Logo - Cultura

Música nas bibliotecas

Em setembro nas bibliotecas de bairro: Badulaque, Banda Paralela, O Bando do Seu Pereira, Na cachola, Carimbó, Duo Siqueira Lima, Fera Neném, O legado de Mário de Andrade, Maurinho de Jesus, Passinho, e Voz e sanfona. Música imigrante: Acatum, EntreLatinos, Os Escolhidos, Latam Esquad, Lenna Bahule, Miguel Carbajal, Resostenido - Pop Folk e ritmos da América Latina. Sambateca: Conversa de Botequim, Casa Caiada, Carlinhos do Cavaco e Só Vendo para Crer.

Badulaque

Badulaque (Música Infantil)
Julia Pittier & Daniel Ayres. Badulaque é um duo de música infantil formado por Daniel Ayres e Julia Pittier. Apresentando um repertório autoral, os arranjos da dupla são compostos a partir da utilização de instrumentos não convencionais, percussão corporal, sapateado, violão elétrico, piano e efeitos eletroacústicos. As letras das músicas focam na criatividade, na curiosidade e na inteligência da criança.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 23 de setembro às 14h – Biblioteca Brito Broca
Dia 24 de setembro às 10h – Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 30 de setembro às 11h – Biblioteca Jayme Cortez

Banda Paralela

Banda Paralela
Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a Banda Paralela procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido. Uma dualidade que vira coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo. A irreverência e a versatilidade da atitude musical também são visíveis nos figurinos dos músicos, cujos trajes relembram os uniformes coloridos de velhas bandas com suas jaquetas militares de gala. O show da Paralela tem como principais características a descontração, o humor, o virtuosismo dos músicos e a interação com o público.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Helena Silveira
Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Malba Tahan
Dia 30 de setembro às 14h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 1º de outubro às 11h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Bando do Seu Pereira

O Bando do Seu Pereira nas Bibliotecas
Um acontecimento no forró: um grupo permacultural, com sonoridade única e que como si só, faz releituras de clássicos, revela preciosidades e traz músicas novas, inspiradas em toda essa experiência humana e musical de seus integrantes.
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 24 de setembro às 11h – Biblioteca Érico Veríssimo

Na cachola


Na cachola  

Com Marília Calderón e Walter Garcia nas Bibliotecas
O show-cênico Na cachola, com Marília Calderón e Walter Garcia, experimenta diálogos entre a música, o teatro e a literatura. As canções formam um painel da grande cidade e questionam o lirismo que pode haver no dia a dia das pessoas e das coisas.
Dia 2 de setembro às 14h – Biblioteca Paulo Duarte
Dia 3 de setembro às 11h – Biblioteca Clarice Lispector
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Pedro Nava

Carimbó

Carimbó nas Bibliotecas
Com Grupo Carimbolando
A apresentação do Grupo Carimbolando é uma grande brincadeira musical. O ritmo contagiante não deixa ninguém parado e as músicas falam de cenas, costumes, personagens e bichos  da região Norte. O grupo interpreta sucessos de Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo e outros autores consagrados, transformando em festa o espaço onde se apresenta.
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 24 de setembro às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Duo Siqueira Lima

Duo Siqueira Lima
Ganhador do Prêmio “Profissionais da Música 2015”, no Brasil, e do “Brazilian International Press Award 2014”, nos Estados Unidos, o Duo Siqueira Lima, formado pelos violonistas Cecília Siqueira e Fernando Lima, é reconhecido pelo virtuosismo técnico, perfeito entrosamento e por originais e inovadores arranjos para dois violões. Sucesso de público e de crítica, os violonistas combinam turnês no Brasil e nas principais capitais europeias, além de incursões pela Rússia e por países da América do Norte e África. São sempre bem recebidos nos principais centros musicais, teatros e salas de grande prestígio, como Lincoln Center (Nova Iorque), New World Center (Miami), Concertgebouw (Amsterdam) e Sala São Paulo (São Paulo).
Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Jovina Álvares Rocha

Fera Neném
A banda Fera Neném surge com um repertório autoral destinado ao público infantil (de zero a cem anos), com canções como “Rio de cocô”, “O voo do jacaré”, “Monstro banguela”, “Morfeu” e Bicho papão”. O Fera Neném é um quarteto de baby rock, quase punk, meio reggae, mais precisamente panqueca. Formada por Gustavo Cabelo (baixo e voz), Lia Biserra (voz), Pedro Gogom (bateria e voz) e Peri Pane (guitarra e voz), a banda tem influência de diversos gêneros musicais como os já citados rock’n’roll e reggae, além de baião, fado, pop e marchinhas de carnaval. O repertório é formado por canções inéditas compostas pelos próprios integrantes da banda.
Dia 17 de setembro às  14h – Biblioteca Brito Broca
Dia 30 de setembro às 14h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 1º de outubro às 10h – Biblioteca Castro Alves

Dani Lasalvia

O legado de Mário de Andrade
Com Dani Lasalvia
A cantora Dani Lasalvia interpreta, entre outras, algumas canções coletadas em 1937 pela Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade frente ao departamento de Cultura da Cidade de São Paulo que compõem o Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo – CCSP.
Dia 2 de setembro às 14h – Biblioteca Malba Tahan
Dia 3 de setembro às 11h – Biblioteca Belmonte
Dia 9 de setembro às 15h – Biblioteca Jayme Cortez
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Affonso Taunay
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 24 de setembro às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 30 de setembro às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 1º de outubro às 11h - Biblioteca Chácara do Castelo

Maurinho de Jesus
Compositor, cavaquinista e intérprete, Maurinho de Jesus é ganhador de Sambas Enredo das escolas de samba Unidos de Vila Maria, Unidos do Peruche, Imperial, ganhou o prêmio "Estandarte de ouro" do Jornal Diário de SP como melhor samba enredo de 2007 no grupo de acesso, Camisa 12 , Tradição Albertinense, entre outras além dos sambas que disputou em outras agremiações.
Dia 9 de setembro às 11h – Biblioteca Anne Frank
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Marcos Rey
Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Aureliano Leite
Dia 23 de setembro às 14h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 24 de setembro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 30 de setembro às 13h – Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 1º de outubro às 11h - Biblioteca Affonso Taunay

Voz e sanfona nas bibliotecas
Com Juliana Lima
Natural de Santo André,  Juliana possui cinco CDs e um DVD lançados. São  20 anos de carreira e mais de 350 composições. Em um show autoral, Juliana leva o melhor do forró paras as bibliotecas municipais em apresentações gratuitas.
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 23 de setembro às 11h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 23 de setembro às 14h – Biblioteca Roberto Santos
Dia 24 de setembro às 13h – Biblioteca Chácara Do Castelo
Dia 30 de setembro às 11h – Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 30 de setembro às 14h – Biblioteca Narbal Fontes
Dia 1º de outubro às 11h - Biblioteca Pedro Nava

MÚSICA IMIGRANTE
O Música Imigrante pretende através do coletivo Sarau dos Imigrantes circular artistas das mais diferentes esferas por todas as bibliotecas, mostrando que São Paulo abriga todas as culturas do mundo. O Sarau dos Imigrantes é um projeto de Web TV criado para divulgar o trabalho de músicos de diversos lugares do mundo que escolheram o Brasil para viver. As gravações acontecem às terças-feiras das 19h às 20h, no Espaço Parlapatões, com entrada gratuita. Nos meses de julho e agosto diversos músicos de diferentes regiões do mundo se apresentaram nas bibliotecas públicas municipais. No mês de setembro, as bibliotecas receberão as seguintes atrações:
  • Acatum
    Grupo de vozes e percussão que trabalha com música improvisada e regência feita por sinais. Dirigido pelo brasileiro Gui Augusto, o Acatum reúne artistas da Argentina, Chile, Uruguai, Equador e Brasil.
    Dia 30 de setembro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg
    Dia 1º de outubro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato
  • EntreLatinos
    Um projeto musical que tem como objetivo o resgate do canto popular latino-americano. Sua rota se propõe navegar do México à Patagônia, do folclore às novas gerações. Povos que se encontram e se tornam uma unidade na diversidade, cada qual com seus ritmos e seus sotaques.
    Dia 10 de setembro às 11h - Biblioteca Amadeu Amaral
  • Os Escolhidos
    Grupo vocal a capela formado por cantores do Congo e de Angola que apresenta diferentes gêneros musicais e estilos da região do Congo em diferentes idiomas como: lingala, kikongo, swahili, inglês, português e francês.
    Dia 3 de setembro às 11h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
  • Latam Esquad (Bolívia, Peru e Brasil)
    Coletivo formado por De La Paz, Egon MC, Sheko LM, Sujos Clan, Albert Rimas. Latam Esquad significa "Esquadrão latino-américa" e canta rap da melhor qualidade.
    Dia 2 de setembro às 14h – Biblioteca Jayme Cortez
  • Lenna Bahule
    Além de repertório autoral inspirado no interesse e pesquisa sobre a música vocal e regência alternativa, músicas folclóricas moçambicanas e africanas em geral, de uma forma bastante espontânea e performática formada pela música popular, ancestral e natural de vozes e percussão, onde o corpo também funciona como instrumento melódico, harmônico e rítmico.
    Dia 24 de setembro às 11h – Biblioteca Affonso Taunay
  • Miguel Carbajal
    Nascido no Peru, seu trabalho contempla uma continua e amplia pesquisa de material para saxofone solo, com ênfase na música folclórica e popular peruana, trabalhando com diversos compositores para manter uma linguagem musical elevada.
    Dia 16 de setembro às 14h – Biblioteca Jamil Almansur Haddad
    Dia 23 de setembro às 14h – Biblioteca Cora Coralina
  • Resostenido - Pop Folk e ritmos da América Latina
    Um projeto musical de Renata Espoz, cantautora chilena que mistura o pop folk com diferentes ritmos da América Latina num formato solista ou acompanhada de banda.
    Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Cassiano Ricardo

SAMBATECA
Em 1916, Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga) compunha o “primeiro samba brasileiro”. A música “Pelo telefone” viria a fazer grande sucesso no carnaval do ano seguinte, momento em que o ritmo musical alcançou grande popularidade entre os brasileiros. Passados cem anos da obra de Donga, o samba hoje é considerado um símbolo da tradição cultural brasileira e reconhecido como Patrimônio da Humanidade.
Para comemorar e homenagear o Samba e a sua história, o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo apresenta o projeto SAMBATECA, levando diversos grupos de samba para as bibliotecas públicas da cidade. As apresentações são gratuitas e sem restrições de público.
  • Conversa de Botequim - "10 anos em 100 anos de samba"
O grupo Conversa de Botequim existe a 10 anos e uma homenagem aos centenário do gê O projeto “Numa Conversa de Botequim” é uma continuação do trabalho de pesquisa e resgate do grupo. Durante o show são apresentadas canções pouco conhecidas de Geraldo Pereira, Mauro Duarte, Eduardo Gudin, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Moacyr Luz, mesclando com clássicos de Adoniran Barbosa, João Nogueira e Martinho da Vila.
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Paulo Setúbal (CC Vila Formosa)
Dia 16 de setembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes (CC Penha)
  • Casa Caiada - "devagar também é pressa"

Casa Caiada: Devagar também é Pressa

“Devagar também é Pressa”, é o título do CD gravado pelo grupo em 2015.
Além das composições do disco e os clássicos do samba que levantam o público, o show também conta com o momento das marchinhas, no qual são tocadas as que mais fizeram sucesso nas redes sociais deste ano e também um encerramento com uma batucada típica das escolas de samba.
Dia 2 de setembro às 10h30 - Biblioteca Brito Broca
Dia 2 de setembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 9 de setembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 16 de setembro às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 16 de setembro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 23 setembro às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 23 setembro às 14h – Biblioteca Clarice Lispector

  • Carlinhos do Cavaco
Carlinhos atua a mais de três décadas representando esse gênero musical tão marcante de nossa cultura popular. Compositor inspirado, Carlinhos vem aprimorando sua arte ao longo do tempo. Natural do bairro de Vila Maria, zona norte de São Paulo, começou como compositor em festivais de músicas e mais tarde a se apresentar nas casas noturnas da paulicéia, onde ganhou muita experiência ao interpretar e ser influenciado por grandes artistas e compositores do gênero.Como compositor suas músicas trazem de volta características do chamado samba autêntico. São letras que falam de amor, cotidiano e a paixão pelo ritmo.
Dia 9 de setembro às 11h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 16 de setembro às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 23 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 24 de setembro às 11h – Biblioteca Mário Schenberg
Dia 30 de setembro às 11h – Biblioteca Helena Silveira
Dia 1º de outubro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
  • Samba do Cafofo

Samba do Cafofo

Quinzenalmente, a comunidade do Samba do Cafofo, conduz o público a participar de uma viagem musical ao universo do Samba.  A idéia do projeto é difundir e resgatar a autenticidade dos compositores da comunidade local, porém novos compositores também estão convidados a participar do projeto.  A cada edição, um convidado especial.  O público tem a chance ainda de esbarrar com o Madureira, violinista do grupo fundo de Quintal, ou às vezes com o mestre Osvaldinho da Cuíca, entre outras personalidades do mundo do samba.
Dia 2 de setembro às 11h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 3 de setembro às 11h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 9 de setembro às 11h – Biblioteca Mário Schenberg
Dia 10 de setembro às 11h – Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 16 de setembro às 11h – Biblioteca Milton Santos
Dia 17 de setembro às 11h – Biblioteca Jayme Cortez
Dia 23 de setembro às 11h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 24 de setembro às 11h – Biblioteca Marcos Rey
Dia 30 de setembro às 11h – Biblioteca Camila Cerqueira César
  • Só Vendo para Crer
Grupo de Samba formado por seis integrantes com deficiência visual. No dia 03 de Dezembro - Dia Internacional da pessoa com deficiência, os seis amigos, com carreira musical independente, foram convidados para uma apresentação num Bar na região central de São Paulo.
Tamanha foi a aceitação do público, que nesta data os amigos Alex, Rodrigo, Luís Carlos, Mariano, Romildo e Júlio decidiram unir-se para a formação do grupo de samba: Grupo Só Vendo para Crer.
Dia 9 de setembro às 14h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 10 de setembro às 10h30 – Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 16 de setembro às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 17 de setembro às 13h – Bibliotecas Chácara do Castelo
Dia 23 de setembro às 11h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 24 de setembro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 30 de setembro às 14h – Biblioteca José Paulo Paes (CC Penha)
Dia 1º de outubro às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt