foi montado usando materiais reciclados e sustentáveis, e os ambientes foram  preparados para estimular a criatividade das crianças onde elas se surpreendem encontrando várias atividades dentro de um ônibus nas suas proporções. A arte educadora Renata Martins, idealizadora e produtora do Casinha de Rodas é quem, juntamente com sua equipe, realiza as viagens e coordena as visitas dos nossos pequenos viajantes  ao ônibus.
Classificação indicativa: infantil/para todas as idades. 180 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Raul Bopp

O Casulo Viajante
O Casulo Viajante ocupará as Bibliotecas de São Paulo com sua kombibiblioteca, trazendo ao alcance das mãos de adultos e crianças uma infinitude de livros prontos para serem explorados. A Kombi Sáfari é caracterizada como motor-home, portanto, o leitor se sentirá em casa. Ao abrir a gelateca, poderá se alimentar de poesias. Na sala, literatura do mundo inteiro. Na varanda, aconchegados em uma colcha de retalhos, o leitor viajará para o universo que escolher: contos populares, literatura de cordel (no varal, é claro) contos de fadas, contos contemporâneos, mitologias... e aquela deliciosa história inventada e compartilhada na mesma hora.
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte 
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Folias, Brincadeiras e Cantigas
O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Belmonte
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

Cortejo e Brincadeiras Culturais
Um cortejo musical fará a honra de convidar as crianças a entrarem em um universo brincante de cantigas de roda, versos e muita magia. A cultura popular brasileira será o norte dessa viagem. Música, poesia, brincadeira trarão o universo das brincadeiras tradicionais de volta para as crianças.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta

INTERVENÇÃO LITERÁRIA
O Paraíso São os Outros
O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares. O Paraíso São os Outros, do escritor português Valter Hugo Mãe, é a história de uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia há de amar. Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos. Como o narrador do conto, com a máscara do palhaço, o nariz, Buzanfa cria, interpreta, canta, ri, chora, dança, pula, cai, e se levanta... Tudo por amor!
Classificação indicativa: infantil/para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 13h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Poesias Ao Vento
Nessa intervenção poética-musical, três artistas circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio, há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Ao escolher um dos balões, os transeuntes são convidados a estourar um balão, e, por fim, recebem uma “performance” exclusiva.
Classificação indicativa: para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato

MÚSICA
 
Emblues Beer Band
Formada a partir de um bloco de carnaval, o Emblues Beer Band mistura o Folk, Jazz, Blues e a música regional Brasileira. Com uma formação exótica das tradicionais Street Band de New Orleans, a banda exala um swing um tanto simpático de letras divertidas que nascem na mesa de bar.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca  Afonso Schmidt

Antonio Zadua em Má Companhia
Trio instrumental de violino, violão e percussão apresenta desde clássicos das música popular brasileira, como Feira de Mangaio até clássicos da música internacional como Beatles e Jimi Hendrix
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 17 de dezembro às 13h - Biblioteca Viriato Corrêa

Duo Versos Que Compomos
Poesia musicada com perfume folk. Um show que costura canções profundas a uma musicalidade cheia de contrastes rica em harmonias e melodias que criam uma trama musical emocionante com muita identidade​.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca  Adelpha Figueiredo

Fizz Jazz
Uma swing band ao estilo de New Orleans do início de século XX que se  apresenta também nas ruas  de São Paulo, atraindo amantes de jazz e encantando pessoas que nunca tiveram contato com  o gênero.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

Banda Sujos & Mal Pagos
Clássicos do Outlaw Country, Blues, Rockabilly e releituras de bandas como Led Zeppelin, Doors, Talking Heads Formato acústico com Contrabaixo Acústico, Violão, Percussão, Gaita e Vozes.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos. 50 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca  Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Roberto Santos

SARAUS
O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus.
Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios.
O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade.
Os grupos e coletivos selecionados pelo edital iniciam as apresentações no mês de setembro. Todos os saraus são gratuitos e com indicação livre.

Sarau do Cravo e o Escambo Cultural
Dia 16 de dezembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Sarau Clamarte
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Sarau Encontro de Utopias
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Sarau Quinta em Movimento
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Sarau Verso em Versos
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Castro Alves

TEATRO
Conto em Letras
A Trupe apresenta O Conto em  Letras, um conto onde a menina Nina, junto de seu amigo Mané Pipoca, mergulham no mundo dos livros e letras, fazendo referência a assimilação do letramento; da compreensão de como as letras formam palavras, as palavras formam textos, textos fazem história e as histórias contam o que a imaginação quiser. É um mundo sem limites! Voltado para crianças até sete anos, o espetáculo busca encantar e conquistar o gosto das crianças para a prática da leitura, da imaginação e da fantasia.
Classificação indicativa: infantil/para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Anne Frank
Dia 17 de dezembro às 11h30 - Biblioteca Aureliano Leite

Watchatchá - Mad Science
Aparentemente, vamos assistir a uma aula sobre as leis científicas. Mas logo somos transportados ludicamente para o universo da Ciência, onde três cientistas malucos criam efeitos aparentemente mágicos - todos explicados durante a peça - para demonstrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia. Experimentos fantásticos, como uma bola que sobrevoa a platéia, bolhas de sabão cheias de fumaça, o galão do fogo, uma máquina de aprisionar sombras e o incrível galão de fogo. Esses e outros números divertidos e educativos mostram às crianças e aos adultos que por todo lado estamos cercados de Ciência.
Classificação indicativa: infantil/para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 17 de dezembro às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo

Mini Teatro de Sombras
Os Mini Teatros de Sombras também são conhecidos como Teatro Lambe Lambe, trata-se de uma técnica de apresentação de mini espetáculos dentro de caixas para apenas um único espectador de cada vez. A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe lambes que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo de teatro de sombras acontece dentro da caixa e é visto por um furo, orifício que permite espiar essa “realidade” em miniatura.
Com auxílio de fones de ouvido o público ouve a trilha sonora e acompanha a construção dessa narrativa onírica e imagética. Tornando possível, de maneira simples e breve, transpor a realidade cotidiana para um universo metafórico, imaginado. Olhar por uma pequena janela, adentrar a caixa, um encontro com o interno, revelação do que está apropriadamente guardado, um segredo compartilhado.
O Grupo Girino apresenta três espetáculos de teatro de sombras em miniatura: “Cotidiano” de Maikon Rangel, “Coração Alado” de Iasmim Marques e “Isto não É uma Caixa” de Tiago Almeida.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos. 60 minutos de duração.
Dia 16 de dezembro às 10h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
  
A Saga de João Caixote
O espetáculo narra a história de João, um jovem que sai em busca da Pedra da Lua para curar seu povo que está perdendo a identidade. Quando bebê, João foi deixado, dentro de um caixote na porta da casa da senhora mais velha e respeitada da cidade, que o criou, dando-lhe imaginação e educação. Um dia joão percebe que seu povo está perdendo a identidade e encorajado por sua mãe, decide sair numa saga em busca da Pedra da Lua. No caminho tem encontros com personagens fantásticos que se confundem com seu inconsciente, e que irá ajudá-lo a desmistificar
os enigmas do caminho. A narrativa explora o mundo lúdico da imaginação do universo infantil utilizando a poesia do teatro de bonecos, criando metáforas que refletem a perda da identidade
cultural de um povo em meio a uma sociedade opressora repleta de valores morais. Com música ao vivo a peça propõe uma vivência sensorial e imagética para todas as idades.
Dia 16 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Ensaio sobre Carolina
Ensaio Sobre Carolina é um discurso-canto-narrativa, Inspirado no livro “Quarto de Despejo” da escritora Carolina Maria de Jesus. Atores e espectadores formam um campo público, misturados, sentados em cadeiras velhas, cheias de histórias, como as do barraco de Carolina. A luz “caseira” ilumina a proximidade entre atores e plateia, e no entre corpos emerge a interrogação sobre os vestígios dos dias de vida dos “marginalizados” na cidade, através do olhar e da fala de uma catadora de papel sobre sua realidade e convívio na sociedade brasileira. Da fome à popularidade instantânea, o talento e a sobrevivência das “carolinas” do Brasil: seus sonhos, Seus amores e sua luta.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’anna
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Espetáculo Quizumba
Quizumba! é um espetáculo inspirado no andamento de uma roda de capoeira, num misto de jogo, canto, dança e teatro. No centro da roda dois meninos que estão (re)descobrindo o mundo.
Mestre Benedito é quem rege esta brincadeira, utilizando-se de elementos plásticos e musicais. Dando cor e vida aos personagens, o mestre viaja no tempo narrando a história do menino Francisco, o Zumbi dos Palmares, para ensinar seu discípulo Pastinha como equilibrar covardia e valentia e enfrentar os desafios da vida.
O espetáculo, dirigido por Camila Andrade e com dramaturgia de Tadeu Renato, estreou em 2011 no Quilombo Cafundó em Salto de Pirapora-SP. Realizou temporadas na cidade de São Paulo e desde então circula por diversas cidades.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Amadeu Amaral