Destaques do fim de semana - 16 e 17 de setembro

Música: Banda Paralela, Carimbó nas Bibliotecas, Duo Siqueira Lima, Fera Neném, O legado de Mário de Andrade, Maurinho de Jesus, Voz e sanfona nas Bibliotecas. Música Imigrante: Miguel Carbajal, Resostenido. Sambateca: Conversa de Botequim, Casa Caiada, Carlinhos do Cavaco, Samba do Cafofo, Só Vendo Para Crer. Circo: É nóis na xita, Palhaça Rubra, Os Tr3s Porcos, e Sarau Dos Mesquiteiros.

MÚSICA

Banda Paralela - Credito da foto: Dani Gurgel
Banda Paralela
Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a Banda Paralela procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido. Uma dualidade que vira coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo. A irreverência e a versatilidade da atitude musical também são visíveis nos figurinos dos músicos, cujos trajes relembram os uniformes coloridos de velhas bandas com suas jaquetas militares de gala. O show da Paralela tem como principais características a descontração, o humor, o virtuosismo dos músicos e a interação com o público.
Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Malba Tahan
 

Carimbolando
Carimbolando
Carimbó nas Bibliotecas - Com Grupo Carimbolando
A apresentação do Grupo Carimbolando é uma grande brincadeira musical. O ritmo contagiante não deixa ninguém parado e as músicas falam de cenas, costumes, personagens e bichos da região Norte. O grupo interpreta sucessos de Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo e outros autores consagrados, transformando em festa o espaço onde se apresenta.
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca José Mauro Vasconcelos

Dio Siqueira Lima

Duo Siqueira Lima

Ganhador do Prêmio “Profissionais da Música 2015”, no Brasil, e do “Brazilian International Press Award 2014”, nos Estados Unidos, o Duo Siqueira Lima, formado pelos violonistas Cecília Siqueira e Fernando Lima, é reconhecido pelo virtuosismo técnico, perfeito entrosamento e por originais e inovadores arranjos para dois violões. Sucesso de público e de crítica, os violonistas combinam turnês no Brasil e nas principais capitais europeias, além de incursões pela Rússia e por países da América do Norte e África. São sempre bem recebidos nos principais centros musicais, teatros e salas de grande prestígio, como Lincoln Center (Nova Iorque), New World Center (Miami), Concertgebouw (Amsterdam) e Sala São Paulo (São Paulo).
Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Jovina Álvares Rocha


Fera Neném

A banda Fera Neném surge com um repertório autoral destinado ao público infantil (de zero a cem anos), com canções como “Rio de cocô”, “O voo do jacaré”, “Monstro banguela”, “Morfeu” e Bicho papão”. O Fera Neném é um quarteto de baby rock, quase punk, meio reggae, mais precisamente panqueca. Formada por Gustavo Cabelo (baixo e voz), Lia Biserra (voz), Pedro Gogom (bateria e voz) e Peri Pane (guitarra e voz), a banda tem influência de diversos gêneros musicais como os já citados rock’n’roll e reggae, além de baião, fado, pop e marchinhas de carnaval. O repertório é formado por canções inéditas compostas pelos próprios integrantes da banda.
Dia 17 de setembro às 14h – Biblioteca Brito Broca

Dani Lasalvia
Dani Lasalvia
O legado de Mário de Andrade
Com Dani Lasalvia
A cantora Dani Lasalvia interpreta, entre outras, algumas canções coletadas em 1937 pela Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade frente ao departamento de Cultura da Cidade de São Paulo que compõem o Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo – CCSP.
Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Affonso Taunay
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Maurinho de Jesus
Maurinho de Jesus
Compositor, cavaquinista e intérprete, Maurinho de Jesus é ganhador de Sambas Enredo das escolas de samba Unidos de Vila Maria, Unidos do Peruche, Imperial, ganhou o prêmio "Estandarte de ouro" do Jornal Diário de SP como melhor samba enredo de 2007 no grupo de acesso, Camisa 12 , Tradição Albertinense, entre outras além dos sambas que disputou em outras agremiações.
Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Aureliano Leite

Juliana Lima
Voz e sanfona nas bibliotecas
Com Juliana Lima
Natural de Santo André, Juliana possui cinco CDs e um DVD lançados.
São 20 anos de carreira e mais de 350 composições. Em um show autoral, Juliana leva o melhor do forró paras as bibliotecas municipais em apresentações gratuitas.
Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

 

MÚSICA IMIGRANTE
O Música Imigrante pretende através do coletivo Sarau dos Imigrantes circular artistas das mais diferentes esferas por todas as bibliotecas, mostrando que São Paulo abriga todas as culturas do mundo. O Sarau dos Imigrantes é um projeto de Web TV criado para divulgar o trabalho de músicos de diversos lugares do mundo que escolheram o Brasil para viver. As gravações acontecem às terças-feiras das 19h às 20h, no Espaço Parlapatões, com entrada gratuita. Nos meses de julho e agosto diversos músicos de diferentes regiões do mundo se apresentaram nas bibliotecas públicas municipais. No mês de setembro, as bibliotecas receberão as seguintes atrações:

  • Miguel Carbajal - Nascido no Peru, seu trabalho contempla uma continua e amplia pesquisa de material para saxofone solo, com ênfase na música folclórica e popular peruana, trabalhando com diversos compositores para manter uma linguagem musical elevada.
    Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Jamil Almansur Haddad
  •  Resostenido - Pop Folk e ritmos da América Latina - Um projeto musical de Renata Espoz, cantautora chilena que mistura o pop folk com diferentes ritmos da América Latina num formato solista ou acompanhada de banda.
    Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Cassiano Ricardo
     

SAMBATECA
Em 1916, Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga) compunha o “primeiro samba brasileiro”. A música “Pelo telefone” viria a fazer grande sucesso no carnaval do ano seguinte, momento em que o ritmo musical alcançou grande popularidade entre os brasileiros. Passados cem anos da obra de Donga, o samba hoje é considerado um símbolo da tradição cultural brasileira e reconhecido como Patrimônio da Humanidade.
Para comemorar e homenagear o Samba e a sua história, o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo apresenta o projeto SAMBATECA, levando diversos grupos de samba para as bibliotecas públicas da cidade. As apresentações são gratuitas e sem restrições de público.

  • Conversa de Botequim - "10 anos em 100 anos de samba" - O grupo Conversa de Botequim existe a 10 anos e uma homenagem aos centenário do gênero samba. O projeto “Numa Conversa de Botequim” é uma continuação do trabalho de pesquisa e resgate do grupo. Durante o show são apresentadas canções pouco conhecidas de Geraldo Pereira, Mauro Duarte, Eduardo Gudin, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Moacyr Luz, mesclando com clássicos de Adoniran Barbosa, João Nogueira e Martinho da Vila.
    Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Paulo Setúbal
    Dia 16 de setembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes

Casa Caiada

  • Casa Caiada - “Devagar também é Pressa”, é o título do CD gravado pelo grupo em 2015. Além das composições do disco e os clássicos do samba que levantam o público, o show também conta com o momento das marchinhas, no qual são tocadas as que mais fizeram sucesso nas redes sociais deste ano e também um encerramento com uma batucada típica das escolas de samba.
    Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Raul Bopp
    Dia 16 de setembro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa
     
  • Carlinhos do Cavaco - Carlinhos atua a mais de três décadas representando esse gênero musical tão marcante de nossa cultura popular. Compositor inspirado, Carlinhos vem aprimorando sua arte ao longo do tempo. Natural do bairro de Vila Maria, zona norte de São Paulo, começou como compositor em festivais de músicas e mais tarde a se apresentar nas casas noturnas da paulicéia, onde ganhou muita experiência ao interpretar e ser influenciado por grandes artistas e compositores do gênero. Como compositor suas músicas trazem de volta características do chamado samba autêntico. São letras que falam de amor, cotidiano e a paixão pelo ritmo.
    Dia 16 de setembro às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo
    Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta

Samba do Cafofo

  • Samba do Cafofo - Quinzenalmente, a comunidade do Samba do Cafofo, conduz o público a participar de uma viagem musical ao universo do Samba. A idéia do projeto é difundir e resgatar a autenticidade dos compositores da comunidade local, porém novos compositores também estão convidados a participar do projeto. A cada edição, um convidado especial. O público tem a chance ainda de esbarrar com o Madureira, violinista do grupo fundo de Quintal, ou às vezes com o mestre Osvaldinho da Cuíca, entre outras personalidades do mundo do samba.
    Dia 16 de setembro às 11h – Biblioteca Milton Santos
    Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Jayme Cortez
  • Só Vendo Para Crer - Grupo de Samba formado por seis integrantes com deficiência visual. No dia 03 de Dezembro - Dia Internacional da pessoa com deficiência, os seis amigos, com carreira musical independente, foram convidados para uma apresentação num Bar na região central de São Paulo. Tamanha foi a aceitação do público, que nesta data os amigos Alex, Rodrigo, Luís Carlos, Mariano, Romildo e Júlio decidiram unir-se para a formação do grupo de samba: Grupo Só Vendo para Crer.
    Dia 16 de setembro às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
    Dia 17 de setembro às 13h – Bibliotecas Chácara do Castelo


CIRCO

É nóis na xita
É nóis na xita

Grupo Namakaca
Espetáculo infanto-juvenil que mostra o convívio entre três personagens: Du Circo, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de improvisação. Além de malabarismos, monociclos, acrobacias, equilibrismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como cavaquinho, o pandeiro e a percussão. O espetáculo já foi apresentado mais de 800 vezes, em 24 estados brasileiros e pelo mundo afora.
Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 16 de setembro às 14h30 - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 17 de setembro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes

Palhaça Rubra
Palhaça Rubra

Um show moderno à moda antiga, movida pela mais alta tecnologia humana. Altamente interativo, o espetáculo mistura música, humor e improviso, envolvendo a plateia em todos os momentos para criar apresentações que são sempre únicas. Palhaça Rubra é a mestre de cerimônias dessa trupe onde todos são músicos, atletas e palhaços, combinando suas habilidades para criar e recriar esquetes clássicas e contemporâneas do circo - encantando e surpreendendo o público em qualquer espaço.
Dia 17 de setembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Os Tr3e porcos
Os Tr3s Porcos

A próxima Companhia
Três porcos procuram um lugar para construir suas casas. O conto infantil desta vez dirige-se também aos adultos e se passa na cidade, onde o espaço está cada vez mais disputado com o Lobo, o dono do lugar, que fará de tudo para obrigar os porcos a beneficiá-lo e impedir que eles atrapalhem a manutenção e a construção de seus empreendimentos.
Dia 16 setembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 16 setembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 17 setembro às 10h30 - Biblioteca Pedro Nava
 

SARAUS

Saraus Veia e Ventania
O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus. Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios.

O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade. Os grupos e coletivos selecionados pelo edital iniciam as apresentações no mês de setembro. Todos os saraus são gratuitos e com indicação livre.


Sarau Dos Mesquiteiros

Dia 16 de setembro às 13h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes