Teatro nas bibliotecas

Conto em Letras, Watchatchá - Mad Science , Mini Teatro de Sombras , Drive-Thru Petit, A Saga de João Caixote, Espetáculo "Artimanhas do arco-da-velha", Ensaio sobre Carolina e Espetáculo Quizumba são os espetáculos de teatro de dezembro nas bibliotecas de bairro.

Conto em Letras

Conto em Letras
A Trupe apresenta O Conto em Letras, um conto onde a menina Nina, junto de seu amigo Mané Pipoca, mergulham no mundo dos livros e letras, fazendo referência a assimilação do letramento; da compreensão de como as letras formam palavras, as palavras formam textos, textos fazem história e as histórias contam o que a imaginação quiser. É um mundo sem limites! Voltado para crianças até sete anos, o espetáculo busca encantar e conquistar o gosto das crianças para a prática da leitura, da imaginação e da fantasia.
Classificação indicativa: infantil/para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 2 de dezembro às 13h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 3 de dezembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha
Dia 9 de dezembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 10 de dezembro às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Anne Frank
Dia 17 de dezembro às 11h30 - Biblioteca Aureliano Leite

Mad Science

Watchatchá - Mad Science
Aparentemente, vamos assistir a uma aula sobre as leis científicas. Mas logo somos transportados ludicamente para o universo da Ciência, onde três cientistas malucos criam efeitos aparentemente mágicos - todos explicados durante a peça - para demonstrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia. Experimentos fantásticos, como uma bola que sobrevoa a plateia, bolhas de sabão cheias de fumaça, o galão do fogo, uma máquina de aprisionar sombras e o incrível galão de fogo. Esses e outros números divertidos e educativos mostram às crianças e aos adultos que por todo lado estamos cercados de Ciência.
Classificação indicativa: infantil/para todas as idades. 60 minutos de duração.
Dia 1 de dezembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Giácomo
Dia 2 de dezembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 3 de dezembro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 9 de dezembro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 9 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 10 de dezembro às 11h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 17 de dezembro às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo

Mini Teatro de Sombras

Mini Teatro de Sombras
Os Mini Teatros de Sombras também são conhecidos como Teatro Lambe Lambe, trata-se de uma técnica de apresentação de mini espetáculos dentro de caixas para apenas um único espectador de cada vez. A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe lambes que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo de teatro de sombras acontece dentro da caixa e é visto por um furo, orifício que permite espiar essa “realidade” em miniatura.
Com auxílio de fones de ouvido o público ouve a trilha sonora e acompanha a construção dessa narrativa onírica e imagética. Tornando possível, de maneira simples e breve, transpor a realidade cotidiana para um universo metafórico, imaginado. Olhar por uma pequena janela, adentrar a caixa, um encontro com o interno, revelação do que está apropriadamente guardado, um segredo compartilhado.
O Grupo Girino apresenta três espetáculos de teatro de sombras em miniatura: “Cotidiano” de Maikon Rangel, “Coração Alado” de Iasmim Marques e “Isto não É uma Caixa” de Tiago Almeida.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos. 60 minutos de duração.
Dia 2 de dezembro às 13h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 3 de dezembro às 13h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 16 de dezembro às 10h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Drive Thru Petit

Drive-Thru Petit
Espetáculo/intervenção em formato de lanchonete fast-food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos. 60 minutos de duração.
Dia 2 de dezembro às 12h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 3 de dezembro às 12h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 9 de dezembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

A Sada de João Caixote

A Saga de João Caixote
O espetáculo narra a história de João, um jovem que sai em busca da Pedra da Lua para curar seu povo que está perdendo a identidade. Quando bebê, João foi deixado, dentro de um caixote na porta da casa da senhora mais velha e respeitada da cidade, que o criou, dando-lhe imaginação e educação. Um dia João percebe que seu povo está perdendo a identidade e encorajado por sua mãe, decide sair numa saga em busca da Pedra da Lua. No caminho tem encontros com personagens fantásticos que se confundem com seu inconsciente, e que irá ajudá-lo a desmistificar os enigmas do caminho. A narrativa explora o mundo lúdico da imaginação do universo infantil utilizando a poesia do teatro de bonecos, criando metáforas que refletem a perda da identidade cultural de um povo em meio a uma sociedade opressora repleta de valores morais. Com música ao vivo a peça propõe uma vivência sensorial e imagética para todas as idades.
Dia 16 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Artimanhas do Arco da Velha

Artimanhas do arco-da-velha
O espetáculo de Teatro Infanto-juvenil ARTIMANHAS DO ARCO-DA-VELHA resgata passagens espirituosas e bem humoradas da literatura popular como o conhecido conto O macaco e o boneco de alcatrão, e a história de Pedro Malasartes e a sopa de pedra.
Dia 2 de dezembro às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 3 de dezembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 10 de dezembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Ensaio sobre Carolina
Ensaio Sobre Carolina é um discurso-canto-narrativa, Inspirado no livro “Quarto de Despejo” da escritora Carolina Maria de Jesus. Atores e espectadores formam um campo público, misturados, sentados em cadeiras velhas, cheias de histórias, como as do barraco de Carolina. A luz “caseira” ilumina a proximidade entre atores e plateia, e no entre corpos emerge a interrogação sobre os vestígios dos dias de vida dos “marginalizados” na cidade, através do olhar e da fala de uma catadora de papel sobre sua realidade e convívio na sociedade brasileira. Da fome à popularidade instantânea, o talento e a sobrevivência das “carolinas” do Brasil: seus sonhos, Seus amores e sua luta.
Dia 2 de dezembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 2 de dezembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 3 de dezembro às 11h - Biblioteca Jayme Cortez (CCJ)
Dia 9 de dezembro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 10 de dezembro às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’anna
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Espetáculo Quizumba

Espetáculo Quizumba
Quizumba! é um espetáculo inspirado no andamento de uma roda de capoeira, num misto de jogo, canto, dança e teatro. No centro da roda dois meninos que estão (re)descobrindo o mundo.
Mestre Benedito é quem rege esta brincadeira, utilizando-se de elementos plásticos e musicais. Dando cor e vida aos personagens, o mestre viaja no tempo narrando a história do menino Francisco, o Zumbi dos Palmares, para ensinar seu discípulo Pastinha como equilibrar covardia e valentia e enfrentar os desafios da vida.
O espetáculo, dirigido por Camila Andrade e com dramaturgia de Tadeu Renato, estreou em 2011 no Quilombo Cafundó em Salto de Pirapora-SP. Realizou temporadas na cidade de São Paulo e desde então circula por diversas cidades.
Dia 2 de dezembro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 9 de dezembro às 11h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 10 de dezembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Amadeu Amaral