Destaques do fim de semana - 21 e 22 de outubro

Circo: Mágica para as Crianças, Andarilhos. Dança: Percurssa Locking. Intervenção Artística: Casinha de Rodas, Komboio Cultural. Intervenção Literária: Poesia no Espaço. Música: OBMJ Ataca, Theatro Municipal nas Bibliotecas, Carimbó nas Bibliotecas, Tresillo Trio, Bimboleta, Poin, Sambateca. Saraus: Literatura Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas de São Paulo. Teatro: Drive–Thru Petit, Crime e Castigo, Artimanhas do arco–da–velha, Histórias de João

CIRCO

 

Mágica para as Crianças – e pra Família Toda!
Um show de mágica completamente interativo, envolvendo e prendendo a atenção de todos, com um toque de humor inteligente e um tanto de mágica ao acaso. Maico Silveira utiliza seu conhecimento de mímica, teatro, contação de histórias e, claro, de mágica! Para encantar e surpreender o público.
Dia 21 de outubro às 11h – Biblioteca Gilberto Freyre


Andarilhos
Dois andarilhos viajantes chegam a uma nova praça, onde são protagonistas numa roda de rua. A dupla apresenta uma série de números misturando música, dança, malabares e acrobacia. Inspirados nas cartas do Tarô, eles dão vida a personagens arquetípicos como o Louco, o Rei e a Morte.
Transformação, magia e muita cara–de–pau fazem parte da essência desses dois palhaços loucos. Um espetáculo divertido e surpreendente feito para um público de todas as idades.
Dia 21 de outubro às 11h – Biblioteca Raul Bopp
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

DANÇA


Percurssa Locking
Percussa Locking é um grupo de dança urbana que proporciona uma junção entre dança popular e um olhar crítico-experimental sobre a referida arte, usando o corpo e a construção dos ritmos.
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 22 de outubro às 13h – Biblioteca Biblioteca Brito Broca

 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA



Casinha de Rodas
Linguagem: infantil
Um micro–ônibus totalmente transformado em um espaço lúdico produzido com todo carinho para as crianças brincarem e viajarem na imaginação. O “Casinha de Rodas” foi montado usando materiais reciclados e sustentáveis, e os ambientes foram preparados para estimular a criatividade das crianças onde elas se surpreendem encontrando várias atividades dentro de um ônibus nas suas proporções. A arte educadora Renata Martins, idealizadora e produtora do Casinha de Rodas é quem, juntamente com sua equipe, realiza as viagens e coordena as visitas dos nossos pequenos viajantes ao ônibus.
Dia 21 de outubro às 10h – Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 22 de outubro às 10h – Biblioteca José Mauro de Vasconcelos


Komboio Cultural
Komboio Cultural Fazendo Arte é uma ação itinerante destinada ao público infantil. Nela o grupo Zig Zag apresenta seu repertório de canções autorais e alegra a criançada com brincadeiras tradicionais interativas. Músicos e artistas circenses afirmam que brincar é coisa séria e convidam toda a família a se divertir.
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Raimundo de Menezes

 

INTERVENÇÃO LITERÁRIA


Poesia no Espaço
Contação de histórias (infantil).
Contação de histórias teatralizadas e muito contagiantes, que instigam crianças e até mesmo adultos. O cuidado estético, a música – com composições especialmente criadas para cada história e executados em cena – a delicadeza na abordagem dos temas e a interatividade são marcas do espetáculo. Fatores que tornam a contação uma experiência lúdica e educativa.
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Paulo Setúbal

 

MÚSICA


OBMJ Ataca!

A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana foi idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e o trompetista Felippe Pipeta em 2005 e fundada em 2008. No começo, a ideia principal era tocar músicas jamaicanas de raiz (ska, rocksteady e early reggae), então surgiu a ideia de tocar músicas brasileiras nesses estilos.
Com 2 discos lançados, a OBMJ apresenta seu terceiro álbum, o primeiro da Orquestra de composições autorais e com o tema voltado ao gênero Sci–Fi, aliás, o título é uma alusão ao nome do filme “Mars Attaca” (Marte Ataca) de Tim Burton. Este mais recente lançamento mantém os ritmos jamaicanos e a instrumentação característica do Ska.
Dia 21 de outubro às 10h – Biblioteca Érico Veríssimo

Theatro Municipal nas Bibliotecas
Dia 21 de outubro às 10h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 21 de outubro às 11h30 – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 21 de outubro às 13h – Biblioteca Monteiro Lobato e Roberto Santos
Dia 22 de outubro às 9h30 – Biblioteca Pedro Nava
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Narbal Fontes e Thales Castanho de Andrade
Dia 22 de outubro às 12h30 – Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 22 de outubro às 13h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 22 de outubro às 14h30 – Biblioteca Jayme Cortez


Carimbó nas Bibliotecas
Com Grupo Carimbolando
A apresentação do Grupo Carimbolando é uma grande brincadeira musical. O ritmo contagiante não deixa ninguém parado e as músicas falam de cenas, costumes, personagens e bichos da região Norte. O grupo interpreta sucessos de Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo e outros autores consagrados, transformando em festa o espaço onde se apresenta.
Dia 21 de outubro às 11h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo


Tresillo Trio
Um show de valorização da música e cultura latino americanas em versões instrumentais com gaita, violino, bandolim e violão. Tangos, boleros e música brasileira como ‘La Cumparcita’, ‘Sabor Ami’ e ‘Pedacinhos do Céu’.
Dia 21 de outubro às 11h – Biblioteca Aureliano Leite

Bimboleta Grande Mar da Amizade
Musical infantil.
Uma diversão para toda família. Neste show capitão Violão e Marinheira Violetta navegam por entre mares onde encontram–se com índios, princesas e palhaços. Convidando para um mergulho no universo lúdico Jaya e Violetta assumem diversos personagens enquanto cantam histórias cheias de aventura para crianças de todas as idades.
Dia 21 de outubro às 10h – Biblioteca Affonso Taunay
Dia 21 de outubro às 13h – Biblioteca José Paulo Paes
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes


Poin - Pequena Orquestra Interativa
Musical infantil.
A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da cia cabelo de maria: um septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sosafone, acordeom, violino e percussão. É um espetáculo cuja principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados, através de ações que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória. E a diversão está garantida. O som da POIN é uma mistura de música dos bálcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana. O ritmo é contagiante e é praticamente impossível assistir ao quarteto sem que o corpo inicie movimentos voluntários (ou não) ao compasso da música.
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta

 

SAMBATECA

Em 1916, Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga) compunha o “primeiro samba brasileiro”. A música “Pelo telefone” viria a fazer grande sucesso no carnaval do ano seguinte, momento em que o ritmo musical alcançou grande popularidade entre os brasileiros. Passados cem anos da obra de Donga, o samba hoje é considerado um símbolo da tradição cultural brasileira e reconhecido como Patrimônio da Humanidade.
Para comemorar e homenagear o Samba e a sua história, o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo apresenta o projeto SAMBATECA, levando diversos grupos de samba para as bibliotecas públicas da cidade. Os grupos confirmados para os meses de setembro e outubro são: “Conversa de Botequim”, “Casa Caiada”, “Samba do Cafofo” e” Núbia Maciel e os Divinos”.
As apresentações são gratuitas e com indicação livre.


Só Vendo Pra Crer
Grupo de Samba formado por seis integrantes com deficiência visual.
Em um dia 3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os seis amigos com carreira musical independente foram convidados para uma apresentação num Bar na região central de São Paulo.
Tamanha foi a aceitação do público que nesta data os amigos Alex, Rodrigo, Luís Carlos, Mariano, Romildo e Júlio decidiram unir–se para a formação do grupo de samba: Grupo Só Vendo para Crer.
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 22 de outubro às 10h30 – Biblioteca Vinícius de Moraes

 

SARAUS

O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus.
Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios.
O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade.
Todos os saraus são gratuitos e com indicação livre.



Sarau Verso em Versos
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral

Sarau Clamarte
Dia 21 de outubro às 11h – Biblioteca Malba Tahan

Sarau Sarauê
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Malba Tahan

Sarau Poetas do Tietê
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Álvares de Azevedo

Menor Slam do Mundo
Dia 21 de outubro às 16h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Sarau Quinta em Movimento
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

 

TEATRO


Drive–Thru Petit

Espetáculo/intervenção em formato de lanchonete fast–food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 22 de outubro às 13h – Biblioteca Chácara do Castelo


Crime e Castigo
Monólogo imaginado como sequência do romance escrito por Fiódor Dostoievsky entre 1866 e 1871. Comemora os 150 anos da primeira edição dessa obra clássica. Aos 60 anos, Ródion Românovitch Raskólnikov faz um retrospecto de sua vida, marcada pelo assassinato de duas mulheres. Após cumprir a pena de oito anos de prisão na Sibéria, ele teve a oportunidade de reconstruir sua história, graças ao amor de Sôfia Semionóvna Marmeládova, carinhosamente chamada de Sônia ou Sonechca. Esse contexto encerra o romance original. O monólogo pretende situar Raskólnikov como homem maduro, trinta após ser libertado. Quando cometeu o crime, ele era um jovem estudante de Direito em Petersburgo. De temperamento melancólico e irritadiço, ele se vê obrigado a abandonar a escola aos 23 anos por causa da pobreza, e se torna obcecado por uma ideia sobre a relatividade da moral burguesa. Ele quer saber se é "um piolho" ou se pertence àquela casta de humanos aos quais tudo é permitido.
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Belmonte


Artimanhas do arco–da–velha
O espetáculo de Teatro Infanto–juvenil ARTIMANHAS DO ARCO–DA–VELHA resgata passagens espirituosas e bem humoradas da literatura popular como o conhecido conto O macaco e o boneco de alcatrão, e a história de Pedro Malasartes e a sopa de pedra.
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 22 de outubro às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen


Histórias de João
Com Karina Giannecchini, atriz e narradora.
Contos populares reinventados, onde o personagem principal se chama João. Todos eles vivem aventuras e têm de enfrentar dragões! Ora–ora, um dragão pode estar disfarçado de preguiça, orgulho, teimosia, gula... Como assim?! Venham partilhar as histórias e descobrir as peripécias de perto.
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Sylvia Orthof