Destaques do fim de semana - 9 e 10 de setembro

Circo: Circo Vox, Namakaca, Palhaça Rubra, Teatro: Alvorada, Chiquita Bacana no Reino das Bananas, A menina que não sabia brincar, Teatro de Fantoches Von Feffer, Biblioteca de Brincar, Música: Badulaque, Banda Paralela, O Bando do Seu Pereira, Na cachola, O legado de Mário de Andrade, Maurinho de Jesus, Voz e sanfona, Música imigrante, Sambateca, e Intervenção Artística: Histórias de João.

CIRCO

Circo Vox


Circo Vox - Se chove não molha

Uma família de palhaços, o pai e seus dois filhos, chegam para apresentar um espetáculo, mas se atrapalham ao fazer os números, que acabam sempre da forma errada. Os três ficam nesse “chove não molha” e então percebem no final que, sem querer, apresentaram um espetáculo divertidíssimo. Nessa montagem o grupo traz esquetes tradicionais circenses adaptadas para a linguagem contemporânea do Circo Vox.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Narbal Fontes

 

Namakaca - É nóis na xita
Espetáculo infanto-juvenil que mostra o convívio entre três personagens: Du Circo, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de improvisação.
Além de malabarismos, monociclos, acrobacias, equilibrismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como cavaquinho, o pandeiro e a percussão.
O espetáculo já foi apresentado mais de 800 vezes, em 24 estados brasileiros e pelo mundo afora.
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Palhaça Rubra
Palhaça Rubra
Um show moderno à moda antiga, movida pela mais alta tecnologia humana. Altamente interativo, o espetáculo mistura música, humor e improviso, envolvendo a plateia em todos os momentos para criar apresentações que são sempre únicas.
Palhaça Rubra é a mestre de cerimônias dessa trupe onde todos são músicos, atletas e palhaços, combinando suas habilidades para criar e recriar esquetes clássicas e contemporâneas do circo - encantando e surpreendendo o público em qualquer espaço.
Dia 10 de setembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo



TEATRO



Alvorada

Com Centro de Pesquisa da Máscara
O espetáculo Alvorada parte da linguagem das máscaras expressivas e tem como inspiração dramatúrgica canções da música popular brasileira as quais revelam histórias de amor. O enredo é calcado no jogo das personagens presentes em cena e aponta para as diversas facetas de um relacionamento amoroso. Os quadros apresentados seguem uma estrutura não linear e fazem alusão aos momentos vividos durante toda a relação: ALVORADA (a paixão), ENTARDECER (as memórias) e CREPÚSCULO (as decepções). Durante o processo de ensaio foram incorporados ao espetáculo estudos de Mímica Corporal Dramática, Dança de salão (com ênfase em samba de gafieira), LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e das próprias Máscaras Expressivas, que são inteiras e não fazem uso da fala, o que possibilita uma comunicação universal e facilita a fruição por parte de todos, principalmente a inclusão da comunidade surda.
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 10 de setembro às 12h - Biblioteca Brito Broca
 

Chiquita Bacana no Reino das Bananas
Com o grupo Folias D’Arte
Texto escrito por Reinaldo Maia em 1977 coloca em cena o absurdo de uma menina estar sendo acusada de ter comido uma banana no Reino das Bananas. Comandado pelo Rei Leonino e seu staff de girafas e gorilas esse reino no qual os outros animais estão perdendo suas funções sociais é onde se passa a história. O que acontecerá no final só os espectadores poderão decidir a cada dia. O Grupo Folias D’Arte apresenta um musical infantil diferente onde em cada sessão o público, as crianças, são convidadas a interagir e participar na peça.
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes


A menina que não sabia brincar

Núcleo Sem Drama com Amanda Nascimento, Denise Magalhães e Laura Rodrigues
A Menina que não sabia brincar narra história de uma menina solitária e sua amizade com um pássaro encantado que lhe ensina músicas e brincadeiras dos vários lugares do Brasil por onde ele andou. Nesta produção para crianças do Núcleo Sem Drama da Cooperativa Paulista de Teatro com texto e direção de Ana Souto, as atrizes Amanda Nascimento, Laura Rodrigues e Denise Magalhães se alternam nos instrumentos musicais e no papel de narradoras, cantoras e personagens da história, criando um espetáculo divertido que fala de viagens, amizade e aprendizagens.
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 10 de setembro às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta


Teatro de Fantoches Von Feffer
Espetáculo João e Maria
A Companhia de Fantoches Von Feffer é uma empresa especializada em contar histórias para crianças, com a proposta de resgatar a magia dos bonecos de fantoches (bonecos de luva). Por meio de uma perfeita técnica de manipulação utilizada, a equipe de profissionais atinge o principal objetivo: dar vida ao boneco, mostrando à adultos e crianças, o quanto ele pode tornar-se real. Apresentarão a história de João e Maria, um clássico dos Irmãos Grimm.
Dia 10 setembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo


BRINCADEIRAS E JOGOS
Biblioteca de Brincar

O projeto Biblioteca de Brincar tem como objetivo promover atividades infantis nas bibliotecas municipais. Por meio de brincadeiras, as pessoas serão convidadas a conhecer e se aproximar do espaço do equipamento, que muitas vezes não faz parte do repertório social e cultural da comunidade que atende.
As atividades são inspiradas em brincadeiras brasileiras típicas como amarelinha, bambolê, passa-anel e telefone sem fio, além de oficinas de bonecas abayomi.. Elas serão realizadas conforme as especificidades de cada espaço, aproveitando sua parte interna e externa. Os brinquedos e objetos utilizados serão feitos de materiais recicláveis.
O projeto prevê atividades para crianças de 2 a 10 anos e contará com arte-educadores e monitores especializados para sua condução. A biblioteca será repensada como espaço lúdico e de convivência da família.
Dia 10 setembro às 11h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade


MÚSICA

Badulaque (Música Infantil)
Julia Pittier & Daniel Ayres. Badulaque é um duo de música infantil formado por Daniel Ayres e Julia Pittier. Apresentando um repertório autoral, os arranjos da dupla são compostos a partir da utilização de instrumentos não convencionais, percussão corporal, sapateado, violão elétrico, piano e efeitos eletroacústicos. As letras das músicas focam na criatividade, na curiosidade e na inteligência da criança.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Banda Paralela
Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a Banda Paralela procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido. Uma dualidade que vira coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo. A irreverência e a versatilidade da atitude musical também são visíveis nos figurinos dos músicos, cujos trajes relembram os uniformes coloridos de velhas bandas com suas jaquetas militares de gala. O show da Paralela tem como principais características a descontração, o humor, o virtuosismo dos músicos e a interação com o público.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Helena Silveira

O Bando do Seu Pereira nas Bibliotecas
Um acontecimento no forró: um grupo permacultural, com sonoridade única e que como si só, faz releituras de clássicos, revela preciosidades e traz músicas novas, inspiradas em toda essa experiência humana e musical de seus integrantes.
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca José Mauro Vasconcelos

Na cachola
Com Marília Calderón e Walter Garcia nas Bibliotecas
O show-cênico Na cachola, com Marília Calderón e Walter Garcia, experimenta diálogos entre a música, o teatro e a literatura. As canções formam um painel da grande cidade e questionam o lirismo que pode haver no dia a dia das pessoas e das coisas.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Pedro Nava

O legado de Mário de Andrade
Com Dani Lasalvia
A cantora Dani Lasalvia interpreta, entre outras, algumas canções coletadas em 1937 pela Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade frente ao departamento de Cultura da Cidade de São Paulo que compõem o Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo – CCSP.
Dia 9 de setembro às 15h – Biblioteca Jayme Cortez
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Monteiro Lobato

Maurinho de Jesus
Compositor, cavaquinista e intérprete, Maurinho de Jesus é ganhador de Sambas Enredo das escolas de samba Unidos de Vila Maria, Unidos do Peruche, Imperial, ganhou o prêmio "Estandarte de ouro" do Jornal Diário de SP como melhor samba enredo de 2007 no grupo de acesso, Camisa 12 , Tradição Albertinense, entre outras além dos sambas que disputou em outras agremiações.
Dia 9 de setembro às 11h – Biblioteca Anne Frank
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Marcos Rey

Voz e sanfona nas bibliotecas
Com Juliana Lima
Natural de Santo André, Juliana possui cinco CDs e um DVD lançados. São 20 anos de carreira e mais de 350 composições. Em um show autoral, Juliana leva o melhor do forró paras as bibliotecas municipais em apresentações gratuitas.
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Ricardo Ramos


MÚSICA IMIGRANTE
O Música Imigrante pretende através do coletivo Sarau dos Imigrantes circular artistas das mais diferentes esferas por todas as bibliotecas, mostrando que São Paulo abriga todas as culturas do mundo. O Sarau dos Imigrantes é um projeto de Web TV criado para divulgar o trabalho de músicos de diversos lugares do mundo que escolheram o Brasil para viver. As gravações acontecem às terças-feiras das 19h às 20h, no Espaço Parlapatões, com entrada gratuita. Nos meses de julho e agosto diversos músicos de diferentes regiões do mundo se apresentaram nas bibliotecas públicas municipais. No mês de setembro, as bibliotecas receberão as seguintes atrações:

EntreLatinos
Um projeto musical que tem como objetivo o resgate do canto popular latino-americano. Sua rota se propõe navegar do México à Patagônia, do folclore às novas gerações. Povos que se encontram e se tornam uma unidade na diversidade, cada qual com seus ritmos e seus sotaques.
Dia 10 de setembro às 11h - Biblioteca Amadeu Amaral

 

SAMBATECA
Em 1916, Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga) compunha o “primeiro samba brasileiro”. A música “Pelo telefone” viria a fazer grande sucesso no carnaval do ano seguinte, momento em que o ritmo musical alcançou grande popularidade entre os brasileiros. Passados cem anos da obra de Donga, o samba hoje é considerado um símbolo da tradição cultural brasileira e reconhecido como Patrimônio da Humanidade.
Para comemorar e homenagear o Samba e a sua história, o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo apresenta o projeto SAMBATECA, levando diversos grupos de samba para as bibliotecas públicas da cidade. As apresentações são gratuitas e sem restrições de público.

Conversa de Botequim - "10 anos em 100 anos de samba"
O grupo Conversa de Botequim existe a 10 anos e uma homenagem aos centenário do gê O projeto “Numa Conversa de Botequim” é uma continuação do trabalho de pesquisa e resgate do grupo. Durante o show são apresentadas canções pouco conhecidas de Geraldo Pereira, Mauro Duarte, Eduardo Gudin, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Moacyr Luz, mesclando com clássicos de Adoniran Barbosa, João Nogueira e Martinho da Vila.
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Casa Caiada - "devagar também é pressa"
“Devagar também é Pressa”, é o título do CD gravado pelo grupo em 2015.
Além das composições do disco e os clássicos do samba que levantam o público, o show também conta com o momento das marchinhas, no qual são tocadas as que mais fizeram sucesso nas redes sociais deste ano e também um encerramento com uma batucada típica das escolas de samba.
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos

• Carlinhos do Cavaco
Carlinhos atua a mais de três décadas representando esse gênero musical tão marcante de nossa cultura popular. Compositor inspirado, Carlinhos vem aprimorando sua arte ao longo do tempo. Natural do bairro de Vila Maria, zona norte de São Paulo, começou como compositor em festivais de músicas e mais tarde a se apresentar nas casas noturnas da paulicéia, onde ganhou muita experiência ao interpretar e ser influenciado por grandes artistas e compositores do gênero.Como compositor suas músicas trazem de volta características do chamado samba autêntico. São letras que falam de amor, cotidiano e a paixão pelo ritmo.
Dia 9 de setembro às 11h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

• Samba do Cafofo
Quinzenalmente, a comunidade do Samba do Cafofo, conduz o público a participar de uma viagem musical ao universo do Samba. A idéia do projeto é difundir e resgatar a autenticidade dos compositores da comunidade local, porém novos compositores também estão convidados a participar do projeto. A cada edição, um convidado especial. O público tem a chance ainda de esbarrar com o Madureira, violinista do grupo fundo de Quintal, ou às vezes com o mestre Osvaldinho da Cuíca, entre outras personalidades do mundo do samba.
Dia 9 de setembro às 11h – Biblioteca Mário Schenberg
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Só Vendo para Crer
Grupo de Samba formado por seis integrantes com deficiência visual. No dia 03 de Dezembro - Dia Internacional da pessoa com deficiência, os seis amigos, com carreira musical independente, foram convidados para uma apresentação num Bar na região central de São Paulo.
Tamanha foi a aceitação do público, que nesta data os amigos Alex, Rodrigo, Luís Carlos, Mariano, Romildo e Júlio decidiram unir-se para a formação do grupo de samba: Grupo Só Vendo para Crer.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 10 de setembro às 10h30 – Biblioteca Vinícius de Moraes


INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Histórias de João

Com Karina Giannecchini, atriz e narradora
"Histórias de João" são contos populares reinventados, onde o personagem principal se chama João. Todos eles vivem aventuras e têm de enfrentar dragões! Ora-ora, um dragão pode estar disfarçado de preguiça, orgulho, teimosia, gula... Como assim?! Venham partilhar as histórias e descobrir as peripécias de perto.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Raimundo Menezes