Destaques do fim de semana - 7 e 8 de outubro

Intervenção Literária com Poesia no Espaço, Histórias de Cá, de Lá e de Trá–lá–lá, e Histórias de sabedoria. Dança com Passinho e Percurssa Locking. Teatro com Drive–Thru Petit, Crime e Castigo e O Alienista. Música com OBMJ Ataca, Teatro Municipal nas Bibliotecas, Juliana Lima, Trio Virgulino, Carimbó, Resostenido, e Carlinhos do Cavaco, CIRCO: Mágica para as Crianças e pra Família Toda, Palhaços, Andarilhos, Banda Paralela, INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: Casinha de Rodas, Komboio Cultural

INTERVENÇÃO LITERÁRIA

Poesia no Espaço

Poesia no Espaço
Contação de histórias (infantis) teatralizadas e muito contagiantes, que instigam crianças e até mesmo adultos. O cuidado estético, a música – com composições especialmente criadas para cada história e executados em cena – a delicadeza na abordagem dos temas e a interatividade são marcas do espetáculo. Fatores que tornam a contação uma experiência lúdica e educativa.
Dia 7 de outubro às 14h – Biblioteca Milton Santos
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Monteiro Lobato

Histórias de Cá, de Lá e de Trá–lá–lá
Conto de fadas, história de advinhas, causos e histórias populares. Um repertório divertido que traz universos distintos, mas todos cheios de sabedoria. Tudo é contado com o corpo e a voz desenhando no espaço os personagens e situações, criando uma atmosfera gostosa para despertar a imaginação e o envolvimento do público.
Dia 7 de outubro às 11h – Biblioteca Jayme Cortez
Dia 7 de outubro às 13h – Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Histórias de sabedoria
Roda de histórias que apresenta contos de sabedoria de diversas culturas, e que de maneira poética e divertida, provoca reflexões sobre questões existenciais pertinentes a todas as idades.
As narrativas são entremeadas por cantigas e brincadeiras tradicionais.
Dia 7 de outubro às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 7 de outubro às 13h – Biblioteca Helena Silveira
Dia 8 de outubro às 13h – Biblioteca Álvaro Guerra
 

DANÇA

Passarinho

Passinho
A dança do Passinho é oriunda das comunidades do Rio de Janeiro e do universo Funk, ela incorpora os passos do frevo, da copeira do break e do Michel Jackson. Revelada nos bailes funk o passinho é uma dança genuinamente brasileira e o seu marco inicial foi em 2008 com o vídeo postado no youtube e que disseminou a dança entre os jovens das comunidades cariocas. Antes de se tornar conhecida, a dança nos bailes cariocas sempre foi um elemento presente, mas não um destaque, aliás os que dançavam de forma muito expressiva nem sempre eram bem vistos, a não ser que tivessem algum status, como é o caso de uma das principais influências da dança, os varejistas de drogas da favela do Jacaré que através de brincadeiras se divertiam de forma irreverente e ousada, chamando atenção e influenciando os jovens meninos que os viam como exemplo.
Dia 7 de outubro às 11h – Biblioteca José Paulo Paes
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Paulo Setúbal

Percurssa Locking
Grupo de estudos e pesquisa da dança locking e música percussiva.
Dia 7 de outubro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg e Raul Bopp
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Narbal Fontes
 

TEATRO

Drive–Thru Petit
Espetáculo/intevenção em formato de lanchonete fast–food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.
Dia 7 de outubro às 14h – Biblioteca Marcos Rey
Dia 8 de outubro às 12h30 – Biblioteca Clarice Lispector
 

Crime e Castigo

Crime e Castigo
Monólogo imaginado como sequência do romance escrito por Fiódor Dostoievsky entre 1866 e 1871. Comemora os 150 anos da primeira edição dessa obra clássica. Aos 60 anos, Ródion Românovitch Raskólnikov faz um retrospecto de sua vida, marcada pelo assassinato de duas mulheres. Após cumprir a pena de oito anos de prisão na Sibéria, ele teve a oportunidade de reconstruir sua história, graças ao amor de Sôfia Semionóvna Marmeládova, carinhosamente chamada de Sônia ou Sonechca. Esse contexto encerra o romance original. O monólogo pretende situar Raskólnikov como homem maduro, trinta após ser libertado. Quando cometeu o crime, ele era um jovem estudante de Direito em Petersburgo. De temperamento melancólico e irritadiço, ele se vê obrigado a abandonar a escola aos 23 anos por causa da pobreza, e se torna obcecado por uma ideia sobre a relatividade da moral burguesa. Ele quer saber se é "um piolho" ou se pertence àquela casta de humanos aos quais tudo é permitido.
Dia 7 de outubro às 14h – Biblioteca Sylvia Orthof
 

O Alienista

O Alienista
O diálogo entre a literatura e o teatro é uma das experiências mais profícuas que os artistas pertencentes ao Coletivo Elefante Branco vivenciam; tal fazer artístico formou as bases necessárias para a criação de um espetáculo a partir da obra de Machado de Assis, um dos maiores autores de nossa língua: O Alienista (contado pelos barbeiros).
Dia 7 de outubro às 11h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Menotti Del Picchia

Teatro Infantil na Hans
Uma apresentação teatral com lindas crianças a partir de 3 anos.
Dia 7 de outubro às 10h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen
 

MÚSICA

OBJM

OBMJ Ataca!
A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana foi idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e o trompetista Felippe Pipeta em 2005 e fundada em 2008. No começo, a ideia principal era tocar músicas jamaicanas de raiz (ska, rocksteady e early reggae), então surgiu a ideia de tocar músicas brasileiras nesses estilos.
Com 2 discos lançados, a OBMJ apresenta seu terceiro ábum, o primeiro da Orquestra de composições autorais e com o tema voltado ao gênero Sci–Fi, aliás, o título é uma alusão ao nome do filme “Mars Attaca” (Marte Ataca) de Tim Burton. Este mais recente lançamento mantém os ritmos jamaicanos e a instrumentação característica do Ska.
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Padre José De Anchieta

Teatro Municipal nas Bibliotecas
Dia 7 de outubro às 10h – Biblioteca Jovina Rocha Alvares Pessoa, Malba Tahan e Vicente Paulo Guimarães
Dia 7 de outubro às 11h30 – Biblioteca Belmonte, Raimundo de Menezes e Sérgio Buarque de Holanda
Dia 7 de outubro às 13h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia, Rubens Borba Alves de Moraes e Vicente de Carvalho
Dia 8 de outubro às 9h30 – Biblioteca Adelpha Figueiredo e Vinícius de Moraes
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Affonso Taunay e Cora Coralina
Dia 8 de outubro às 12h30 – Biblioteca Cassiano Ricardo e Jamil Almansur Haddad

Juliana Lima – Voz e sanfona
Natural de Santo André, Juliana possui cinco CDs e um DVD lançados. São 20 anos de carreira e mais de 350 composições. Em um show autoral, Juliana leva o melhor do forró paras as bibliotecas municipais em apresentações gratuitas.
Dia 7 de outubro às 14h – Biblioteca Belmonte
 

Trio Virgulino

Trio Virgulino
Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), o TRIO VIRGULINO faz parte da história do forró. Com 36 anos de carreira foram os responsáveis pelo resgate do ritmo tipicamente brasileiro: O forró pé de serra.
Com o estouro do chamado forró universitário, o TRIO VIRGULINO pôde levar o melhor da nossa música para a França, EUA, Inglaterra, Espanha e Suíça, retratando de forma clara a alegria e espontaneidade desses três pernambucanos que conquistaram o Brasil.
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Alvares de Azevedo

Carimbó nas Bibliotecas
Com Grupo Carimbolando
A apresentação do Grupo Carimbolando é uma grande brincadeira musical. O ritmo contagiante não deixa ninguém parado e as músicas falam de cenas, costumes, personagens e bichos da região Norte. O grupo interpreta sucessos de Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo e outros autores consagrados, transformando em festa o espaço onde se apresenta.
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Pedro Nava
 

Resostenido

Resostenido
Pop Folk e ritmos da América Latina
Um projeto musical de Renata Espoz, cantautora chilena que mistura o pop folk com diferentes ritmos da América Latina num formato solista ou acompanhada de banda.
Dia 7 de outubro às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo

Sambateca com Carlinhos do Cavaco
Carlinhos atua a mais de três décadas representando esse gênero musical tão marcante de nossa cultura popular. Compositor inspirado, Carlinhos vem aprimorando sua arte ao longo do tempo. Natural do bairro de Vila Maria, zona norte de São Paulo, começou como compositor em festivais de músicas e mais tarde a se apresentar nas casas noturnas da paulicéia, onde ganhou muita experiência ao interpretar e ser influenciado por grandes artistas e compositores do gênero.Como compositor suas músicas trazem de volta características do chamado samba autêntico. São letras que falam de amor, cotidiano e a paixão pelo ritmo.
Dia 7 de outubro às 13h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Chácara do Castelo
 

CIRCO

Mágica para as Crianças – e pra Família Toda!
Um show de mágica completamente interativo, envolvendo e prendendo a atenção de todos, com um toque de humor inteligente e um tanto de mágica ao acaso. Maico Silveira utiliza seu conhecimento de mímica, teatro, contação de histórias e, claro, de mágica! Para encantar e surpreender o público.
Dia 7 de outubro às 11h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
 

Bonecos Urbanos - Palhaços

Palhaços - Bonecos Urbanos
"Palhaços" é um resgate do que temos de referência quando nos remetemos a este signo, o que nos permitiu criar um espetáculo sem querer uma inovação; assumindo um compromisso com a gargalhada pura e simples. Com a referência, sem preconceitos, dos inesquecíveis “Torresmo e Pururuca”, “Arrelia e Pimentinha”, “Chincharrão”, “Piolim”, “Carequinha” e tantos outros. Por ser criado a partir de esquetes circenses, o espetáculo procura retratar o clima nostálgico dos Circos, se tornando uma homenagem a esses signos da nossa infância que nos encantavam com suas “Boas e Velhas Palahçadas”. O espetáculo tem início com os palhaços “Ludovico” e “Polerito” tocando sua
“Charanga” e cantando músicas tradicionais do circo. A partir daí os personagens interagem com o público presente fazendo brincadeiras e improvisações baseadas em esquetes clássicas circenses – “Reprises”, cujas fórmulas garantem o entretenimento e diversão do público. Que venham as marmeladas, os chutes no traseiro, as trombadas e tudo mais que se faça devido. E viva o “Palhaço”.
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Aureliano Leite

Andarilhos
Dois andarilhos viajantes chegam a uma nova praça, onde são protagonistas numa roda de rua. A dupla apresenta uma série de números misturando música, dança, malabares e acrobacia. Inspirados nas cartas do Tarô, eles dão vida a personagens arquetípicos como o Louco, o Rei e a Morte.
Transformação, magia e muita cara–de–pau fazem parte da essência desses dois palhaços loucos. Um espetáculo divertido e surpreendente feito para um público de todas as idades.
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Gilberto Freyre
 

Banda Paralela

Banda Paralela
A Banda Paralela tem 20 anos de atividade. Realizando uma média de 100 apresentações por ano, já tocou para platéias com mais de 1000 pessoas. Entre os principais palcos, destacam–se: Centro Cultural Vergueiro, Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão), Sala São Paulo, Teatro Alpha Real, Memorial da América Latina, Teatro São Pedro, entre outros. Através de editais ou concursos, já se apresentou no Auditório do BNDES (Rio de Janeiro) e Teatro Santa Isabel (Feira Música Brasil/PE). Pela Sociedade de Cultura Artística fez divesos shows em cidades do interior de São Paulo dentro da programação do projeto sócio–cultural “Ouvir Para Crescer”. Particiou de várias edições do Circuito Cultural Paulista, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura com organização da APAA. Realiza shows nas Viradas Culturais da Prefeitura e do Estado de São Paulo. Em maio de 2010 estreou no Memorial da América Latina, em parceria com o grupo Parlapatões, o espetáculo infantil “Parapapá! Circo Musical”, vencedor do 18º Prêmio FEMSA nas categorias Trilha Sonora e Figurino. Faz parte da programação do SESI Música – Série Popular, realizando shows em unidades do interior do estado e no Centro Cultural Fiesp. Tem três CDs gravados.
Dia 8 de outubro às 10h – Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Casinha de Rodas

Casinha de Rodas
Linguagem: infantil
Um micro–ônibus totalmente transformado em um espaço lúdico produzido com todo carinho para as crianças brincarem e viajarem na imaginação. O “Casinha de Rodas” foi montado usando materiais reciclados e sustentáveis, e os ambientes foram preparados para estimular a criatividade das crianças onde elas se surpreendem encontrando várias atividades dentro de um ônibus nas suas proporções. A arte educadora Renata Martins, idealizadora e produtora do Casinha de Rodas é quem, juntamente com sua equipe, realiza as viagens e coordena as visitas dos nossos pequenos viajantes ao ônibus.
Dia 7 de outubro às 13h – Biblioteca Paulo Duarte
Dia 8 de outubro às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen
 

Komboio Cultural

Komboio Cultural
Komboio Cultural Fazendo Arte é uma ação itinerante destinada ao público infantil. Nela o grupo Zig Zag apresenta seu repertório de canções autorais e alegra a criançada com brincadeiras tradicionais interativas. Músicos e artistas circenses afirmam que brincar é coisa séria e convidam toda a família a se divertir.
Dia 8 de outubro às 11h – Biblioteca Camila Cerqueira César