Festivais de cinema nas bibliotecas

Mostra Sem susto - o cinema pós-horror no CCSP e Circuito SPcine com o 28º Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo - Mostra Brasil nos CEUs.

SEM SUSTO, O CINEMA PÓS-HORROR
Centro Cultural São Paulo  - Spcine Lima Barreto

5 a 14 de setembro

O iluminado

Recentemente, um artigo no jornal The Guardian, do jornalista Steve Rose, condicionou um debate entre pesquisadores e críticos de cinema sobre o suposto surgimento de um sub-gênero. Definido por ser um movimento que busca fugir das convenções mais clássicas do Horror, o Pós-horror dominou o cenário independente do mundo inteiro nos últimos anos, com lançamentos frequentes e com sucesso de crítica, mas resistência à resposta do público. Definitivamente, são filmes que não procuram um terror explícito e sim discussões existencialistas e filosóficas deixando o “susto” em segundo plano. Uma coisa é certa, não tem como dizer que não são filmes do gênero de horror, pois seus elementos se encontram de maneira clara nas narrativas. Afinal são histórias de fantasmas, monstros que vivem em armários, bruxas, demônios e um mundo pós-apocalíptico recheado de mistérios.  Mas, mesmo quando há concordância na qualidade dos filmes, cinéfilos discutem sobre a necessidade de nomear mais um “movimento”, o que separa os filmes de horror? Com certeza a abordagem feita por esses novos diretores (todos citados nos artigos são estadunidenses) já estava sendo explorada no mundo inteiro com clássicos como O Iluminado e Inverno de Sangue em Veneza, muito antes dessa nova geração. Sem contar que cineastas brasileiros como Marco Dutra e Juliana Rojas já brincam com o sobrenatural em seus filmes desde o começo dos anos 2000.
 
A mostra vai apresentar a discussão ao público e explorar as influências do pós-horror, além de incluir filmes que não foram citados pelo artigo, mas que acreditamos fazer parte do movimento que revigora o terror nos cinemas da década de 2010. Haverá também um debate no dia 9 de setembro entre a professora, pesquisadora e jornalista Laura Loguercio Cánepa, responsável pela tese “Medo de quê: Uma história dos filmes de horror no cinema brasileiro” e a cineasta Gabriela Amaral Almeida, diretora, roteirista e dramaturga que acaba de lançar seu primeiro longa metragem, Animal Cordial, no circuito de festivais internacionais.  Os ingressos para as sessões de cada dia serão liberados a partir das 14h com o valor de R$2,00. Não indicado para menores de 16 anos


TERÇA, 5 de setembro

BABADOOK, de Jennifer Kent

Austrália, 2014, 94 min., digital
Com Essie Davis, Noah Wiseman, Daniel Henshall
Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado "The Babadok" reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.
Dia 5 de setembro às 15h30
 
TRABALHAR CANSA, de Marco Dutra e Juliana Rojas
Brasil, 2011, 99 min., 35mm
Com Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima
Helena é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Tudo vai bem até Otávio, seu marido, perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.
Dia 5 de setembro às 17h30

O SOM AO REDOR, de Kleber Mendonça Filho

Brasil, 2013, 131
min., DCP
Com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.
Dia 5 de setembro às 19h30
 
QUARTA, 6 de setembro
 
BOA NOITE, MAMÃE, de Veronika Franz e Severin Fiala

Ich seh, Ich seh, Áustria, 2016, 100
min., digital
Com Susanne Wuest, Lukas Schwarz, Elias Schwarz
Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe (Susanne Wuest) volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes.
Dia 6 de setembro às 16h

PRIMAVERA, de Justin Benson e Aaron Moorhead
Spring, Estados Unidos, 2014, 110
min., digital
Com  Lou Taylor Pucci, Nadia Hilker, Vanessa Bednar
Depois de perder a mãe após batalhar contra uma doença, Evan percebe que sua vida está sem direção, e resolve pegar todo o seu dinheiro e se aventurar pela Europa sem destino certo. Quando ele chega à Itália, ele conhece a jovem Louise, por quem se apaixona. Os dois iniciam um romance, mas um segredo de Louise pode destruir a história do casal.
Dia 6 de setembro às 18h

INVERNO DE SANGUE EM VENEZA, Nicolas Roeg
Don't Look Now, Itália/Reino Unido, 1973, 112
min., digital
Com Donald Sutherland, Julie Christie, Massimo Serato
Após a trágica morte acidental de sua filha, o casal Laura e John Baxter decide começar uma nova vida em Veneza, onde ele trabalhará na restauração de uma igreja. Lá os dois conhecem duas estranhas irmãs. Uma delas afirma ter contato com o espírito da criança falecida e avisa que o casal corre um sério risco em Veneza. John duvida, mas logo começa a ter misteriosas visões.
Dia 6 de setembro às 20h
 
QUINTA, 7 de setembro
 
SÍNDROMES E UM SÉCULO, de Apichatpong Weerasethakul

Sang sattawat, Tailândia, 2006, 105
min., digital
Com  Nantarat Sawaddikul, Jaruchai Iamaram, Sophon Pukanok
Dividido em duas partes, o filme conta como funciona a memória e o sentimento de felicidade desencadeado por algo aparentemente insignificante. A primeira parte tem como foco a vida de uma médica. Já a segunda, a de um médico.
Dia 7 de setembro às 15h30

PERSONAL SHOPPER, de Olivier Assayas

França, 2017, 110
min., DCP
Com Kristen Stewart, Lars Eidinger, Sigrid Bouaziz
Maureen é uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como "personal shopper" para uma celebridade local. Ela também tem uma capacidade especial para se comunicar com o mundo dos mortos. A moça dividia esse dom com seu irmão, recém-falecido, que parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos.
Dia 7 de setembro às 17h30

O ILUMINADO, Stanley Kubrick
The Shining, Estados Unidos, 1980, 146
min., DCP
Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
Durante o inverno, um homem é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
Dia 7 de setembro às 19h30
 
SEXTA, 8 de setembro
 
PERSONAL SHOPPER, de Olivier Assayas

França, 2017, 110
min., DCP
Com Kristen Stewart, Lars Eidinger, Sigrid Bouaziz
Maureen é uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como "personal shopper" para uma celebridade local. Ela também tem uma capacidade especial para se comunicar com o mundo dos mortos. A moça dividia esse dom com seu irmão, recém-falecido, que parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos.
Dia 8 de setembro às 16h

TRABALHAR CANSA, de Marco Dutra e Juliana Rojas
Brasil, 2011, 99
min., 35mm
Com Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima
Helena é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Tudo vai bem até Otávio, seu marido, perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.
Dia 8 de setembro às 18h

A BRUXA, de Robert Eggers

The Witch, Estados Unidos, 2016, 93
min., DCP
Com Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie
Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.
Dia 8 de setembro às 20h
 
SÁBADO (9 de setembro)
 
SESSÃO DE CURTAS
Dia 9 de setembro às 15h45
  • Um Ramo, de Juliana Rojas, Marco Dutra. 2007, 15 min. Com Gilda Nomacce, Helena Albergaria, Júlia Albergaria. Clarisse descobre uma pequena folha crescendo em seu braço direito.
  • O Lençol Branco, de Juliana Rojas, Marco Dutra. 2003, 17 min. Com Clarissa Kiste, Lilian Blanc, Sérgio de Oliveira. Em uma casa de subúrbio, uma mulher é obrigada a lidar com a presença da morte.
  • A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida. 2011, 19 min. Com Ant'nio Camargo, Luciana Paes. No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.
  • Os Mortos-Vivos, de Anita Rocha da Silveira. 2012, 19 min. Com João Pedro Zappa, Pedro Tambellini, Natalia Lebeis. Bia está off-line. As mensagens enviadas serão entregues quando Bia estiver on-line.

Debate com Laura Loguercio Cánepa e Gabriela Amaral Almeida

Dia 9 de setembro às 17h

AO CAIR DA NOITE, de Trey Edward Shults
It Comes At Night, Estados Unidos, 2016, 92
min., DCP
Com Joel Edgerton, Carmen Ejogo, Kelvin Harrison Jr.
Paul mora com sua esposa e o filho numa casa solitária e misteriosa, mas segura, até que chega uma família desesperada procurando refúgio. Aos poucos a paranóia e desconfiança vão aumentando e Paul vai fazer de tudo para proteger sua família contra algo que vem aterrorizando todos.
Dia 9 de setembro às 20h

DOMINGO, 10 de setembro
 
BOA NOITE, MAMÃE, de Veronika Franz e Severin Fiala

Ich seh, Ich seh, Áustria, 2016, 100
min., digital
Com Susanne Wuest, Lukas Schwarz, Elias Schwarz
Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe (Susanne Wuest) volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes.
Dia 10 de setembro às 15h45

MATE-ME POR FAVOR, de Anita Rocha da Silveira

Brasil, 2016, 104
min., DCP
Com Valentina Herszage, Dora Freind, Mariana Oliveira
Na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a rotina de Bia, uma jovem de quinze anos, e de João, seu irmão de 25 anos de idade, é alterada por uma série de assassinatos sombrios. Este caso acaba ilustrando alguns dos principais problemas enfrentados pela juventude atual.
Dia 10 de setembro às 17h30

O BEBÊ DE ROSEMARY, Roman Polanski

Rosemary's Baby, Estados Unidos, 1969, 136
min., digital
Com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon
Um jovem casal, Rosemarey e Guy Woodhouse, se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.
Dia 10 de setembro às 19h30
 
TERÇA, 12 de setembro
 
PRIMAVERA, de Justin Benson e Aaron Moorhead

Spring, Estados Unidos, 2014, 110
min., digital
Com  Lou Taylor Pucci, Nadia Hilker, Vanessa Bednar
Depois de perder a mãe após batalhar contra uma doença, Evan percebe que sua vida está sem direção, e resolve pegar todo o seu dinheiro e se aventurar pela Europa sem destino certo. Quando ele chega à Itália, ele conhece a jovem Louise, por quem se apaixona. Os dois iniciam um romance, mas um segredo de Louise pode destruir a história do casal.
Dia 12 de setembro às 16h15

A BRUXA, de Robert Eggers
The Witch, Estados Unidos, 2016, 93
min., DCP
Com Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie
Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.
Dia 12 de setembro às 18h10

PERSONAL SHOPPER, de Olivier Assayas
França, 2017, 110
min., DCP
Com Kristen Stewart, Lars Eidinger, Sigrid Bouaziz
Maureen é uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como "personal shopper" para uma celebridade local. Ela também tem uma capacidade especial para se comunicar com o mundo dos mortos. A moça dividia esse dom com seu irmão, recém-falecido, que parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos.
Dia 12 de setembro às 20h
 
QUARTA (13 de setembro)
 
SESSÃO DE CURTAS
Dia 13 de setembro às 16h
  • Um Ramo, de Juliana Rojas, Marco Dutra. 2007, 15 min. Com Gilda Nomacce, Helena Albergaria, Júlia Albergaria. Clarisse descobre uma pequena folha crescendo em seu braço direito.
  • O Lençol Branco, de Juliana Rojas, Marco Dutra. 2003, 17 min. Com Clarissa Kiste, Lilian Blanc, Sérgio de Oliveira. Em uma casa de subúrbio, uma mulher é obrigada a lidar com a presença da morte.
  • A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida. 2011, 19 min. Com Ant'nio Camargo, Luciana Paes No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.
  • Os Mortos-Vivos, de Anita Rocha da Silveira. 2012, 19 min. Com João Pedro Zappa, Pedro Tambellini, Natalia Lebeis. Bia está off-line. As mensagens enviadas serão entregues quando Bia estiver on-line.
MATE-ME POR FAVOR, de Anita Rocha da Silveira
Brasil, 2016, 104
min., DCP
Com Valentina Herszage, Dora Freind, Mariana Oliveira
Na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a rotina de Bia, uma jovem de quinze anos, e de João, seu irmão de 25 anos de idade, é alterada por uma série de assassinatos sombrios. Este caso acaba ilustrando alguns dos principais problemas enfrentados pela juventude atual.
Dia 13 de setembro às 17h30

AO CAIR DA NOITE, de Trey Edward Shults
It Comes At Night, Estados Unidos, 2016, 92
min., DCP
Com Joel Edgerton, Carmen Ejogo, Kelvin Harrison Jr.
Paul mora com sua esposa e o filho numa casa solitária e misteriosa, mas segura, até que chega uma família desesperada procurando refúgio. Aos poucos a paranóia e desconfiança vão aumentando e Paul vai fazer de tudo para proteger sua família contra algo que vem aterrorizando todos.
Dia 13 de setembro às 19h30
 
QUINTA, 14 de setembro
 
O SOM AO REDOR, de Kleber Mendonça Filho

Brasil, 2013, 131
min., DCP
Com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.
Dia 14 de setembro às 15h

BABADOOK, de Jennifer Kent
Austrália, 2014, 94
min., digital
Com Essie Davis, Noah Wiseman, Daniel Henshall
Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado "The Babadok" reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.
Dia 14 de setembro às 17h30

SÍNDROMES E UM SÉCULO, de Apichatpong Weerasethakul
Sang sattawat, Tailândia, 2006, 105
min., digital
Com  Nantarat Sawaddikul, Jaruchai Iamaram, Sophon Pukanok
Dividido em duas partes, o filme conta como funciona a memória e o sentimento de felicidade desencadeado por algo aparentemente insignificante. A primeira parte tem como foco a vida de uma médica. Já a segunda, a de um médico.
Dia 14 de setembro às 19h30


28ª FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
MOSTRA BRASIL - Dia 6 de setembro às 19h30
sessões especiais | circuito spcine de cinema
SPCINE SÃO RAFAEL, SPCINE TRÊS LAGOS, SPCINE CAMINHO DO MAR e SPCINE PERUS


Nada
27 min., Brasil/MG, ficção
Direção: Gabriel Martins
Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se aproxima e com ele, o ENEM. A escola e os pais de Bia estão pressionando para que ela decida em qual curso vai se inscrever. Bia não quer fazer nada.

Kunumi, o raio nativo
13 min., Brasil/SP, documentário
Direção: Mauro D Addio
Na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 um garoto abre uma faixa no centro do gramado pedindo a demarcação de terras indígenas. Werá ou MC Kunumi, filho da etnia Guarani, é um adolescente, escritor, compositor e cantor de rap da aldeia Krukutu, em São Paulo.

Brinquedo novo
7 min., Brasil/BA, animação
Direção: Rogerio Boechat
Em um dia chato, um bebê recebe de sua mãe um ursinho de pelúcia. Ao longo do tempo, ele se transforma em um objeto tedioso. Ele carrega o urso, triste, até que o destino o surpreende.

Filme-catástrofe
19 min., Brasil/SP, ficção
Direção: Gustavo Vinagre
Angélica precisa trocar sua fechadura.

Demônia – melodrama em 3 atos
17 min., Brasil/SP, ficção
Cainan Baladez;Fernanda Chicolet
Demônia é um ser endiabrado. Ou uma mulher má.