Intervenção Literária

Em dezembro participe das intervenções literárias com O Paraíso São os Outros, Poesias ao Vento, Literaturando - Clube de Leitura, A Poética Plasticidade de Fernando Rios, A exposição e seu autor, Projeto Primeira Infância e A Hora da Mediação de Leitura Literária.

O Paraíso são os outros

O Paraíso São os Outros
O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares. O Paraíso São os Outros, do escritor português Valter Hugo Mãe, é a história de uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia há de amar. Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos. Como o narrador do conto, com a máscara do palhaço, o nariz, Buzanfa cria, interpreta, canta, ri, chora, dança, pula, cai, e se levanta... Tudo por amor!
Classificação indicativa: infantil/para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 9 de dezembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha
Dia 9 de dezembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 10 de dezembro às 11h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 16 de dezembro às 13h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Poesias ao Vento

Poesias Ao Vento
Nessa intervenção poética-musical, três artistas circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio, há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Ao escolher um dos balões, os transeuntes são convidados a estourar um balão, e, por fim, recebem uma “performance” exclusiva.
Classificação indicativa: para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 2 de dezembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato

Literaturando Hibisco Roxo

Literaturando - Clube de Leitura
Livro: Hibisco Roxo - Chimamanda Ngozi Adichie
Espaço para discussão acerca dos assuntos tratados no romance e a troca de experiências pessoais que se aproximem da narrativa. Se você ainda não leu o livro também pode participar, o encontro se transforma em uma agradável roda de conversas!
Protagonista e narradora de Hibisco ro--xo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país.
Dia 7 de dezembro às 15h - Biblioteca Milton Santos

Exposição Fernando Rios

A Poética Plasticidade de Fernando Rios
Curadoria por Carlo Cirenza.
“As fotos desta exposição, feitas com um celular, procuram registrar um olhar seletivo, imbuído de plasticidade” – afirma Fernando Rios. “Esse olhar pretende recortar a realidade, perpetuá-la. Não quero registrar um momento, quero desenhar, pintar com a luz, como se define fotografia. Não me considero um fotógrafo. Sou um artista plástico que utiliza a fotografia. Eventualmente, levo a imagem à abstração. Mas a partir de uma realidade. Registrar aquele momento e recuperá-lo é como recompor a memória, ressignificar a memória, reexperimentar uma sensação, uma emoção, que somente eu posso sentir. O espectador vai construir sua própria emoção, sua sensação.”

Sobre o autor
Fernando Rios se considera um artista plástico amador. É jornalista, publicitário, antropólogo e consultor em comunicação organizacional integrada. Atualmente, ele dá assessorias pontuais em Comunicação Corporativa Integrada, sobretudo em relações com a comunidade, e é o redator da revista Carcará Photo Art. Seu mais recente livro, “A paz, como se faz?” estará à disposição dos frequentadores da biblioteca.

De segunda a sexta-feira das 10 às 19h, sábado das 9 às 16h, e domingo das 10 às 14h, até 15 de janeiro de 2018 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Projeto Primeira Infância
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, junto à Secretaria Municipal de Educação participam do Projeto São Paulo Carinhosa, uma ação intersecretarial, onde está sendo desenvolvida a Mediação de Leitura Literária pela Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina (Temática Feminista) em parceria com o CEI Geraldo Magela Peron. Até 6 anos.
Toda terça-feira, até 19 de dezembro, às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

A Hora da Mediação de Leitura Literária
Funcionários da biblioteca propõem um contato lúdico entre crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura. 0 a 12 anos.
Toda terça-feira, até 19 de dezembro, às 15h30 - Biblioteca Cora Coralina